Neste domingo (16/6), Circovolante inicia comemorações de 25 anos de história com a primeira edição do “Encontros no Jardim”

Circovolante – foto Marcelo Nicollato

Evento é o início de uma série de ações em comemoração ao projeto

que perpetua a arte circense

 

O grupo Circovolante celebra, no próximo mês de janeiro, 25 anos de história dedicada à difusão da arte circense. As comemorações já se iniciam, 16 de junho, com a primeira edição do Encontros no Jardim, que acontece em Mariana (MG). O evento ocupa a Praça Gomes Freire, também conhecida como Jardim, com atrações gratuitas para todas as idades.

 

Além do Encontros no Jardim, o Circovolante ainda promove outras ações em comemoração ao marco. Com datas a serem divulgadas, realiza a circulação do espetáculo “Bestetú” em cidades mineiras e escolas municipais, apresentações e oficinas na Circovolante – Casa do Palhaço e o projeto Circo é Escola, que passa por diversas escolas de distritos de Mariana (MG).

 

Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do projeto, comenta sobre a programação: “Mariana é a nossa casa há quase 30 anos. Todas as atividades pensadas por nós incluem essa comunidade que tão generosamente nos acolheu desde que viemos pra cá. Essa série de ações é uma continuidade do trabalho que desenvolvemos desde então, de levar alegria, reflexão, educação e entretenimento para a população local e turistas”.

 

O projeto parte do princípio de que a arte do circo e da palhaçaria são para todas as idades, abraçando a criança que todos têm dentro de si. O Encontros no Jardim conta com a exposição “Palhaços”, de Naty Torres; a Rádio Carroça, com o DJ Palhaço Furreca; show de variedades reunindo artistas locais de diferentes linguagens, além de maquiagem de palhaço para quem quiser entrar na brincadeira.

 

O Encontros no Jardim é uma realização do Circovolante e Circo Paratodos, com apoio da Fundação Renova, através do Edital Doce Parceria – Prefeitura de Mariana (MG).

 

SOBRE O CIRCOVOLANTE

 

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova com o Circovolante há quase 25 anos. O grupo é responsável por realizar um dos festivais de palhaçaria mais tradicionais do Brasil. O “Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços” já reuniu artistas nacionais e internacionais em 12 edições marcantes. Junto ao patrimônio histórico de distritos e bairros de Mariana, envolveu turistas e a população local em mais de 800 apresentações gratuitas.

 

Fruto da parceria entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo tem o propósito de perpetuar essa arte milenar de forma ampla e descentralizada. Sua sede, localizada em Passagem de Mariana, o espaço Circovolante é destinado à criação de espetáculos, fomento e difusão das artes circenses, apresentações artísticas e eventos culturais.

 

A trupe leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Entre eles: “Xinxin e Juaneto Circo Show”, “Samba no Pé de Moleque”, “Sem Refresco” e “Clavestrovas & Rock and Roll”.

 

Em 2021, o Circovolante lançou seu primeiro álbum musical. “O Circo de Cada Um” é um projeto que objetiva revelar aos olhos e ouvidos do público um pouco da cultura musical circense que circulava pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados do século XIX e XX.

 

SERVIÇO

Circovolante – Encontros no Jardim

Data: 16 de junho

Horário: 15h às 19h

Local: Praça Gomes Freire

Passagem de Mariana, Mariana (MG)

 

Programação

15h – Exposição “Palhaços”, de Naty Torres

15h – Maquiagem para criançada

16h – Rádio Carroça – com Palhaço Furreca

17h30 – Show de Variedades com Circovolante, Palhaça Jojoba, Quinteto Volante e AmarElo Estúdio de Dança

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados