Com investimento de R$ 200 milhões, saúde mental é pauta nacional

Entre estatísticas e leis, cresce direitos da população brasileira em relação a saúde mental
Foto: Divulgação

Duas portarias acabaram de instituir a recomposição financeira para os serviços residenciais terapêuticos (SRT) e para os centros de atenção psicossocial (Caps). Entre as medidas está a dedicação de mais de R$ 200 milhões para o orçamento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no restante de 2023.

Ao todo, o recurso destinado pela pasta aos estados será de R$ 414 milhões no período de um ano. O montante anunciado representa um aumento de 27% no orçamento da rede, no intuito de aumentar a assistência à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é uma seara bastante discutida no Brasil. Hoje existem leis e políticas que visam assegurar a saúde mental dos cidadãos. Quem esclarecer sobre estes dispositivos legais é o advogado Thayan Fernando Ferreira, especialista em direito de saúde e direito público, membro da comissão de direito médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados.

“Uma das leis que surgiram em benefício da população em relação a saúde mental é a Lei 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, que estabelece diretrizes para a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais. Essa lei defende a desinstitucionalização, ou seja, o fim dos manicômios e o incentivo ao tratamento em comunidade, com ênfase na humanização do cuidado”, explica.

O especialista ainda lembra da Lei 13.935/2019, que determina a presença obrigatória de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Essa medida busca promover a saúde mental dos estudantes, proporcionando um suporte emocional adequado no ambiente escolar.

Ainda de acordo com as portarias, o repasse será direcionado para um total de 2.855 Caps e 870 SRT existentes no país. Todas as instituições, de acordo com o Ministério da Saúde, terão recomposição do financiamento e os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade de estados. Neste contexto, o SUS enriquece um papel extremamente relevante.

“Não podemos deixar de lembrar do Sistema Único de Saúde. Isso porque o SUS oferece atendimento psicológico e psiquiátrico gratuitos por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das equipes de Saúde Mental. Esses serviços são fundamentais para garantir o acesso ao tratamento e o acolhimento de pessoas com problemas de saúde mental. No entanto, apesar dos avanços legais, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir plenamente a saúde mental da população brasileira”, salienta Thayan.

Ansiedade, depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento estão entre as doenças que podem ser provocadas por traumas convenientes da saúde mental. O Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade entre os países da América Latina, com 11,5 milhões de padecentes.

Já um levantamento desenvolvido pela Docway, empresa especializada em soluções de saúde digital, a ansiedade generalizada apresentou um crescimento de 113%, enquanto o transtorno misto ansioso e depressivo um aumento de 49% ao longo da pandemia de Covid-19. Este estudo ainda atesta que episódios depressivos leves cresceram 773%, saltando de 76 para 664 casos no período.

“Direitos são direitos e a saúde mental merece atenção e cuidado contínuos, tanto por parte do governo quanto da sociedade como um todo. Promover um ambiente favorável à saúde mental é essencial para o desenvolvimento individual e coletivo, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e inclusiva. Por isso, é necessário investir na ampliação e na melhoria desses serviços, bem como na promoção de campanhas de conscientização e na redução do estigma em relação às doenças mentais”, finaliza o advogado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Últimos ingressos para O Último Fantasma – In Concert no Teatro Gazeta em São Paulo

Após 35 anos em cartaz na Broadway, o grande clássico fechou suas cortinas. Mas o Fantasma nunca será esquecido! A Dos Clássicos Produções reunirá grandes artistas das montagens oficiais do Fantasma da Ópera Brasil em um In Concert muito especial, que acontecerá no dia 31 de maio, em única apresentação, ao vivo, no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista.