Faltando dois meses para o término da obra de restauração do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, os serviços permanecem em ritmo acelerado. Paralelamente à execução das obras, a edificação, que integra o famoso Circuito Liberdade, mantém as portas abertas para visitação. Esta iniciativa permite o acesso ao público, fortalece a promoção da cultura local e o senso de pertencimento da população mineira.
As ações educativas e socioculturais idealizadas pelo Instituto Biapó, com o apoio da Matias Arte e Restaurações, através do projeto cultural Ekos da Liberdade, são realizadas concomitantemente ao restauro e possuem propostas inovadoras para todas as pessoas que queiram conhecer como são executados os processos de recuperação de bens de valor histórico. De setembro de 2023 a julho de 2024, o Palácio da Liberdade recebeu mais 163 mil visitantes.
A oficina Restaurador por um Dia está de volta e acontece nos dias 15 e 29 de março, aberta a adultos e crianças a partir de 8 anos que se interessem em conhecer, por meio da prática, técnicas de restauro utilizadas na obra. Já as visitas guiadas para conhecer o processo de restauração acontecem dias 11, 17 e 18 de março. Importante lembrar que o Palácio da Liberdade mantém eventos institucionais além das atividades voltadas à população, podendo haver alterações nos dias e horários de visitação conforme a programação.
Detalhes do restauro
O mês de fevereiro, após comemorações dos 50 anos de tombamento no Palácio da Liberdade, foi marcado pelo retorno das atividades no salão de banquetes, com a fixação de policromia e nivelamento de lacunas em áreas de perda, recuperação do douramento dos elementos artísticos, utilizando tinta Mica, na cor ouro rico, reintegração cromática das lacunas já recuperadas e niveladas, limpeza química e mecânica das partes mais altas das pinturas parietais e restauração dos elementos artísticos feitos em papel machê, com uso de papel alcalino, para preenchimento e consolidação de fissuras.
Também foram realizados nesse ambiente serviços de pintura com tinta acrílica pigmentada do fundo em tom rosado e limpeza das imponentes portas de madeira, feita com lixas e esponjas abrasivas para remoção de resíduos de verniz e sujidades, aplicação de goma laca e cera de abelha carnaúba. A aplicação de massa F12 serviu para completar partes faltantes, e a pintura final foi realizada com tinta acrílica na cor petit gateau.
No hall da escadaria do pavimento superior, o restauro da pintura das paredes é feito em tons rosado e verde, com tinta base acrílica pigmentada até a altura da primeira cimalha (moldura da parte superior da fachada do edifício). Também está em andamento o nivelamento e a reintegração de lacunas, com apresentação estética.
No lago, continuam os serviços de concretagem e aplicação de argamassa. Foram finalizadas a recuperação do piso e das bordas, a instalação da tubulação para casa de máquina. O orquidário passou por processo de preparação da estrutura metálica, lixamento e pintura para instalação dos vidros das fachadas. No perímetro externo, foi realizada remoção da camada de concreto do passeio com auxílio de martelete para reconstrução. A sala de cinema, após todo processo de preparação com espatulamento, lixamento e emassamento, teve a pintura das paredes, do teto, dos rodapés e das esquadrias finalizada.
Na fachada posterior do Palácio da liberdade, foi finalizada a pintura do barrado cinza, com tinta para piso, na cor concreto e pigmentada. Neste mês de fevereiro, além da continuação da maioria desses serviços, será iniciada a restauração do passeio da gruta.