Formemus abre inscrições para o “Pitching Musical”, uma das principais vitrines de talentos da nova música autoral brasileira

O objetivo é promover a diversidade e a inovação na música nacional

O festival e plataforma Formemus está com inscrições abertas para artistas individuais, bandas e grupos de músicos brasileiros que desejam participar do “Pitching Musical” durante o evento, que acontecerá  entre os dias 7 a 10 de agosto, em Vitória, no Espírito Santo. Esta iniciativa oferece aos selecionados a oportunidade de realizar apresentações fechadas de até 10 minutos, diante de uma audiência exclusiva composta por contratantes, programadores, curadores e outros players importantes do mercado musical brasileiro.

O Formemus, reconhecido como uma das principais vitrines de talentos da nova música autoral brasileira, busca destacar a diversidade e a qualidade artística dos participantes. As inscrições estão abertas até o dia 05 de julho de 2024, sendo realizadas de forma gratuita e online através do site oficial do evento. Os candidatos interessados devem enviar três links de músicas, no mínimo dois vídeos de apresentações ao vivo, três fotos de divulgação em alta resolução, além de um release e portfólio que destacam sua trajetória e trabalhos musicais autorais.

A seleção dos participantes será realizada por uma curadoria especializada, levando em consideração a originalidade, qualidade musical, interpretação e organização do material enviado. Serão escolhidas até oito apresentações de estilo e formato variados, incluindo grupos instrumentais que estejam ativos há pelo menos 12 meses, comprovados por meio de presença em redes sociais, portfólio, clipping de imprensa e shows públicos.

“O Pitching Musical é uma oportunidade única para artistas brasileiros mostrarem seu talento e potencial para os principais agentes do mercado musical”, destaca Daniel Morelo, sócio da MM Projetos Culturais ao lado de Simone Marçal. “Estamos buscando diversidade e qualidade artística, valorizando tanto grupos consolidados quanto novos talentos emergentes.”

As apresentações selecionadas ocorrerão no dia 07 de agosto de 2024, a partir das 13h, dentro da programação oficial do Formemus 2024. Os participantes deverão seguir um rider técnico específico do evento, que inclui equipamentos de som e backline, garantindo uma experiência sonora de alta qualidade para os presentes.

O resultado da seleção será divulgado pelo site oficial do Formemus (www.formemus.com.br) e pelas redes sociais do projeto (@formemus), mantendo os candidatos informados sobre cada etapa do processo.

Em sua sexta edição, o Formemus é um evento gratuito de mercado da música, que une conferência e festival, produzido pela MM Projetos Culturais. Anualmente reúne músicos, produtores, técnicos, jornalistas, programadores, curadores, professores, estudantes, radialistas, membros da indústria e empresários da música com o objetivo de discutir temas relevantes para a compreensão do mercado, da indústria e as constantes transformações no cenário musical do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. O evento é patrocinado pela EDP e ES Gás através da Licc – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e pelo Banco do Nordeste através da Lei Rouanet, com parceria da Secretaria de Cultura da UFES e realização da MM Projetos Culturais, Secretaria da Cultura do Espírito Santo e Governo Federal. A Direção de Produção é da Saurá Projetos Culturais e Instituto Parceiros do Bem.

Sobre a MM Projetos Culturais: A MM Projetos Culturais iniciou suas atividades em 2018 com o objetivo de ser um vetor de transformação social através da realização de projetos culturais. Nossa missão é realizar ações culturais que promovam a dignidade e a valorização dos artistas e produtores culturais, que fomente a formação de público e que estimule a organização e a formalização do mercado cultural e criativo regional como um todo. Acreditamos que projetos culturais realizados com criatividade, qualidade técnica e uma percepção real de todos os públicos atendidos e serviços a serem prestados geram uma real transformação positiva em nossa sociedade. Mais que Cultura, Transformação Social Cidadã!

Atualmente a MM Projetos Culturais possui 4 grandes vetores de transformação cultural. O Formemus (5 edições), o Marien Calixte Jazz Music Festival (4 edições), o Musin – Festival Música na Infância (3 edições) e o Prêmio da Música Capixaba (2 edições). Além disso, realizam a gestão do Coral ArcelorMittal que tem 38 anos de existência e da Festa da Palavra, evento literário da poeta e atriz Elisa Lucinda. A MM Projetos Culturais presta serviço de análise de projetos e curadoria para editais e leis de incentivos para instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Simone Marçal é especialista em gestão cultural, editais de cultura e é consultora em projetos, atuando no mercado cultural há mais de 20 anos, sendo 13 deles no 3o setor. Já Daniel Morelo é compositor, produtor cultural, radialista e diretor de criação, formado em filosofia e publicidade, com 20 anos de experiência no mercado cultural, atualmente Morelo é conselheiro estadual de cultura na cadeira da música.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Novo mall em Santa Catarina deve gerar 300 vagas de empregos e R$ 4 milhões mensais em negócios

Com mais de 86 mil habitantes e ampla variedade comercial, o bairro São Vicente, da cidade catarinense Itajaí, ganhará seu primeiro mall até o início do próximo ano. Em uma estrutura de 5,5 mil m² e com mais de 40 salas comerciais, o novo "centro" do município mais rico do estado e que está no "top 5" em valorização imobiliária, terá nova onda de desenvolvimento com a inauguração do Passeio São Vicente.