Empreendedora mineira cria mapeamento de habilidades para promover a inclusão nas empresas

Emanuelle Fernandes, de Nova Lima, foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Ciência e Tecnologia

 

Às vezes, um encontro inesperado é capaz de transformar toda uma trajetória de vida. Foi o que aconteceu com Emanuelle Fernandes, de Nova Lima, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 na categoria “Ciência e Tecnologia”. Ao todo, 14 finalistas participaram da cerimônia de premiação, que aconteceu na última sexta-feira (18/10), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

Em 2014, após conhecer ‘Lola’, uma colega de trabalho com habilidades admiráveis, surgiu um novo propósito de vida. Na época, recrutadora em uma multinacional há mais de 15 anos, percebeu que, muitas vezes, a amiga, recém-contratada, era rotulada pelo diagnóstico: pessoa com síndrome de down e todo o seu potencial era ignorado. “Nas seleções não existiam testes para identificar habilidades destes profissionais. Procurei por esta ferramenta até fora do país, mas não encontrei. Empreender não estava nos planos, mas mergulhei na neurociência, e entendi que não poderia deixar esse gargalo no mercado.”, ressalta.

Foi então que surgiu a “diverSCInnova”, uma empresa pioneira em soluções acessíveis para seleção e desenvolvimento de pessoas. “Criei o primeiro mapeamento de habilidades cognitivas, baseado em acessibilidade universal, ou seja, para pessoas sem e com deficiência. A proposta é direcionar candidatos às melhores oportunidades, e ajudar empresas a promoverem um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. Hoje, sou registrada no Conselho Nacional de Ética em Pesquisas (Conep) como pesquisadora em avaliações de inteligência humana”, explica.

A empreendedora conta que há vários testes no mercado, mas nenhum é acessível para pessoas com deficiência. Em uma vaga de emprego, por exemplo, os testes cognitivos são realizados para avaliar as habilidades de lógica, atenção, percepção, memória, e os componentes podem limitar esse grupo de pessoas. No AIA – Avaliação de Inteligência Acessível – são avaliadas as mesmas habilidades por meio da visão e da audição. Com testes gamificados, as habilidades são mapeadas, e o resultado pode apresentar a via sensorial com melhor desempenho de cada candidato.

O grande desafio do projeto foi buscar uma tecnologia capaz de desenvolver o produto para o mercado. “Em 2021, ele foi aplicado em um ‘grupo controle’ formado por pessoas com deficiência, e foi validado. Mais de 200 empresas demostraram interesse. Estamos bem empolgados para lançar a versão final no mês que vem. O prêmio não poderia ter vindo em melhor hora, pois nos dá confiança, validação e visibilidade para o projeto”, celebra.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Na cerimônia de premiação, o diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destacou a importância de reconhecer o trabalho e o protagonismo feminino à frente dos negócios. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vai muito além do reconhecimento individual. Ele celebra um movimento de transformação, de mulheres que estão cada vez mais à frente, inovando, criando soluções, gerando impactos e, sobretudo, inspirando outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. Por meio dessa iniciativa, e do programa Sebrae Delas, o Sebrae reafirma o seu compromisso em apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino, uma força essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, ressaltou.

As candidatas vencedoras em cada categoria vão representar Minas Gerais na etapa regional do prêmio, concorrendo com outras empreendedoras da região Sudeste. Na sequência, as vencedoras da etapa regional irão concorrer à etapa nacional do Prêmio, que será realizada no evento Delas Summit 2024, em Florianópolis, em novembro.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) é uma iniciativa do Sebrae, criada em 2004, que visa valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. O prêmio é voltado para mulheres que transformam suas realidades por meio de seus negócios, reconhecendo não apenas o sucesso empresarial, mas também o impacto social e econômico que geram em suas comunidades.

Conheça o projeto inovador de Emanuelle Fernandes. Acesse o Instagram: @diverscinnova

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados