Estudo da fauna silvestre na Mina Bela Vista revela diversidade de espécies
e reforça compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preservação ambiental
A RHI Magnesita, comprometida com a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, está realizando em 2024 um monitoramento da fauna silvestre aquática e terrestre da Mina de Bela Vista e arredores, localizada na região de Uberaba (MG). Os dados farão parte de um inventário que a multinacional está organizando. Recentemente, a empresa finalizou o segundo trabalho de campo do ano. Desta vez, foram coletados dados do período chuvoso, mostrando a riqueza da biodiversidade local.
A equipe responsável encontrou raposas, cachorro do mato, coruja buraqueira, tatu, tamanduá-bandeira, cascavel, lagarto teiú, dentre outras espécies. Ao todo, foram analisados répteis não-avianos, anuros, aves, mamíferos, abelhas, libélulas e peixes. Os dados surpreenderam positivamente os especialistas.
“Com maior disponibilidade de água e recursos devido ao período chuvoso, os animais encontram condições favoráveis de sair dos abrigos em busca de alimentos, criando condições tanto para a sobrevivência quanto para a reprodução. Isto nos permitiu avistar uma maior quantidade de animais que no período seco”, explicou Larissa Fernandes, engenheira ambiental da RHI Magnesita em Uberaba.
A iniciativa de monitoramento da fauna na Mina Bela Vista envolve uma equipe multidisciplinar de biólogos e técnicos ambientais, com uma metodologia baseada em uma abordagem abrangente que incluiu a busca ativa diurna e noturna, além da instalação de câmeras trap. Essas técnicas permitiram a observação contínua e detalhada da fauna silvestre, garantindo a coleta de dados precisos e abrangentes sobre as espécies presentes na área da Mina Bela Vista e seus arredores.
Período seco
Em junho, foi realizado o primeiro trabalho de campo do monitoramento, contemplando uma visão da fauna local no tempo seco. Neste período, por exemplo, foram encontradas seis espécies de libélulas. Elas exercem um papel importante na natureza como bioindicadores da qualidade ambiental do local, além de atuar no controle biológico de pragas. O monitoramento evidenciou uma região bem preservada.
“Estamos comprometidos com a conservação da biodiversidade e da sustentabilidade em nossas operações. Este levantamento é fundamental para conhecermos a realidade local e implementarmos novas ações que promovam mais a preservação ambiental”, afirmou a engenheira ambiental.
O inventário da fauna silvestre aquática e terrestre da Mina de Bela Vista fornecerá dados sobre os ecossistemas, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas ambientais na região. Este projeto reforça o compromisso da RHI Magnesita com o meio ambiente, assegurando que as operações da empresa sejam conduzidas de maneira responsável e sustentável.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse: www.rhimagnesita.com