Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos gratuitos em Minas Gerais

Programa, que conta com parceria da Araujo, garante mais de 100 itens essenciais à saúde, incluindo remédios de uso contínuo, insulinas, fraldas geriátricas e absorventes
Crédito: Play P

   Belo Horizonte, setembro de 2025 – O acesso gratuito a medicamentos essenciais já faz parte da vida de milhões de brasileiros por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com farmácias da rede privada. Em Minas Gerais, a Drogaria Araujo – maior empresa do setor farmacêutico do estado – participa desde o início, em 2004, e hoje mantém 126 lojas credenciadas, garantindo retirada em horários ampliados e pontos estratégicos. Só em 2024, foram entregues mais de 4 milhões de itens pela Araujo por meio do programa e, até setembro de 2025, já ultrapassam 3,1 milhões.

Desde fevereiro de 2025, o programa ampliou seu alcance social ao passar a oferecer gratuitamente 100% dos medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes, que fazem parte do Programa Dignidade Menstrual. A lista inclui remédios para condições de saúde prevalentes como hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, osteoporose, Parkinson, anticoncepcionais e insulinas.

   Impacto direto para a população

Na Araujo, os principais beneficiados são idosos e pacientes crônicos, mas o programa atende pessoas de todas as idades, seguindo as regras específicas para cada condição de saúde.

Para a gerente técnica da Araujo, Isabel Dias, o Farmácia Popular é um dos programas mais relevantes do país, porque garante acesso gratuito e contínuo a tratamentos indispensáveis para a qualidade de vida de milhões de brasileiros. “Participar desse projeto é reafirmar o compromisso da Araujo em cuidar da saúde dos mineiros, oferecendo acesso facilitado a medicamentos essenciais. O programa não faz distinção de renda, atendendo a todos que necessitam. Algumas medicações, no entanto, têm critérios específicos, como idade ou condições de saúde pré-existentes, a exemplo do Forxiga, indicado para pacientes a partir de 65 anos com diabetes tipo 2 e histórico cardiovascular. Outros medicamentos seguem regras específicas, como para colesterol alto, osteoporose, hipertensão, Parkinson e contraceptivos. Essas diretrizes são fundamentais para garantir a correta utilização dos tratamentos e a segurança dos pacientes”, explica.

   Como participar

A retirada de medicamentos através do Aqui Tem Farmácia Popular exige receita médica dentro da validade, CPF e documento com foto. Nas lojas da Araujo, farmacêuticos e gerentes estão disponíveis para orientar os clientes, garantindo segurança e conformidade em todo o processo de dispensação.

O programa disponibiliza também gratuitamente fraldas geriátricas para pessoas com 60 anos ou mais e para pessoas com deficiência. Para ter acesso ao benefício, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e receita médica válida – que pode ser emitida tanto pelo SUS quanto por serviços particulares. No caso de pessoas com deficiência, a prescrição deve conter o CID (Classificação Internacional de Doenças). A retirada contempla até 40 fraldas por vez, com intervalo mínimo de 10 dias entre as retiradas.

   Programa Dignidade Menstrual

Criado em 2023 pelo Governo Federal, o Programa Dignidade Menstrual tem como objetivo combater a pobreza menstrual e garantir dignidade e saúde a milhões de brasileiras. A iniciativa promove a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em farmácias credenciadas, beneficiando pessoas entre 10 e 49 anos em situação de vulnerabilidade. O público atendido inclui mulheres, pessoas trans e não binárias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua. Para retirar os produtos, basta acessar o aplicativo Meu SUS Digital, gerar a autorização e apresentar o documento. Estima-se que cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país possam ser contempladas pela ação.

Para informações adicionais sobre o programa Aqui Tem Farmácia Popular, o Ministério da Saúde disponibiliza o telefone 136. Acesse também o site para conferir a lista de medicamentos e itens disponíveis e os endereços das lojas participantes:

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular

 

Clique aqui e confira todas as lojas Araujo credenciadas.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados