A iniciativa visa chamar a atenção do público para o consumo das bebidas produzidas na cidade e que já são parte importante do carnaval belo-horizontino.
Em uma união inédita, 14 marcas de drinks prontos de Belo Horizonte se juntam para uma ação em defesa do consumo das bebidas locais neste carnaval. Motivadas pelo clima de desinformação a respeito do que pode ou não ser vendido pelos ambulantes durante a folia, as empresas lançam o manifesto “Neste Carnaval, eu bebo local” como grito de reconhecimento e espaço. A proposta é reforçar que a vocação belo-horizontina para as bebidas prontas é mais um fruto do nosso carnaval e que as latinhas podem e já estão, sim, participando da festa e presentes nos bloquinhos de rua. Assinam o texto as marcas: 20’s, Benerick’s, Boozen, Carimbó, Drink Pronto, Equilibrista, Hazel, Lassaleti, Manza, Ouro 1, Stone Light, Vanfall, White Rabbit e Xá de Cana.
“Não existe em nenhum outro canto do país um movimento de drinks prontos como aqui. Em algumas praças de outros estados, inclusive, lutamos contra um preconceito com a categoria por conta da baixa qualidade do que existia no mercado antes. Em Belo Horizonte, assim como o carnaval, as bebidas se desenvolveram com diversidade e extrema qualidade. E foram logo abraçadas pelo público, porque são feitas por gente que vive a cidade, e faz, junto, o carnaval”, comenta o diretor da Equilibrista, Guilherme Drager. Uma das pioneiras no segmento, a empresa completa 10 anos em 2025, e desde o princípio apoia iniciativas carnavalescas.
Junto com a fama do carnaval de BH também cresce o interesse pelas bebidas produzidas na cidade, e muitos turistas chegam querendo experimentar novidades e até levar packs de suas favoritas para casa. “A nossa vontade de promover uma maior união do setor é antiga, justamente para que possamos trabalhar em conjunto para fortalecer-nos todos. Mesmo que a gente possa disputar espaço nos isopores e distribuidores, o sentimento geral é de união, porque está na nossa cultura. BH é livre, democrática, alegre, diversa. Essa é a cara do carnaval e também dos drinks prontos. E cada folião escolhe o seu favorito pra curtir a festa”, aponta o diretor da Stone Light, Ramon Santos.
Fruto desse movimento também é a Envasarte, o primeiro hub de produção de bebidas RTDs (Ready-to-Drink / prontas para beber) do país. Localizada no Jardim Canadá, na região metropolitana de BH, a fábrica é uma parceria das marcas Equilibrista, Stone Light e White Rabbit, e é responsável por consultorias, produção e envase de diversas marcas de drinks prontos que não possuem planta própria. Com uma cadeia produtiva robusta e tecnológica, as sócias puderam combinar e otimizar suas expertises para criar produtos de alto padrão e atender à demanda crescente do mercado.
Com o manifesto “Neste Carnaval, eu bebo local”, a expectativa é solidificar ainda mais os laços entre as marcas participantes, e também com os consumidores da cidade e de fora. Que se sintam parte de um mesmo movimento, todos, juntos, responsáveis pelo crescimento e força do carnaval de Belo Horizonte.
Manifesto – Neste Carnaval, eu bebo local
Eu estava lá pegando Praia nas fontes da Estação, com minha canga estendida no cimento. E estava lá na Guaicurus, vendo o sol nascer e aprendendo que eu sou pra brilhar.
Eu estava lá, bem Ozada, lavando as escadas pela primeira vez, e quando era o Síndico quem tomava conta da Praça da Liberdade.
Eu estava lá atravessando o viaduto em cortejo com a Corte. Pintado de azul no domingo, libertinando no Santê, explorando com o Tico Tico, dando nome de praça com o meu forró e beijando muito, porque eu também sou pagodeiro.
Já pulei catraca, já peguei metrô ralando o Tchan, virei caranguejo no Barro Preto e desci ladeira mamando na vaca.
Hablei mucho com as lhamas e, num Swing Safado, subi morro e desci asfalto com o Seu Vizinho.
Eu falei faraó, cheguei de Bicicletinha com um Abalocaxi na cabeça e as Havaianas Usadas nos pés.
Cantei “É o Amô” para as garotas solteiras, curtindo a Roda de Timbau da Juventude Bronzeada.
O meu Truck é do Desejo, minha Fofoca é de Carimbó, minha Flor é Bruta, minha Lua é de Cristal e o coração… ah, o coração é belo-horizontino.
Uma cidade de carnaval feito pela gente. E cuja maior riqueza é justamente a gente.
Aqui, sejam dez, mil ou um milhão, o bloquinho é entre amigos. Dividimos um sorriso, um abraço e um gole gelado da minha latinha favorita, seja ela qual for. Não tem espaço para exclusão, para preconceito, para monopólio. Nossa essência é livre, alegre e democrática. Quem faz a folia é todo mundo.
E é por isso que, neste carnaval, eu bebo local. Porque é de quem vive a festa comigo, e luta a festa comigo. Porque é diverso, porque é amigo e porque é bom demais da conta.
Perfil do Instagram das marcas que assinam o “Manifesto Neste Carnaval, eu bebo local”:
@20sdrinks / @benericks.co / @boozenoficial / @carimbo.acai / @drinkepronto / @dapraequilibrar / @hazeldestilaria / @lassaleti.destilaria / @manza.bebidas / @Cachacaouro1 / @stonelightdrinks / @vanfalldestilaria / @thewhiterabbit_gin / @xadecana
Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1Oj9ZxgOdKL8br7jcf-GHYRJAZEBZGRSR?usp=sharing
#bebalocal #bebacommoderação