Rato And Roll Favela Festival chega a 22ª Edição em Belo Horizonte fortalecendo a cena independente

O Maior Festival de Rock Independente da Periferia de Belo Horizonte será no dia 19 de julho de 2025, no bairro São Tomás

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta Rato and Roll Favela Festival 22ª Edição, que será no dia 19 de julho de 2025, a partir das 12 horas, na Vila São Tomás. Desde 2010 realizado de forma independente, desta vez por meio do EDITAL LMIC 2024, MULTILINGUAGENS, FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, os organizadores contam com apoio para trazer bandas que têm se destacado no cenário de Belo Horizonte.

O Rato and Roll Favela Festival traz o melhor do Rock and Roll & Blues com cinco bandas de diferentes vertentes do rock, do blues, soul, jazz, progressivo, metal, stoner e hard rock: Lorena Divas do Rock, Sin after sin, Voodoo Experience, Toca Raul e Witchhammer. O evento leva arte e cultura para a comunidade da Vila São Tomás, Zona Norte de Belo Horizonte, que carece de áreas de lazer e de um centro cultural próximo. Os shows também serão transmitidos pelo youtube e através do Canal SLCP.

O Festival, idealizado por Elmo Sebastião, O Maior Anão do Mundo, ao longo da sua existência, foi um recorte do melhor da cena musical alternativa belo-horizontina, realizado em local público, de fácil acesso às pessoas com limitações aparentes ou não aparentes, (Rua São Luis, entre Rua Maria Cândida e Rua Barão de Coromandel, no Bairro São Tomás, Regional Norte de Belo Horizonte), com apresentação de bandas ao vivo e média de público de dois mil espectadores.

Com a finalidade de promover o acesso, a fruição e a formação de público em Belo Horizonte, mais do que apresentações musicais, o festival incentiva as trocas de saberes entre os integrantes das bandas e o público, composto também de artistas, onde haverá a exposição de artes plásticas com artistas locais previamente selecionados; a exposição fotográfica com imagens captadas nas edições anteriores da festividade que todo ano celebra o dia mundial do Rock and Roll em julho.

A importância do projeto Rato and Roll Favela Festival – 22ª edição – é proporcionar a continuidade das ações que visam formar público e fomentar a produção artística autoral e independente da cena musical mineira. A busca é pela visibilidade ampliada tanto para as bandas quanto à produção do próprio festival, tendo como meta a consolidação do evento como uma alternativa da cadeia produtiva musical, acessível, democrática e solidária.

A motivação para a existência do festival deriva de uma análise crítica sobre a distribuição desigual de bens e serviços culturais na cidade. A constatação de um vácuo na cena musical belo-horizontina, especialmente para o público jovem da periferia, impulsionou a concepção do Rato and Roll Favela Festival como parte integrante da política pública cultural da cidade. Este evento busca suprir a falta de propostas culturais de qualidade para o jovem dessa região, muitas vezes obrigado a buscar cultura em locais distantes.

O festival tem um importante papel na promoção da cultura local e na democratização do acesso à arte e à música. Ao ser realizado na periferia, contribui para a descentralização e democratização cultural, proporcionando acesso, fruição e formação de público em um ambiente que historicamente tem sido marginalizado no âmbito cultural.

A 22ª edição do Rato and Roll Favela Festival, baseia-se na experiência acumulada ao longo das edições anteriores e em outros trabalhos de promoção de culturas alternativas. A intenção é aplicar esse conhecimento prático na produção de um evento multicultural que contribua para a descentralização e democratização do acesso à cultura dentro do espaço urbano. Além da valorização da produção artística local, o festival tem atividades paralelas, como exposição fotográfica com fotografias das edições anteriores do festival, resgatando esta memória cultural do Rato and Roll.

Sobre a Vila São Tomás

Localizada na Regional Norte de Belo Horizonte, na bacia do Córrego Pampulha, que deságua no Ribeirão do Onça, ao Leste da Represa e ao Norte do Aeroporto da Pampulha. Os bairros vizinhos da Vila, são: Itapoã, São Vicente, Vila Aeroporto, São Bernardo e Planalto. A Vila Aeroporto comunica-se com a Vila São Tomás através de pontes. Os primeiros moradores da comunidade se instalaram na área em meados da década de 1950, mas a vila se desenvolveu principalmente na década de 60. Os moradores vieram de outras localidades da cidade, ou de cidades do interior do estado, principalmente Vale do Jequitinhonha, Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Norte de Minas.

Os moradores mais antigos contam que na época a região era “mato puro”, com poucas casas de sapé, e que as pessoas pegavam água na “Matinha”, hoje Lagoa do Nado. Muitos deles furavam cisternas, como contou Dona Eva Alves, moradora da comunidade há 46 anos e que conserva até hoje a cisterna no seu quintal. Os moradores buscavam lenha para cozinhar nas matas dos arredores e lavavam as roupas no Córrego Pampulha, pois na época a água era limpa e permitia até a pesca. Na década de 1960, as famílias ocupantes enfrentaram ameaças de expulsão, em decorrência de ação judicial impetrada pelos proprietários, reivindicando a reintegração de posse dos terrenos. Há inclusive registro do uso de força policial, que resultou na retirada de algumas famílias.

Fonte: https://www.favelaeissoai.com.br

 

Bandas Integrantes do Rato and Roll Favela Festival – 22ª Edição

Lorena e as Divas do Rock

Músicas feitas por mulheres! Com uma linha de frente feminina, Lorena e sua banda fazem um  tributo às grandes Divas do Rock. De Janis Joplin a Amy Winehouse, de Pitty a Rita Lee. Por  que Rock não é só música, é atitude.

Integrantes:
Lorena: voz e baixo

Cris Nominato: guitarra

Letícia Damaris: guitarra e backing vocal

Lu Corrêa: bateria e backing vocal

Sin After Sin

Formada por músicos experientes e apaixonados pelo gênero, “Sin After Sin” procura se destacar na cena local com sua energia inabalável e performances eletrizantes. Inspirados pelas lendas do thrash Metal e pela atmosfera única de Belo Horizonte, o grupo vem aos poucos construindo uma identidade sonora própria e sempre procurando aliar peso e agressividade às composições, com músicas que abordam temas que vão desde lutas internas até críticas sociais.

Integrantes:
Elvis Dias – vocal
Elimar ‘Trolha’ Rezende – guitarra
Pablo Henrick – contra-baixo
Carlos Coelho – bateria

Voodoo Experience

Voodoo Experience – Tributo a Jimi Hendrix

Um quarteto de músicos experientes que agrupam toda energia sonora de seus instrumentos para reproduzir versões eletrizantes de canções do mestre da guitarra Jimi Hendrix. Um tributo não somente à Hendrix, mas uma celebração do bom e velho Rock and Roll.

Integrantes:
Rodrigo Silva – Vocal
Ed Bonfim – Guitarra/Vocal
Fred Stefani – Baixo/Vocal
Jampa Silva – Bateria

Toca Raul

A banda faz um show eletrizante passando por diversas fases do Maluco Beleza, Raul Seixas, do lado A ao Z. Com uma pegada visceral, os músicos interpretam os clássicos inesquecíveis de Dom Raulzito.

Integrantes:
Saulo Fergo: Voz e Guitarra
Alexandre da Mata: Guitarra
Cinara Motta: Baixo

Witchhammer

Tudo começou em Belo Horizonte, no ano de 1986, quando os quatro amigos Casito, Paulinho, Leandro e Teddy resolveram unir esforços e formar o Witchhammer. Todos tinham em comum o gosto pela música pesada e agressiva, que começava a se consolidar em Minas Gerais.

O Witchhammer tem orgulho de fazer parte da cena da música pesada independente mineira, os “caminhos do underground”, buscando sempre soluções mais sustentáveis para sua sobrevivência, criando redes e eliminando a dependência de diferentes indústrias para terceirizarem parte de seu trabalho.

Integrantes:
Casito Luz (baixo e vocal
Paulo Caetano (guitarra e vocal)
Guilherme Amaral (guitarra)
Larissa Alencar (Vocal)
Alysson Avelar (bateria)

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