Poeta brasileira é homenageada por Alcides Villaça no Letra em Cena
Orides Fontela, referência na poesia brasileira de tendência contemporânea, é a grande homenageada do Letra em Cena do mês de julho. Quem fala sobre a poeta é Alcides Villaça, também poeta, ensaísta e crítico literário. O Letra em Cena acontece no próximo dia 9 de julho, terça-feira, às 19h, no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Sympla.
Um dos maiores estudiosos da obra de Orides Fontela, Alcides Vilaça ressalta a singularidade da homenageada: “Fontela é uma grande poeta, que nos chama para a altura do seu espírito, lá onde ela se liberta das convenções pessoais, da apreensão dos fatos cotidianos, dos dados da sua própria biografia para construir e expressar o que ela encontra de fundamental em sua consciência sensível do mundo. Um mundo que ela sabe, como poucos, organizar com palavras certeiras, por meio de alguns símbolos clarividentes e essenciais”. É essa potência poética que ele pretende ressaltar em sua apresentação. “Atravessar uma poesia tão orgânica como a de Orides é uma experiência a um tempo intelectual e afetiva, que engrandece quem a lê. É o que tentaremos vivenciar, lendo e comentando alguns poemas seus”.
Sobre a homenageada
Reconhecida em premiações como o Jabuti de Poesia, Orides Fontela nasceu em São João da Boa Vista (SP), em 1940, e faleceu em 1998. Formada em Filosofia, trabalhou como professora e bibliotecária escolar. Sua poesia foi influenciada por momentos de penúria financeira e crises depressivas. Sua obra compreende os livros: Transposição (1969), Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986), Trevo (1988), Teia (1996), Poesia Reunida (2006) e Poesia Completa (2015).
Sobre o Letra em Cena
O Letra em Cena é uma celebração à língua portuguesa no que tange a homenagem aos poetas e escritores, brasileiros ou não. “É um projeto não acadêmico, gratuito, focado na valorização da obra de autores de língua portuguesa. Mas seu sucesso se deve especialmente à forma como isso se concretiza”, explicou o curador, José Eduardo Gonçalves.
José Eduardo aponta que a qualidade dos palestrantes, a diversidade dos autores analisados, o formato da conversa entre convidado e curador, não caracterizando uma palestra tradicional, a possibilidade de diálogo do público com o convidado e a leitura dramática dos textos são elementos que contribuem para sua popularidade. “Mais que uma palestra, creio que o projeto oferece uma experiência muito gratificante de encontro dos leitores com autores e livros que fazem parte de sua memória afetiva”, disse.
Serviço Letra em Cena – Orides Fontela Palestrante: Alcides Villaça, poeta, ensaísta e crítico literário Data: 9 de julho, terça-feira Horário: 19h Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas Classificação livre Inscrições: Gratuitas no site da Sympla.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas: