De acordo com a pesquisa Intenção de Consumo Dia dos Pais, do Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, 42,7% dos belo-horizontinos devem comprar presente na data. O valor médio a ser gasto ficará entre 70,00 e 200,00 conforme 69,8% dos entrevistados entre os dias 14 e 22 de julho nas regiões Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova. O Dia dos Pais marca o início das datas comemorativas do segundo semestre para o comércio.
Conforme 67,6% dos consumidores da capital que vão presentear, as promoções podem influenciar na decisão da compra do presente dos pais. Já os preços reduzidos atrairão 28,5% e o atendimento diferenciado, 23,5% dos entrevistados.
Por outro lado, os preços altos, atendimento precário e lojas cheias são citados como os principais motivos que podem afastar o consumidor, sendo que a rejeição aos preços altos é citada por 75,6% dos entrevistados como o principal motivo para reduzir o gasto com o presente.
As roupas, os calçados e os perfumes serão os presentes preferidos por 48,0%, 28,3% e 12,3%, respectivamente e as modalidades de pagamento que devem prevalecer são o cartão de crédito parcelado (31,8%), Pix (23,5%) e dinheiro (21,2%).
As lojas da vizinhança serão principal local de compra do presente, indicadas por 46,9% seguidas por lojas de shopping com 33,0% de preferência. A data mais provável de compra do presente será na primeira semana de agosto para 51,4% e na semana do Dia dos Pais conforme 39,7% dos consumidores.
A realização de pesquisa de preço para compra do presente do pai não é um hábito de acordo com 45,3%. Já 33,0% dos entrevistados fazem pesquisa nas lojas físicas, 25,7% em sites de lojas e 12,3% sondam os preços nos marketplaces.
As comemorações intimistas, com almoço ou jantar na casa de parentes, ou na própria casa, serão as opções de 41,3% e 27,2%, respectivamente. Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que o período do Dia dos Pais é uma data muito importante, não apenas para o comércio varejista, mas também para os setores de serviços e do turismo. “O período que abrange o Dia dos Pais, e outras datas comemorativas de cunho emocional muito elevado, movimenta não apenas o setor do comércio, mas também permite que os serviços e o turismo também se beneficiem. Muitas pessoas aproveitam essas datas para comprar presentes, visitar familiares, fazer viagens, dentre outras atividades que geram uma movimentação positiva para toda a economia”, explica Martins.