Museus da Pampulha – Programação abril – Gratuita

A programação dos equipamentos museais da Pampulha em abril busca ressaltar datas que celebram conquistas e que dão visibilidade a lutas diversas por igualdade e inclusão. O Mês da Conscientização do Autismo, o Dia dos Povos Indígenas, o Dia Mundial da Arte e o Dia Internacional da Dança são inspiração para uma ampla agenda de atividades artísticas e educativas.

Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

Ao longo de todo o mês, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design dá ênfase ao Mês de Conscientização do Autismo, com a mostra fotográfica “Tem vida lá fora”, de Pedro Pupo. Com curadoria da Galeria Aut, a exposição digital traz imagens registradas pelo artista autista, tendo como ponto de partida os seus olhares sobre sua vivência na cidade de São Paulo, e tecem um diálogo com as perspectivas nas imagens de José Manuel Ballester, presentes na exposição “Maravilha”, também em cartaz na Casa do Baile, em parceria com o Instituto Cervantes. A visitação é de quarta a domingo, das 10h às 18h.

O aniversário de Alfredo Volpi e o Dia Mundial do Desenhista foram o ponto de partida para a criação da atividade “Pintando como Volpi: Oficina de azulejaria”, que será realizada no Museu Casa Kubitschek (MCK), no dia 19 de abril, das 10h às 12h. A atividade consiste na produção de pinturas inspiradas no painel do artista presente no saguão de entrada do Museu produzido pela Osiarte, referência em azulejaria. Serão fornecidos materiais e orientações acerca das técnicas de composição em azulejo, e os participantes poderão levar para casa suas obras, cuja queima pode ser feita em forno doméstico. A classificação indicativa é a partir de 6 anos de idade.

O Mês dos Povos Indígenas será lembrado com a ação “Letramento Pedagógico e Confraternização Cultural”, na qual o Projeto Museus Pampulha convida o Comitê Indígena Mineiro. O Comitê Indígena Mineiro (CIM) é um coletivo indígena multiétnico que atua há 12 anos em Belo Horizonte e na região metropolitana. A atividade acontece no dia 24 de abril, das 8h30 às 10h30, no MCK, onde será realizado o Pachamama, importante ritual tradicional presente nas Culturas Andinas, no qual são realizadas defumações, festejos e compartilhamento de comida em Jardins Sagrados, fazendo menção ao trato da Terra, a ‘Grande Mãe’ de todas as culturas indígenas americanas. Após o ritual, haverá uma roda de conversa sobre a importância dos Povos Indígenas no Brasil com a presença de representantes da FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas, em Minas Gerais.

Outra efeméride que inspira a programação dos espaços museais é o Dia Internacional da Dança, que o MAP celebra com a oficina e intervenção urbana “Parquear Bando”, com as coreógrafas Margô Assis e Thembi Rosa, no dia 27 de abril, das 9h às 11h, nos Jardins do MAP. A oficina será aberta ao público, com vagas limitadas, sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço – Museus Pampulha – Atividades de abril

De 1/4 a 30/4
Mostra fotográfica “Tem vida lá fora”, de Pedro Pupo
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Casa do Baile – Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
Visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h

19/4- 10h às 12h
“Oficina de pintura em azulejo”
Atividade Gratuita / Classificação: a partir de 6 anos
Local: Museu Casa Kubitschek

24/4 – 8h30 às 10h30
“Dia dos Povos Indígenas – Letramento Pedagógico e Confraternização Cultural”
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Museu Casa Kubitschek

27/4 – 9h às 11h
“Parquear Bando”, com as coreógrafas Margô Assis e Thembi Rosa e convidados
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Jardins do Museu de Arte da Pampulha
__________________________________________________________________________
Endereços:
Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Pampulha
Museu de Arte da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha
___________________________________________________________________________

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Últimos ingressos para O Último Fantasma – In Concert no Teatro Gazeta em São Paulo

Após 35 anos em cartaz na Broadway, o grande clássico fechou suas cortinas. Mas o Fantasma nunca será esquecido! A Dos Clássicos Produções reunirá grandes artistas das montagens oficiais do Fantasma da Ópera Brasil em um In Concert muito especial, que acontecerá no dia 31 de maio, em única apresentação, ao vivo, no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista.