Férias no Museu – Espaço do Conhecimento UFMG

Divulgação

A extraordinária imaginação da infância e a empolgação dos dias de férias escolares se entrelaçam em um extenso cronograma de atrações preparado pelo Espaço do Conhecimento UFMG. 

De 09 a 28 de julho, o já tradicional projeto “Férias No Museu” será composto por oficinas gratuitas de terça a domingo, sempre no período vespertino. 

Além das atrações habituais, que fazem sucesso entre o público, a programação deste ano apresenta atividades inéditas que prometem estimular ainda mais a criatividade e a curiosidade dos participantes. 

Durante as Férias No Museu, o foco está em proporcionar experiências diversas que estimulam tanto o corpo quanto a mente. Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência pela UFMG e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento, destaca a variedade de atividades acessíveis para todos os públicos. “Essa edição traz atividades, como ‘Libras para Crianças’, e experiências, como ‘Plantando no Espaço’ e ‘Brincando de escavar’, que exploram desde a vida no espaço até a arqueologia e nossa história local”, explica Jonathan. 

Além disso, complementa: “A ‘Oficina de colagem: Espaço de memórias’ proporciona uma oportunidade única para os participantes explorarem criativamente suas memórias através de colagens personalizadas”. 

Essas atividades fazem parte de uma programação diversificada que inclui acessibilidade, histórias afro-brasileiras e muito mais, integrando-se também ao Festival de Inverno da UFMG com a exposição ‘MetropoliTRAMAS’, que discute a formação e interação entre as regiões metropolitanas e seus ambientes naturais e construídos. 

Temáticas variadas do mundo da astronomia também serão trabalhadas, ao longo das férias, por meio de diferentes oficinas lúdicas. Nathalia Fonseca, doutora em Física pela UFMG, assessora de Astronomia do museu e uma das responsáveis por desenvolver o planejamento da programação, enfatiza que o propósito principal dessas atividades é “disseminar o conhecimento científico e astronômico de maneira divertida e interativa, visando estimular o interesse do público por esses temas”. 

Os apaixonados pelo universo e pelas estrelas também poderão aproveitar diversas sessões diárias de Planetário (única atividade paga do museu, de terça a sexta-feira às 11h, 13h, 14h e 16h, aos sábados às 11h, 13h, 14h, 16h, 18h, 19h e 20h, e aos domingos às 13h, 14h e 16h.

 Já aos finais de semana, o público terá acesso gratuito ao Terraço Astronômico para observar os astros noturnos e o Sol. 

Observação Noturna: 06, 13, 20 e 27 (sábados), das 19h às 20h45. Retirada online de 105 senhas a partir das 17h30 

Observação Solar: 07, 14, 21 e 28 (domingos), de 11h às 12h30. 

Retirada online de 90 senhas a partir das 10h 

A programação completa está disponível no site do Espaço do Conhecimento. 

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h.

Localização:

Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 

 

*Por Laura Fialho, estagiária sob supervisão de Ícaro Ambrósio.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados