Eficiência e agilidade são as palavras-chave na adaptação ao novo cenário em marketing mobile no Brasil

O MAMA 2023, evento da AppsFlyer em que se discute as tendências e mudanças do segmento, abordou os tempos de recessão econômica e incertezas, trazendo estratégias e dicas ao profissional da área
Foto: Aguinaldo P./Ofício da Imagem Renata Altemari, diretora Executiva da AppsFlyer no Brasil

O segmento de marketing mobile passa por um período de grandes mudanças, trazendo novos desafios aos profissionais da área, que devem se adaptar a um cenário de budgets mais restritos, novo comportamento do consumidor e ainda mais restrições nas regulamentações de privacidade de dados. Qual será a melhor abordagem daqui pra frente? Como alocar os recursos de forma assertiva?

Pensando nisso, a AppsFlyer – líder no Brasil e globalmente em mensuração e análise de dados para aplicativos, com mais de 60% do market share – organizou o MAMA São Paulo 2023, que acontece no Brasil desde 2018, trazendo as principais tendências, estratégias e inovações em marketing para aplicativos, contando com a parceria de players importantes para o mercado.

No evento deste ano, o que ficou claro para todos é que, independentemente das incertezas que envolvem esses novos tempos, há táticas e estratégias que podem ajudar na melhor atuação do profissional, que terá de se manter bem informado e contar com a agilidade para que tenha resultados positivos em suas campanhas.

Para se ter uma ideia, de forma geral, o investimento em mídia para instalação de aplicativos caiu 70% no Android e 85% no IOS no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, no mesmo período, identificou-se uma queda de 23% no download de apps. Esses números foram apresentados durante a palestra sobre o cenário do marketing no país, ministrada por Renata Altemari, Managing Director Brasil na AppsFlyer.

De acordo com a executiva, apesar disso, o cenário econômico no país tem trazido mais otimismo, ainda cauteloso. “Entre os temas-chave deste ano e os desafios que precisam ser superados, estão a gestão do orçamento para se adquirir novos usuários, o aumento da receita dos usuários existentes e a importância da adaptação ao dinamismo do mercado”, explica.
Os números já são positivos nesse sentido: segundo levantamento da empresa, as compras em apps de e-commerce cresceram 16% no Android e 19% no IOS no 1º semestre de 2023.

Já para aquisição de novos usuários, é preciso adaptar-se ao dinamismo do mercado trazendo um foco maior para qualidade e, consequentemente, rentabilidade. Ainda de acordo com a Appsflyer, 86% de seus clientes dizem que aquisição de usuários é o principal foco para 2023.

“A palavra do ano é eficiência, com as empresas focadas em leads qualificados, tráfego orgânico e vendas”, diz.

Tudo isso considerando o aumento das restrições no que diz respeito à privacidade, cada vez mais as empresas terão menos acesso ao dado a nível de usuário, dificultando a mensuração e tomada de decisão. Além do aumento das fraudes no Brasil: foram 178% de aumento nas fraudes no Android e 48% no IOS nesse período.

Preparação será essencial diante das novas regras de privacidade

O ecossistema digital e o mobile, em especial, evoluem em um ritmo muito acelerado, assim como a própria tecnologia e, com ela, as regras de privacidade introduzidas no mercado. No caso do iOS, desde a implementação da ATT em 2021 e o lançamento da última versão da SK AdNetwork 4.0 em outubro de 2022, vimos os grandes avanços em direção à privacidade do usuário que, consequentemente, trouxeram uma redução na transparência de dados disponibilizados aos anunciantes. Dessa forma, muitos aplicativos têm migrado seus investimentos para o Android. Entretanto, em um ano de busca por rentabilidade e busca por usuários mais qualificados, esta é uma estratégia questionada pela Appsflyer, que recomenda atuação no iOS dado a rentabilidade destes usuários.

Alem disso, recentemente, o Google anunciou que, até 2024, também atuará na desativação de seu identificador de anunciantes no Android, como parte da política do Google Privacy Sandbox. Sobre esse assunto, Roy Yanai, AVP of Products – Measurement, da AppsFlyer, falou durante o evento, abordando questões que envolvem o futuro do Android que, de acordo com ele, será bem diferente do IOS. “Sandbox está chegando e é preciso encontrar soluções que auxiliem na busca pelos usuários certos, que estejam em conformidade com as políticas de privacidade que estão sendo implementadas”, destacou o executivo.

Benefícios do investimento em soluções de segurança

Diante disso, é possível encontrar grandes tendências no mercado, como o crescimento de estratégias para mídias próprias e o investimento em soluções, como o Data Clean Rooms, que trazem experiências mensuráveis, em um espaço neutro e seguro, sem comprometer a privacidade. O tema foi discutido em painel composto por Sylvia Lopes Caiuby, que é head of Customer Success, na AppsFlyer Brasil e players convidados.

Os Data Clean Rooms (DCRs) consistem em espaços virtuais ou físicos onde as equipes de growth, marketing, CRM, BI, compliance, segurança, e privacidade trabalham para garantir a segurança e a proteção dos dados, enquanto são compartilhados com terceiros. Isso permite que as partes interessadas garantam que as informações compartilhadas sejam enriquecidas e utilizadas de forma apropriada.

A tendência para o ano é que as empresas sejam cada vez mais dependentes da colaboração para obter dados valiosos e então usá-los de forma adequada para tomada de decisões. Ou seja, os DCRs serão cada vez mais importantes na garantia da segurança e da privacidade dos dados compartilhados com terceiros.

O evento ainda contou com apresentação de Ran Avrahami, CMO da AppsFlyer, que trouxe novidades sobre como os profissionais de marketing mais experientes estão se adaptando, com medidas tomadas no que diz respeito às regulamentações de privacidade em diferentes dispositivos, com apostas estratégicas, identificando tendências, investindo na transformação digital e, principalmente, lançando mão de ações que contribuam com o conhecimento profundo de seu público.

Sobre a AppsFlyer

A AppsFlyer ajuda as marcas a fazerem boas escolhas para seus negócios e clientes com suas tecnologias avançadas de medição, análise de dados, links diretos, engajamento, proteção contra fraudes, data clean room e preservação da privacidade. Construída com base na ideia de que as marcas podem aumentar a privacidade do cliente enquanto fornecem experiências excepcionais, a AppsFlyer capacita milhares de criadores e mais de 10.000 parceiros de tecnologia para criar relacionamentos melhores e mais significativos com os clientes. Para saber mais, visite: www.appsflyer.com/pt  .

 

 

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