No Metrô de Belo Horizonte, uma história emocionante mostra como o trabalho e o exemplo de um pai transformaram a vida de toda uma família. Josemar de Souza Matos, condutor de trem há 18 anos, é lembrado pelos filhos como um homem incansável, que fez de tudo para que nunca faltasse nada em casa – de vendedor ambulante a porteiro, até conquistar a estabilidade no trabalho como operador de trens do Metrô BH.
Essa conquista mudou os rumos da família. Graças ao esforço do pai, os filhos puderam estudar e seguir carreiras de sucesso: Taiz se formou em TI, Diego tornou-se delegado e Pedro Paulo Cardoso Matos, hoje com 30 anos, decidiu seguir os passos de Josemar.
A entrada de Pedro no metrô é um capítulo especial dessa trajetória. Aos 16 anos, incentivado e acompanhado pelo pai ele começou a estudar e iniciou sua trajetória no sistema como segurança, seu primeiro emprego, aos 18. “Foi sensacional, pois ele começou a carreira já com um grande passo. Embora apaixonado por trens, preferiu atuar próximo das pessoas, porque ama esse contato”, lembra Josemar.
Hoje supervisor de Atendimento e Segurança, Pedro recorda com emoção as vezes em que, ainda criança, pedia para andar de trem com o pai. “Sempre tive orgulho dele. Trabalhar ao lado dele é a realização de um sonho de infância. Amo meu trabalho e, mesmo tendo oportunidades em outros lugares, escolhi permanecer aqui”, conta.
Agora, a história da família ganha um novo capítulo. “Tenho muito orgulho do homem e do profissional que meu filho se tornou. Ele poderia ter seguido outros caminhos, mas escolheu estar aqui comigo. Este Dia dos Pais será ainda mais especial: vou ganhar de presente meu terceiro neto. Danilo, primeiro filho de Pedro, chega para trazer ainda mais alegria às nossas vidas. Tenho certeza de que ele será um excelente pai”, afirma Josemar.