Festa da Luz 2025 celebra as culturas urbanas e ocupa o baixo centro de Belo Horizonte com sua maior edição, de 14 a 17 de agosto

Festival leva 13 instalações de arte e luz ao hipercentro e celebra as culturas urbanas com instalações, performances e obras inéditas, além de programação musical e video mapping

 

Entre 14 e 17 de agosto, o Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a CEMIG apresentam a quarta e maior edição até o momento da Festa da Luz. O evento é um dos principais festivais de arte pública e tecnologia do Brasil. Em 2025, conta com 13 instalações luminosas espalhadas pelo circuito, uma mostra com 12 obras de videomapping, 6 performances, uma programação com 4 festas embaixo do viaduto, e um festival de música e mapping, com 6 apresentações conjuntas de bandas e VJs. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no baixo centro de Belo Horizonte.

A Festa da Luz é uma realização da Casinha, Dalila Bastos, Híbrido, Pública, Governo de Minas e Governo Federal, com patrocínio exclusivo da CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Descentra Cultura). O evento tem apoio do Museu de Artes & Ofícios, SSA Mapping, Sula e Bela. E apoio institucional do Consulado da Itália de Belo Horizonte, Embaixada da França no Brasil e Prefeitura de Belo Horizonte.

Com o tema “Culturas Urbanas”, a festa propõe um mergulho na força criativa que pulsa nas ruas, destacando manifestações como o hip-hop, o graffiti, o funk e a dança de rua como protagonistas da cena cultural contemporânea.

“O espaço urbano é um terreno fértil para manifestações artísticas e de resistência. Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro. Em tempos de criminalização da cultura de rua, é urgente reconhecer sua potência e garantir sua presença na paisagem da cidade”, afirma Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival.

A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, falou sobre o incentivo da Companhia ao projeto e destacou a importância da realização da atração na capital mineira e em outras cidades do estado. “Como a maior incentivadora da cultura de Minas Gerais, a Cemig está, mais um ano, ao lado da Festa da Luz. Essa iniciativa que, a cada edição, nos encanta com novos talentos, novas intervenções e novas tecnologias, em uma mistura de inovação e cena urbana que nos surpreende. O primeiro cenário será Belo Horizonte, tendo o retorno da Praça da Estação como palco. Mas outras cidades mineiras também terão, neste ano, a oportunidade de interagir com todo o brilho da Festa da Luz, em uma proposta de democratização, levando cada vez mais ações culturais para o interior do estado”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

Instalações

Com line-up majoritariamente composto por artistas de Belo Horizonte, o festival apresenta nomes que têm transformado o imaginário urbano com obras que unem arte contemporânea, arquitetura e cultura popular. Criola, mineira que exalta a ancestralidade negra e o sagrado feminino com cores vibrantes e símbolos de empoderamento, retorna ao circuito com sua estética potente. A grafiteira Raquel Bolinho apresenta seus personagens icônicos que abordam temas atuais com leveza e humor, conquistando públicos de todas as idades. Francine de Paula (Dpaula), artista do interior de São Paulo radicada em Curitiba, traz ao centro de BH a força gráfica do hip-hop e da cultura de rua.

O arquiteto e artista visual Rafael Cançado, o Homem Gaiola, apresenta mais uma de suas experiências tecnológicas imersivas em LED e laser mapping, reconhecidas internacionalmente. O Coletivo Levante, nascido no Aglomerado da Serra, junto com dupla Duas Ideias une arte, arquitetura e sustentabilidade em instalações que transformam o espaço urbano com olhar comunitário e afetivo. Alex Senna, paulistano de traço monocromático e olhar sensível, leva à Praça da Estação uma obra sobre afeto e conexão humana, apresentada em primeira mão no Festival Sensacional.

A dupla Mutabile Arquitetura + João Wilbert assina uma obra que dialoga com as novas paisagens abertas no centro da cidade, provocadas pela recente demolição do anexo dos edifícios Sulacap e Sulamérica. Agora, com o vão livre entre os prédios, é possível avistar o Viaduto Santa Tereza da Avenida Afonso Pena — perspectiva inédita que será explorada por duas instalações criadas por arquitetos, convidando o público a olhar e experienciar a cidade por novos ângulos.

Os arcos do Viaduto Santa Tereza recebem a instalação “FOCO” do artista e arquiteto Ricardo Bizafra, composta por dez grandes arcos infláveis que criam um túnel de luz que guia o olhar do público para o horizonte urbano. No Baixo do Viaduto, o público se torna parte da instalação interativa “Reflexões”, de VJ Bah, que captura e projeta imagens em tempo real em painéis de LED, com efeitos visuais dinâmicos.

O artista italiano Carlo Bernardini expõe a instalação “Infinito Refletido” em dois andares do Museu de Artes e Ofícios, em parceria com o Consulado da Itália de Belo Horizonte. A obra se materializa através da luz física da fibra óptica para desenhar no espaço formas ilusórias e mutáveis, percebidas de modo diferente conforme o deslocamento do público.

A iniciativa francesa Spectaculaires apresenta a instalação artística Dance Flower, uma colaboração com a Embaixada da França no Brasil.

Doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora de “E se eu fosse puta”, Amara Moira explora a poeticidade do bajubá, a língua das travestis, em um letreiro inédito no festival. Já o poeta Francisco Mallmann apresenta a instalação textual “A rua é do desejo”, que iluminará a rua Aarão Reis e celebra o encontro entre poesia e pulsação urbana.

Performances

Em diálogo com as instalações e com o tema deste ano, a Festa da Luz promove diversas performances pelo circuito do festival. Entre os destaques, está o Duelo de MCs, que acontecerá em seu local tradicional: o Viaduto Santa Tereza. Com 18 anos de história, o movimento promove batalhas de versos livres e manifestações artísticas da cultura Hip Hop.

O festival também será palco de outro movimento tradicional da capital mineira, a Velha Guarda do Soul, que resgata os bailes black dos anos 70, reunindo antigos frequentadores que com o passar dos anos foram sendo expurgados para a periferia da cidade.

Continuando a destacar as manifestações artísticas e culturais que acontecem nas ruas da cidade, o evento traz as atrações Trovão Tropical – Carrinho Projetor e Na Régua – Cortes na Barbearia da Rua Tamóios, além do Arrastão Samba D’ouro e do Karaokê da Bia, onde o público poderá soltar a voz.

Palco Muma – Música e Mapping

O Palco MUMA volta à Praça da Estação, com shows que combinam música e video mapping. A programação do palco acontece no final de semana e conta com três apresentações por dia (19h, 20h, 21h).

No sábado, o projeto Pajé e a Nave, liderado pelo maestro e trompetista William Pajé, convida a cantora e compositora Juliana Shiutz, enquanto o VJ Guilherme Pedreiro traz as projeções ao vivo. Com uma sonoridade brasileira-jazzy-pop, Nath Rodrigues é outra atração do dia, convidando Gui Ventura. Os artistas se unem ao VJ Notívago, um dos integrantes da equipe da Anitta. O projeto de Fortaleza Mateus Fazeno Rock se apresenta ao lado do VJ Misteria, diretor e curador do Abstrata – Festival Internacional de Videomapping.

Quem abre a programação do domingo é o veterano do reggae Celso Moretti, acompanhado por sua banda Barraco de Aluguel e pelo VJ Bah, que comanda as projeções. O rapper de Belo Horizonte FBC se apresenta ao lado do também mineiro VJ Gabriel Fix, que já iluminou palcos de grandes festivais como o Lollapalooza. Fechando a programação do palco, a paraibana Luana Flores traz uma fusão dos ritmos da cultura popular nordestina ao universo eletrônico, junto à VJ Deise Oliveira.

Palco Treme Terra – música que faz o corpo tremer

Uma novidade este ano é o Palco Treme Terra, com programação Soundsystem no baixio do Viaduto Santa Tereza e curadoria de Fatini Forbeck. As apresentações no palco já começam no primeiro dia com os artistas de BH Jambruna, Cordoval e Charlotte Drag comandando o Baile da Bôta, que destaca a cultura do brega e a música de paredão. Mais tarde, tem  Jambruna, Amaranta (Chile) e Gabii (Colômbia) na festa LatinoBREGARAVE, dissolvendo as fronteiras sonoras entre Brasil e América Latina.

No sábado, o NBaile exalta a música eletrônica feita pela periferia com diversos DJs dividindo o palco: Djahi B2B Dia, Gana B2B Grabs, Pelas B2B Jô Marçal B2B Princezinha da Paz e a Mc Vovó da Zn. Nascido da paixão pela cena eletrônica underground, o coletivo Pivetz Sounds destaca o reggae de Minas Gerais com os DJs Trine, Bella Melina, Rud Girl, Inza Princess, Vivi Uaiss e Ballet Selecta.

Mostra de Video Mapping

A Festa da Luz colore e ilumina a Praça da Estação, na quinta e na sexta-feira, com a Mostra de Video Mapping, em parceria com a SSA Mapping. A programação conta com três sessões por dia (19h, 20h e 21h) e reúne artistas de seis estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Sergipe.

Doze artistas trazem projeções ao Museu de Artes e Ofícios: Bug Visuals (BA), Coletivo Coletores (SP), Corrocobó (MG), Vj Flora (BA), Vj Gyulyia, Vj Grazzi (SP), Julia Bezerra (SE), Kelly Pires (SP), Koba (DF), Letícia Rms (SP), Lígia Alonso (SP) e Mobius Studio (MG).

 

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e, ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.

 

SERVIÇO
Festa da Luz 2025 – 4ª edição
14 a 17 de agosto de 2025
Baixo Centro de Belo Horizonte – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, rua Aarão Reis e Sapucaí
Entrada gratuita
Informações: www.instagram.com/festadaluz.art

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

TODOS OS DIAS

18h a 00h

 

INSTALAÇÕES:

ALEX SENNA (SP) – Sonhando Acordado

Praça da Estação

 

AMARA MOIRA (SP) – Bajubá é o que há

Escadaria do Metrô

 

BOLINHO (BH) – No Passinho do Bolinho

Rua Sapucaí

 

CARLO BERNARDINI (Itália) – Infinito Refletido

Museu de Artes e Ofícios

 

CRIOLA (BH) – ÌRÁN OKUN

Edifício Chagas Dória

 

COLETIVO LEVANTE (BH) + DUAS IDEIAS (BH) –  TIJOLUZ – Choque de Quebrada

Baixio do Viaduto Santa Tereza

 

DPAULA (SP) – Bonecos Black de posto

Rua Aarão Reis

 

FRANCISCO MALLMANN (PR) – A rua é do desejo

Rua Aarão Reis

 

HOMEM GAIOLA (BH) – Paisagens Digitais

Mirante da Sapucaí

 

MUTABILE ARQUITETURA (BH) + JOÃO WILBERT (BH) – Entrelinhas

Edifício Sulacap/Sulamérica

 

RICARDO BIZAFRA (BH) – Foco

Viaduto Santa Tereza

 

SPECTACULAIRES (França) – Dance Flower

Parque Municipal

 

VJ BAH (BH) – Reflexões

Baixio do Viaduto Santa Tereza

 

QUINTA

MOSTRA DE VIDEOMAPPING

3 sessões: 19h, 20h, 21h

Praça da Estação

 

TREME TERRA – música que faz o corpo tremer

Baixio do Viaduto Santa Tereza

18h a 22h

Baile da Bôta

18h a 20h30

LatinoBREGARAVE

20h30 a 22h

 

PERFORMANCES:

ARRASTÃO SAMBA D’OURO

Saída da Praça Fuad Noman

18h

 

TROVÃO TROPICAL – CARRINHO PROJETOR

Circuito Festa da Luz

18h a 22h

 

SEXTA

MOSTRA DE VIDEOMAPPING

3 sessões: 19h, 20h, 21h

Praça da Estação

 

PERFORMANCES:

DUELO DE MCs

Viaduto Santa Tereza

18h a 22h

 

NA RÉGUA

Grau e Arte Barbearia Noturna – rua Tamóios, 15

19h a 23h

 

TROVÃO TROPICAL – CARRINHO PROJETOR

Circuito Festa da Luz

18h a 22h

 

SÁBADO

MUMA – MÚSICA E MAPPING

18h a 22h

Praça da Estação

18H20 – PAJÉ E A NAVE convida JULIANA SHIUTZ + VJ GUILHERME PEDREIRO

19h40 – NATH RODRIGUES convida GUI VENTURA  + VJ NOTÍVAGO

21h10 – MATEUS FAZENO ROCK + VJ MISTERIA

 

TREME TERRA – música que faz o corpo tremer

Baixio do Viaduto Santa Tereza

18h a 22h

NBAILE

DJAHI B2B DIA, GANA B2B GRABS, PELAS B2B JÔ MARÇAL B2B PRINCEZINHA DA PAZ, MC – VOVÓ DA ZN

 

PERFORMANCES:

NA RÉGUA

Grau e Arte Barbearia Noturna – rua Tamóios, 15

19h a 23h

 

KARAOKÊ DA BIA

Rua Sapucaí

18h a 22h

 

TROVÃO TROPICAL – CARRINHO PROJETOR

Circuito Festa da Luz

18h a 22h

 

DOMINGO

MUMA – MÚSICA E MAPPING

18h a 22h

Praça da Estação

18H20 – CELSO MORETTI & BANDA BARRACO DE ALUGUEL +VJ BAH

19h40 – FBC + VJ GABRIEL FIX

21h20 – LUANA FLORES + VJ DEISE OLIVEIRA

 

TREME TERRA – música que faz o corpo tremer

Baixio do Viaduto Santa Tereza

18h a 22h

PIVETZ SOUNDS APRESENTA: “REGGAE DAS MINAS”

TRINE, BELLA MELINA, RUD GIRL, INZA PRINCESS, VIVI UAISS, BALLET SELECTA

 

PERFORMANCES:

A VELHA GUARDA DO SOUL

Parque Municipal

18h a 22h

 

NA RÉGUA

Grau e Arte Barbearia Noturna – rua Tamóios, 15

19h a 23h

 

TROVÃO TROPICAL – CARRINHO PROJETOR

Circuito Festa da Luz

18h a 22h

 

KARAOKÊ DA BIA

Rua Sapucaí

18h a 22h

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados