Níveis de inatividade física em adultos atingem recorde histórico
São Paulo, junho de 2024 – Novos dados divulgados no dia 26 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento dos níveis de sedentarismo estão mobilizando gigantes dos artigos esportivos e do fitness para se unirem e enfrentarem essa tendência alarmante.
- Os números revelam que 31% dos adultos estão inativos e não atingem os níveis recomendados de atividade física (150 minutos de exercício moderado por semana)
- Se essa tendência de inatividade física continuar, os níveis globais deverão subir para 35% até 2030 (de 26% em 2010)
- Há uma crescente disparidade na participação baseada em idade e gênero; as mulheres são menos ativas que os homens por pelo menos 5 pontos percentuais, e após os 60 anos, o sedentarismo aumenta rapidamente
- Novos dados sobre adolescentes serão divulgados ainda este ano, mas o que já se sabe é que 81% não fazem atividade física suficiente para manter uma boa saúde
- O custo econômico para tratar condições de saúde que podem ser prevenidas por um estilo de vida mais ativo excederá US$300 bilhões até 2030
As maiores empresas de artigos esportivos do mundo, incluindo Adidas, Amer Sports, ANTA, Arena, ASICS, Cycle Europe, Decathlon, Li-Ning, New Balance, Nike, On, Orbea, Pentland Brands, Puma, Restube, Shimano, SHRED., Specialized, SRAM, Tecnica Group, Under Armour, Wearable Technologies e Yonex, uniram-se como membros da Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos (WFSGI) para apoiar a ação.
As federações nacionais de artigos esportivos da Áustria, Brasil, Alemanha, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido, EUA, Indústrias de Ciclismo da Europa, FESI Europa e ISPO, juntamente com Federações de Varejo e Saúde e Fitness, FEDAS Europa, EuropeActive, Health & Fitness Association e ICSSPE, se juntaram ao movimento. São organizações que representam as indústrias de artigos esportivos, varejo e saúde e fitness, que juntas possuem uma plataforma poderosa e a responsabilidade de galvanizar a indústria global de esportes para encontrar soluções e implementá-las com o intuito de enfrentar essa onda crescente de sedentarismo.
Para Barbara Martin Coppola, CEO da Decathlon, a inatividade física é um grande problema para as comunidades em todo o mundo. “Se movimentar pode ter um impacto incrivelmente positivo no bem-estar das pessoas, tanto mental quanto físico, mesmo que seja apenas por alguns minutos por dia. Somos grandes defensores da incorporação do movimento na rotina diária das pessoas, para o benefício da saúde individual, mas também para a sociedade como um todo. Por meio de nossa missão que é Mover as Pessoas Através das Maravilhas do Esporte, nosso objetivo é construir um mundo mais feliz e saudável, facilitando a prática de esportes que amam de maneira que lhes convêm”, reforça.
O presidente da WFSGI, Andy Rubin, acrescenta. “Enfrentar a crise global de sedentarismo requer trabalho em equipe. Os novos dados de inatividade física adulta mostram que não está sendo feito o suficiente para reverter esse quadro. É por isso que, apesar de sermos concorrentes nos negócios, estamos nos unindo para compartilhar nossa expertise sobre o comportamento do consumidor e engajar as pessoas em esportes comunitários e atividades físicas. Estamos juntos para estimular as pessoas a serem mais ativas e desenvolver uma paixão de longa data pelo esporte e pela atividade, além dos benefícios que isso traz”.
Emma P. (Mason) Zwiebler, CEO da WFSGI, explica como a WFSGI está comprometida em unir nossas indústrias e facilitar ações eficazes baseadas em parcerias para apoiar pessoas a terem uma vida mais saudável e um planeta mais ativo. “Os novos dados da OMS são preocupantes do ponto de vista da saúde pública, mas também do ponto de vista da indústria. Fazer o mundo se mover mais é uma prioridade de negócios para os membros que representamos “, diz.
“Este momento é uma grande oportunidade para aproveitar o poder coletivo das indústrias de artigos esportivos e saúde e fitness como provedores de soluções chave para um planeta mais saudável e ativo para todos. Temos orgulho de trabalhar ao lado de nossos membros da WFSGI, associações comerciais parceiras e CEOs líderes que apoiaram esta declaração e compartilham nossa visão de impulsionar a cooperação multissetorial para entregar mudanças significativas para a saúde global e os negócios”, completa Zwiebler.
O preço do sedentarismo
Os novos dados que mostram o aumento dos níveis de sedentarismo entre as populações em todo o mundo têm implicações diretas para a saúde pública, contribuindo para o aumento da obesidade e das doenças não transmissíveis (DNTs), que são condições de saúde crônicas, como doenças cardíacas, câncer, doenças respiratórias e diabetes.
Enquanto os níveis globais de inatividade física dos adultos ainda eram estimados em 28%, a OMS calculou que o custo disso excede US$300 bilhões com base em estimativas de que até 2030 quase 500 milhões de pessoas a mais deverão desenvolver condições de saúde que podem ser prevenidas com atividade física regular.
Os níveis de sedentarismo nos adolescentes estão acima de 80% e o impacto total da pandemia de COVID-19 nos níveis de atividade física entre as crianças ainda não é conhecido. Sem uma ação urgente para reverter essa tendência, há um risco muito real de que crianças e jovens, à medida que envelhecem, se tornem um grande fardo de saúde e econômico para a sociedade.
Como a indústria de artigos esportivos e fitness pode ajudar a enfrentar essa crise
Os principais compromisso assumidos da indústria de artigos esportivos e fitness, em colaboração multissetorial, são:
- Aumentar a conscientização sobre a crise, que não está recebendo atenção suficiente do governo ou da mídia e, portanto, precisa de uma resposta mais estratégica e coordenada do setor privado.
- Apoiar as pessoas a levarem uma vida mais fisicamente ativa, aproveitando a expertise das indústrias em comercializar o poder do esporte e da atividade física para o mundo e canalizando sua paixão, criatividade e energia em intervenções impactantes para reverter as tendências do sedentarismo.
- Aproveitar o poder dos grandes eventos esportivos para aumentar a conscientização sobre a importância da atividade física e realizar iniciativas em nível comunitário direcionadas a pessoas sedentárias.
- Criar parcerias dentro da comunidade empresarial e entre os setores para co-criar uma nova era de saúde no local de trabalho, viagens ativas e iniciativas de atividade física, incentivando os funcionários a adotarem estilos de vida ativos e saudáveis.
As indústrias de artigos esportivos e fitness já trabalham arduamente para enfrentar o sedentarismo por meio de intervenções direcionadas. No entanto, a união faz parte de uma abordagem mais colaborativa que proporcionará um impacto maior e mais rápido, com a crença de que a atividade física tem múltiplos benefícios. Por exemplo, a promoção de viagens ativas tem benefícios diretos tanto para a saúde quanto para a proteção do planeta. Enquanto isso, também é reconhecido que a Educação Física de qualidade nas escolas beneficia diretamente a saúde mental e o desempenho acadêmico dos jovens.
Colaborando para impulsionar mudanças significativas
As indústrias de artigos esportivos e fitness estão comprometidas em trabalhar juntas, ao lado de formuladores de políticas do setor público e da OMS, para enfrentar os níveis globais de sedentarismo. Como uma voz unida, apoiamos plenamente a OMS em seu trabalho para implementar o Plano de Ação Global para a Atividade Física (GAPPA). Os novos dados de inatividade revelam que o mundo está fora do caminho para atingir a meta da OMS de uma redução relativa de 15% na prevalência global de inatividade física em adultos e adolescentes até 2030.
SOBRE A DECATHLON
A Decathlon é a maior varejista multiesportes do mundo. Voltada para iniciantes e atletas de ponta, a marca é uma fabricante inovadora de artigos esportivos para todas as habilidades. Com mais de 100.000 funcionários e 1.700 lojas em todo o mundo, a Decathlon e as suas equipes trabalham desde 1976 para cumprir uma ambição contínua: mover as pessoas através das maravilhas do esporte, para ajudá-las a serem mais saudáveis e felizes num futuro sustentável.
No Brasil, a Decathlon tem a oferta de suas marcas próprias, além de parcerias com grandes
marcas internacionais disponibilizadas em mais de 50 lojas com atendimento personalizado por meio de seus colaboradores especialistas. Desde 2013 também no e-commerce, a empresa vem ampliando sua atuação nacional. Para saber mais, acesse o site, ou os perfis da marca nas redes sociais: Instagram, Tiktok, Facebook, Youtube, Twitter e LinkedIn.