Direção, Produção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Roteiro, Som (incluindo captação e produção de trilha, Montagem/Edição e Continuidade estão entre as áreas que serão abordadas nos oito cursos gratuitos de audiovisual
Em 2025, o projeto Cine Vida celebra sua primeira década com uma edição especial que oferece oficinas gratuitas em áreas específicas do audiovisual, como direção, roteiro, captação de som, montagem e continuidade. O novo ciclo formativo acontece entre maio e agosto, com duas oficinas por mês em centros culturais e outros equipamentos públicos de Belo Horizonte como o Cine Santa Tereza e o Museu da Moda. Ao final do percurso, será produzido um telefilme com cerca de 52 minutos com participação dos alunos selecionados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril, por meio do formulário disponível no instagram do projeto: @oficinacinevida.
Com o tema “Caminhos da Resistência: 10 Anos de Narrativas e Transformação”, a 10ª edição do Cine Vida propõe um mergulho em histórias de mobilização e pertencimento, dando visibilidade a trajetórias da população negra, indígena, LGBTIQAP+ e periférica. O objetivo é estimular uma produção audiovisual comprometida com a diversidade e com o fortalecimento de vozes que historicamente foram silenciadas.
Atendendo a uma demanda recorrente dos ex-alunos, a nova edição reformula o formato das oficinas, que deixam de ser introdutórias e passam a focar em áreas específicas da cadeia produtiva do cinema. São 8 oficinas no total, com 40 horas cada, ofertadas gratuitamente em diferentes espaços culturais da cidade. A cada mês, duas oficinas acontecem de forma híbrida (presencial e online), permitindo mais flexibilidade e aprofundamento técnico para os alunos.
“O Cine Vida sempre foi um espaço de descoberta e formação. Agora, ao completar 10 anos, entendemos que era o momento de dar um passo adiante. Queremos preparar nossos alunos para atuar com mais segurança no mercado de trabalho e também apoiar suas criações autorais com mais qualidade técnica”, afirma Leandro Wenceslau, idealizador do projeto.
Ao fim das oficinas, os participantes mais engajados serão convidados a integrar a equipe de um telefilme documental de cerca de 52 minutos, dirigido pelos professores das oficinas. O filme será construído de forma coletiva, tendo como base o tema da edição. A estreia será realizada em dezembro, no Cine Santa Tereza, com sessão comentada entre alunos, professores e público. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Cine Vida 10 anos: um legado de formação e transformação
Desde 2015, o Cine Vida já realizou mais de 50 oficinas gratuitas, impactando cerca de 900 de participantes nas regionais de Belo Horizonte. Em suas edições anteriores, o projeto trabalhou com formações generalistas em roteiro, direção, produção e fotografia. A metodologia priorizou o acesso de jovens de periferia ao universo audiovisual, oferecendo não apenas conhecimento técnico, mas também incentivo à expressão artística e à construção de narrativas próprias.
Foram mais de 40 curta-metragens produzidos e um longa-metragem. Ao longo dos anos, vários ex-alunos do Cine Vida passaram a atuar no mercado como assistentes, produtores, roteiristas e realizadores independentes, além de integrarem festivais e mostras com filmes autorais produzidos durante ou após as oficinas.
Serviço
Projeto Cine Vida – Edição 2025
Tema:Caminhos da Resistência: 10 Anos de Narrativas e Transformação
Oficinas Gratuitas de Cinema
Período da oficina: De maio a agosto de 2025
Locais: Equipamentos culturais público e municipais de Belo Horizonte (MUMO, CCAVC, CCP, CCUC, CCPE, CCVN, CCZS e Cine Santa Tereza)
Atividade gratuita. Vagas limitadas.
Inscrições de 15 a 30 de abril, por meio do formulário neste link.