Socorro a mais de 3.500 famílias no Rio Grande do Sul

Cerca de 15 mil crianças foram impactadas e a ONG Visão Mundial está atuando para auxiliá-las com proteção, acesso a abrigos, alimentos, kits de higiene, de ternura e apoio psicossocial
Foto: Divulgação

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 134 cidades gaúchas foram atingidas pelas chuvas que afetam o estado desde o dia 29 de abril. Já foram confirmadas 32 mortes e outras 60 estão desaparecidas. Em resposta a essa situação emergencial na região, a ONG Visão Mundial, organização humanitária presente no Brasil há mais de 45 anos, prestará assistência e apoio para mais de 3.500 famílias no local, fornecendo cestas básicas, kits de higiene e limpeza. Além disso, as aulas das redes públicas também pausaram atividades, ao todo, 180 mil alunos foram impactados, e a ONG atuará com total ênfase na proteção às crianças e adolescentes. Como foco no apoio psicossocial, entregará 15 mil Kits de Ternura – um material lúdico,  desenvolvido para amenizar os impactos da emergência.

 

“O foco neste momento é resgatar as pessoas e nós vamos auxiliar as vítimas, priorizando a segurança e o bem-estar de todos. Com as crianças e adolescentes, entendemos que a crise afetará ainda mais o psicológico dos pequenos, principalmente com a falta de interação nas escolas. Nosso objetivo é atuar nesse cenário e no psicológico deles, fornecendo não apenas abrigo e alimentos, mas também apoio emocional e suporte psicossocial para ajudá-los a enfrentar essa situação tão difícil”, destaca Henrique Santos, Gerente para Assuntos Humanitários da Visão Mundial Brasil.

 

A ONG está trabalhando em parceria com organizações locais e autoridades governamentais para garantir que a ajuda chegue a quem mais precisa. Helicópteros e veículos anfíbios estão sendo utilizados para alcançar áreas de difícil acesso, enquanto tropas terrestres trabalham incessantemente na remoção de escombros, na abertura de vias e na proteção das comunidades afetadas.

O risco de novos temporais ainda persiste em algumas regiões do estado com novos acumulados previstos para mais de 350 milímetros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em algumas áreas, especialmente na ampla faixa central dos vales, os volumes passaram dos 150 milímetros em 24 horas.

“Ontem, 8 dos 10 maiores índices de chuva do mundo estavam concentrados no Rio Grande do Sul. Esta crise de inundações lá é uma tragédia de proporções devastadoras, que tem deixado um rastro de destruição e sofrimento. Seguiremos fazendo nosso máximo para auxiliar a todos, especialmente às crianças e adolescentes mais vulneráveis”, conclui Henrique.

Para ajudar nas doações, a chave-pix da organização para emergências é sos@visaomundial.org .

Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados