No aniversário de 40 anos da comida por quilo em território nacional, o restaurante Framboá foi escolhido como vencedor da oitava edição do concurso
São Paulo, 22 de novembro de 2024 – Chega ao fim a oitava edição do concurso O Quilo é Nosso, evento patrocinado pela Pluxee, que elege o melhor restaurante por quilo do Brasil. A última etapa do evento foi realizada no dia 22 de novembro e consagrou o restaurante Framboá, de João Pessoa (PB) como o grande vencedor dessa edição comemorativa que celebra os 40 anos da modalidade por quilo no país. O prato apresentado pelo restaurante comandado pelo chef José Tavares, foi o Menina Brejeira, uma opção repleta de regionalidade e características que destacaram a culinária e a cultura local aos jurados e ao público.
O concurso “O Quilo é Nosso”, é constituído por tês etapas até a escolha do vencedor, a primeira delas consiste em uma avaliação por voto popular levando cinco critérios em conta, que são: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do bufê e receita participante do concurso. Somado ao voto popular, um juri técnico local, elege os melhores restaurantes de cada cidade/região participante. Já na segunda etapa do concurso, o juri local avalia os pratos que foram escolhidos na primeira fase e decidem os melhores de cada estado participante. Enquanto isso, na terceira e última etapa, um juri técnico nacional avalia novamente os pratos e elege o melhor como campeão do concurso.
“Estamos muito orgulhosos em patrocinar mais uma edição do concurso ‘O Quilo é Nosso’, evento, que celebra e reconhece a rica culinária nacional e que tem um significado especial para nós e para todos os restaurantes por quilo do país. A oitava edição do concurso é particularmente significativa, pois destaca a resiliência e a criatividade dos restaurantes à quilo em todo o Brasil durante os últimos 40 anos. Estamos ansiosos para ver como eles continuarão a surpreender e encantar seus clientes no futuro”, afirma o Diretor Executivo de Estabelecimentos da Pluxee, Antonio Alberto Aguiar.
Ao longo dos anos, o concurso já premiou diversos estabelecimentos pelo Brasil, com pratos oriundos do Amazonas, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Nesta edição, o concurso movimentou mais de 160 restaurantes em 16 estados de todo o Brasil. O evento abriu espaço para a criatividade e inovação dos estabelecimentos participantes, promovendo também a fidelização de clientes, que tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar os melhores pratos oferecidos pelos restaurantes à quilo de suas cidades e de locais distantes.
“Também acreditamos que este concurso é uma forma efetiva de incentivarmos o empreendedorismo no setor alimentício. Ao reconhecer e premiar a inovação e a excelência na culinária brasileira, estamos dando ainda mais impulso para que esses estabelecimentos continuem a inovar e aprimorar seus serviços”, completou o executivo.
“O concurso O Quilo é Nosso, além de valorizar esse estilo tão brasileiro de servir, é uma celebração do melhor da nossa gastronomia. A diversidade, a versatilidade e a originalidade de nossos chefs são exploradas e reveladas, apontando tendências para o segmento. A edição deste ano consolida ainda mais o concurso no calendário de grandes eventos gastronômicos do país”, afirma Rosane Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Abrasel.
Conheça a receita do prato vencedor da edição 2024 do concurso O Quilo é Nosso:
Ingredientes:
4 bananas comprida médias (aprox. 500g)
80 g de castanha de caju
500 g de carne de sol
250 g de cebola roxa cortada à juliene
4 dentes de alho ralado
15 ml de óleo (1 colher de sopa)
120 ml de manteiga terra
250 ml de leite integral
200 g de creme de leite
90 g de queijo parmesão ralado
80 g de queijo de manteiga ralado
80 g de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
- Preparo da carne
Em uma panela de pressão, refogue 100 g de cebola e 2 dentes de alho ralado em 15 ml de óleo. Em seguida, coloque a carne e cubra com água, feche a panela e deixe cozinhar em fogo alto por 40 minutos após o início da pressão. Após o cozimento escorra a água, desfie a carne e reserve.
Refogue o restante da cebola e do alho em 60 ml de manteiga da terra até ficar transparente. Em seguida, adicione a carne desfiada e tempere com pimenta à gosto. - Preparo do nhoque
Corte as pontas das bananas e coloque-as para cozinhar em água fervente por 20 minutos. Após cozidas devem ser assadas por 10 minutos na air fryer ou em forno pré-aquecido à 200°C. Retire a casca das bananas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Machuque-as com o garfo e deixe esfriar por 10 minutos na geladeira.
Enfarinhe a mesa e as mãos para enrolar os nhoques. Pegue uma porção da banana amassada, faça um rolinho com as mãos e conclua na mesa enfarinhada. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm, repita até utilizar todas as bananas. Asse os nhoques em frigideira antiaderente e reserve. - Preparo da fonduta de parmesão
Ferva o leite junto ao creme de leite e leve ao liquidificador com os queijos. Bata até obter uma mistura homogênea. - Preparo das castanhas
Quebre as castanhas em 2 ou 4 partes e asse com o restante da manteiga, reserve. - Montagem do prato
Para iniciar a montagem, todos os preparos reservados devem ser aquecidos.
Para iniciar a montagem, todos os preparos reservados devem ser aquecidos.
Observação: para aquecer os nhoques use parte da manteiga que foi utilizada para fritar as castanhas.
Inicie colocando a fonduta de parmesão no fundo do prato; distribua os nhoques por cima, que devem ser cobertos pela carne de sol desfiada e por último, acrescente as castanhas com a manteiga.
Sobre a Pluxee
A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas.
A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar o engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida em aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.
Para mais informações, acesse: www.pluxee.com.br