Programação do Sesc e do Senac conta com apresentações culturais, debates, aulas, workshops e cozinhas ao vivo
De 9 a 12 de dezembro, o CRESAN – Mercado da Lagoinha recebe mais uma edição do Festival Fartura Belo Horizonte. O Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac e do Sesc, marcará presença no evento de celebração gastronômica e cultural. Na programação, chefs e especialistas do Senac em Minas participam de debates, aulas, workshops e ainda cozinhas ao vivo, onde o público poderá degustar as receitas. Além disso, relevantes nomes da arte da capital mineira especialmente selecionados pelo Sesc, como Raquel Coutinho, Maurício Tizumba e Bloco OriSamba, realizam apresentações culturais imperdíveis.
Para celebrar a alimentação e os modos de fazer tradicionais, o evento abordará o papel da gastronomia no desenvolvimento socioeconômico, no turismo cultural e na sustentabilidade, destacando a importância do uso de ingredientes locais e das práticas inovadoras que respeitam as características de Minas Gerais.
Confira a programação gastronômica do Senac no Festival Fartura Belo Horizonte:
Terça-feira, dia 09 de dezembro
– 10h30 às 12h30 – Cozinha Escola – Workshop “Saberes e Sabores da Terra: Resgatando a Ancestralidade na Alimentação”, com Kelma Zenaide (Sesc/Kitutu Gastronomia Afro-brasileira / Belo Horizonte).
Quarta-feira, dia 10/12
– 09h às 11h – Cozinha Escola – Aula “Técnicas dietéticas para grandes produções”, com Fernanda Flores e Luan Damiano, docentes da área de Gastronomia do Senac.
– 11h às 12h – Pátio – Debate “Comida e território: os restaurantes populares e a alimentação fora do lar como instrumentos de segurança alimentar”, com Darklane Rodrigues (Secretaria de Segurança Alimentar da PBH), Simone Lopes (Sebrae MG), Maíra Dias Bittencourt (Analista de Ação Social do Sesc em Minas) e mediação de Edson Puiati (Diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac em Minas.
– 12h às 13h – Pátio – Cozinha ao Vivo “Ragu de quintal com farofa: Natal e Minas”, com Moisés Gonzaga e Jefferson Ferreira, docentes da área de Gastronomia do Senac.
– 19h às 20h – Pátio – Debate “Tradição em movimento: a comida como patrimônio e instrumento de desenvolvimento local”, com Ana Gabi Costa (Trintaeum Restaurante, Broa Café e Bar Coreto (Belo Horizonte), Cidinha Santiago (Culinarista – Belmiro Braga/Juiz de Fora) e Juliana Duarte (Cozinha Santo Antônio/Belo Horizonte). Mediação: Marcos Boffa, especialista de Gastronomia do Senac em Minas.
Quinta-feira, dia 11/12
– 12h30 – 13h30 – Pátio – Cozinha ao Vivo “Tropeiro de feijão de corda com queijo coalho; torresmo de barriga e PANC’s”, com Gustavo Melo e Luan Damiano, docentes da área de Gastronomia do Senac.
– 19h às 20h – Pátio – Debate “A comida afetiva e a memória nas cozinhas do cotidiano”, com Carolina Figueira, docente da Faculdade de Senac de Gastronomia; a pesquisadora Patty Durães (São Paulo/SP) e a chef e pesquisadora Aline Guedes (São Paulo/SP). Mediação: Celina Aquino, jornalista gastronômica (Belo Horizonte).
Sexta-feira, dia 12/12
– 10h30 às 12h – Cozinha Escola – Workshop “Cafés e quitandas”, com Osnei Cesarino e Agnes Laila, docentes da área de Gastronomia do Senac.
Programação artística
Para nutrir o público também com diversão e cultura, o Sesc elaborou um cardápio muito especial de atrações culturais. A programação conta com música, artes cênicas e trilha sonora com DJs selecionados.
Na quarta-feira, dia 10, das 18h às 19h, a DJ Black Josie garante a animação. Em seguida, das 20h às 21h, o pátio será palco de duas apresentações do projeto “Comer, Cantar e Gargalhar”, com Beth Coutinho, Raquel Coutinho, Maurício Tizumba e Bia Nascimento. Para encerrar a noite, das 21h30 às 22h30, o espaço recebe a intervenção cênica Bambolíricas e o bloco OriSamba, do bairro Lagoinha, que convida Di Souza.
A programação do dia 11, quinta-feira, a partir das 20 horas, vai contar com o som do baile do Zé Mauro. A seguir, das 21h30 às 22h, mais uma edição da intervenção cênica Bambolíricas. E para terminar bem a noite, Raquel Moreira anima o público com o melhor do pagode. E no último dia, 12 de dezembro, das 19h às 20h, a cantora e percussionista Chris Cordeiro encerra em grande estilo esse momento de integração entre gastronomia e cultura.
Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc em Minas cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 34 unidades fixas e 13 unidades móveis.
O Sesc Mesa Brasil é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, reconhecido pelo The Global FoodBanking Network como um dos mais abrangentes e robustos programas de educação alimentar e nutricional, atendendo a necessidades variadas e específicas das comunidades em que atua.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
Serviço
Sistema Fecomércio MG participa do Festival Fartura BH
Local: CRESAN – Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha – BH)– Horário:
Data: 9 a 12 de dezembro – Terça – 9h às 15h30/ Quarta – 9h às 22h30/ Quinta – 9h30 às 22h30/ Sexta – 10h30 às 20h
Crédito: Fecomércio Divulgação