A programação de fevereiro nos equipamentos municipais do centro da cidade convida o folião para um aquecimento dos festejos, contemplando desde o adereço até o cortejo. Um convite para entrar no clima de bloco com oficinas, sessões de cinema e lançamento do catálogo da exposição em homenagem a Clara Nunes.
Fotos:
Se depender dos equipamentos municipais localizados no centro da cidade, já é Carnaval! Na programação de fevereiro, destacam-se as atividades que convidam o público a uma preparação para os festejos, por meio de oficinas criativas, sessões de cinema, lançamento de catálogo de exposição, brincadeiras e cortejo que ocupam o Museu da Moda (MUMO), o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).
Todas as ações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO). A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
No MUMO, a principal inspiração nas atividades de Carnaval é a exposição de longa duração do museu “Clara Nunes – Eu sou a tal mineira”. A artista que, além de encantar pela voz, já brilhou como “Rainha da Guarda Civil”, “Rainha dos Músicos 68” e “Rainha do Carnaval de BH”, em 1964. Ao longo do mês, serão realizadas oficinas de artefatos carnavalescos, sessões temáticas de cinema e muito mais.
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, às 19h, o destaque é a Sétima Arte com a realização do “Cine MUMO: Samba, Carnaval e Clara”, que convida o público a entrar no clima de folia por meio do audiovisual. No dia 12, serão exibidos os filmes “A Tal Guerreira”, “Carioca, suburbano, mulato e malandro – João Nogueira” e “O Carnaval de Belo Horizonte por Léo de Jesus”. Após a sessão, acontece um bate-papo com Marlon de Souza SIlva e Léo de Jesus, com mediação de Victor Louvisi. Já no dia 13, está programada a exibição de “Roda”, com comentários de Marcos Maia e mediação de Victor Louvisi. Ambas as sessões são abertas ao público, por ordem de chegada e sujeito à lotação.
O folião já pode começar a preparar o look da festa na “Oficina de tiara de Carnaval”, ministrada por Ana Andrade e Guilherme Avelino, que acontece no dia 15 de fevereiro, em duas sessões: às 10h e às 15h. Clara Nunes, que foi a Rainha do Carnaval de Belo Horizonte de 1964, eternizou em seu visual as tiaras e adereços de cabeça pelos desfiles e palcos do país. Inspiração para o público que terá acesso a materiais diversos para deixar a criatividade rolar solta e criar seu próprio enfeite de cabeça. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br e a classificação é livre.
Para abrir alas com muita cor e beleza para o Carnaval passar, a artista visual e educadora Clara Assumpção ministra a “Oficina de Estandartes”, na qual propõe aos participantes que façam uma experimentação nesse formato de flâmula, tão simbólica das festas populares. A atividade acontece no dia 22, às 14h30, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br. A classificação é de 10 anos.
Um dos pontos altos da programação é o lançamento, no dia 25 de fevereiro, às 19h, do catálogo da exposição “Clara Nunes – eu sou a tal mineira”, com show-tributo da artista Laura Souza. Por meio de um acervo precioso de figurinos meticulosamente preservados, a exposição em cartaz oferece ao público uma experiência imersiva na trajetória de Clara Nunes. Já o catálogo registra e ilumina a pesquisa que norteou a construção da mostra, reunindo roupas, adereços, fotografias e documentos que convidam o público a embarcar na rica trajetória artística da cantora, com uma seleção carregada de significados. O evento é aberto ao público em geral.
Para marcar o lançamento, a exposição também ganha uma sinalização externa toda especial, vestindo a fachada do MUMO, o único museu do país dedicado exclusivamente à moda. Com uma arte em grandes dimensões, a imagem da cantora não apenas convida o transeunte a entrar, assim como busca inspirar os foliões que irão lotar as ruas do centro de BH.
Nos dias 26 e 28 de fevereiro, às 18h, o MUMO se transforma no ponto de encontro do Carnaval. A “Estação MUMO” convida os foliões que querem sair do trabalho e se jogar na festa a dar uma passadinha no museu e se enfeitar numa Estação de Maquiagem carnavalesca para abrilhantar ainda mais o Carnaval de Belo Horizonte. A participação será mediante distribuição de senhas.
Programação do MIS BH une audiovisual e Carnaval
A agenda de fevereiro no MIS BH inclui ainda a “Oficina Meu Banner, Minhas Regras”, nos dias 8 e 22 do mês, das 14h às 15h30. A atividade se inspira nas criações de Décio Noviello, artista plástico multilinguagens que, nos anos 70, produziu a ornamentação do Carnaval de rua de BH, inovando com suas obras arrojadas e monumentais. Partindo do registro audiovisual, a equipe educativa do MIS BH convida os visitantes a produzirem obras inspiradas neste icônico artista mineiro, por meio de uma produção performática de banners. Inscrições pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br.
Em total sintonia com a história do espaço e com seu acervo, o MIS BH oferece, de 12 a 14 de fevereiro, das 18h30 às 20h, a oficina “Do Rádio ao Podcast”, com Angelo Dias, que aborda desde o surgimento do rádio, passando pela web rádio e chegando ao formato do podcast. O objetivo principal da atividade é a instrução na criação, gravação, edição e disponibilização de um podcast, fazendo com o que os participantes vivenciem todo o processo de produção de um produto no formato. Serão disponibilizadas 20 vagas e inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br . A classificação é 16 anos.
Oficinas no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)
A agenda no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) está repleta de opções de oficinas para os visitantes em fevereiro. A maior parte das oficinas é voltada para o público infantil, sendo necessário o acompanhamento de pais ou responsáveis e as vagas são limitadas com a participação por ordem de chegada. Para mais informações basta enviar um e-mail para educativomhab@pbh.gov.br.
Os visitantes poderão, no dia 13 de fevereiro, entre 14h30 e 16h30, participar da “Oficina de Personagens em Carimbos”, que propõe, por meio da técnica do carimbo de e.v.a, o exercício de criação e o desenvolvimento de personagens indispensáveis à vida na cidade. A classificação é livre.
No dia 16 de fevereiro, das 10h30 às 12h30, acontece a “Oficina de Pintura Invisível”, que propõe ao público que se surpreenda por meio da criação de imagens secretas de cenas da cidade com revelação surpresa. A atividade é voltada para crianças a partir de 6 anos.
A programação tem sequência nos dias 20 e 27 de fevereiro, das 14h30 às 16h30, quando o MHAB celebra a memória do Carnaval e convida crianças, jovens, adultos e idosos para a produção de máscaras carnavalescas. A referência será a dos antigos bailes de Belo Horizonte e as tradicionais Escolas de Samba, trazendo encanto a quadras, ruas e clubes da cidade. A produção contará com diversos materiais, incluindo elementos naturais coletados pelo jardim do museu. Participação por ordem de chegada e classificação a partir de 6 anos.
No dia 23 de fevereiro, das 10h30 às 12h30, será oferecida ao público a oficina “Criação de Fanzine Divertido”, na qual os participantes terão a possibilidade de montar um fanzine com imagens da fauna que habita o jardim do MHAB. A atividade é voltada para crianças a partir dos 8 anos.
Endereços:
Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 – Centro
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte: Avenida Álvares Cabral, 560 – Lourdes
Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim