Cine Theatro Brasil abre suas portas no Carnaval de BH, com programação gratuita de shows, que irá ocupar as varandas da Av. Amazonas e da Rua Carijós

04-12-2022- Dia do Samba
Estreia do “Carnavaranda” acontece entre os dias 1º e 4 de março, com 20 atrações artísticas que vão se apresentar durante os intervalos das passagens de blocos de rua pela Praça Sete. Essa é a primeira vez que o espaço integra a programação oficial do Carnaval de BH. 
Fotos: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1ZH7TORz_RMRewSC4JeCsEKW7lYFo-W2L
O Cine Theatro Brasil – um dos espaços culturais mais emblemáticos do hipercentro de Belo Horizonte – abre, pela primeira vez, as suas portas no Carnaval de Belo Horizonte. É a estreia do “Carnavaranda” (uma extensão do projeto “Música na Varanda”), iniciativa que promete pulsar ainda mais a Praça Sete durante os quatro dias de folia.  As varandas do espaço, localizadas na Avenida Amazonas e na Rua Carijós, serão palcos de 20 atrações artísticas, que se apresentarão  gratuitamente durante os intervalos das passagens dos blocos de rua. Artistas mineiros, como Marcelo Veronez, Adriana Araújo, Manu Dias, Adrianna, Tizumba + Tambor Mineiro, e outros grupos locais e regionais, integram a programação, que acontecerá entre os dias 1º a 4 de março, a partir das 09h.  A festa será comandada pela energia contagiante da atriz e humorista Kayete Fernandes.
“O Cine Theatro Brasil é um dos espaços culturais mais importantes de Belo Horizonte, localizado no coração da cidade, onde o Carnaval pulsa incessantemente. O ‘Carnavaranda’ nasce do desejo de fazer parte dessa festa maravilhosa e democrática que a nossa cidade entrega. É uma iniciativa inovadora, que proporciona ao Carnaval de rua de BH uma nova dimensão, ao abrir as varandas de um teatro, localizado em um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, durante o período carnavalesco. Ao integrar o Cine Theatro Brasil ao Carnaval, estamos tornando o espaço ainda mais democrático”, diz Sandra Campos,  Gestora Cultural do espaço.
O “Carnavaranda” promete uma experiência única no Carnaval de BH. A varanda da Avenida Amazonas, localizada em pleno cruzamento com a Avenida Afonso Pena, na Praça Sete, receberá dois shows por dia, totalizando oito apresentações. A programação convida o “Samba da Januário”; a cantora Adrianna com “Baile da Dri”; a sambista Adriana Araújo; o cantor Marcelo Veronez com o “Baile do Veronez”; o grupo de samba “Trem dos Onze”; a sambista Manu Dias; o “Show do Augustim”; e o axé do “Raga Mofe”.
Já a varanda da Rua Carijós, será um retrato do carnaval de Minas Gerais, com toda sua diversidade, estética e riqueza. A cada dia, três atrações, totalizando 12 atividades culturais, entre artistas e grupos de diversos estilos, valorizando tradições e o patrimônio imaterial. No palco “Varanda Tradições”, o foliões poderão curtir os artistas Chico Lobo + Wilson Dias + Billora; Candonguêro (Ouro Preto); Maracatrupe (Ouro Preto); Clarão da Lua; Afoxé Bandarerê; Baile do Cambará (Juiz de Fora); Tizumba + Tambor Mineiro; o Bloco de Pífanos, além de intervenções circenses com os artistas do “Circolar”. O Dj Kriok e o Dj Rafael Couto também prometem animar o público.
A fachada do Cine Theatro Brasil irá ganhar adereços e cores vibrantes, enriquecendo a experiência e permitindo uma interação mais próxima entre artistas e público. O projeto estético estará em harmonia com as demais atividades carnavalescas que acontecerão na Praça Sete, dentro da programação oficial.
O “Carnavaranda” é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cemig e da Rádio Itatiaia. É um projeto da Associação do Cine Teatro Brasil e a direção geral do evento é da Árvore.
VARANDA AMAZONAS
A programação na “Varanda Amazonas” começa no sábado, dia 1º, às 9h com o “SAMBA DA JANUÁRIO”, sinônimo de potência e musicalidade. A sambista Fran Januário envolve o público e cria um vínculo que transcende a barreira entre palco e plateia, encantando corações e elevando a experiência musical, passando pelos grandes sucessos do samba. Em seguida, às 12h, a cantora Adrianna assume a festa com o seu famoso “BAILE DA DRI”. Com um repertório que viaja por décadas de sucessos, do pop ao rock, da discoteca às brasilidades, o baile é um convite à celebração e à alegria.
No domingo, dia 2, a festa começa com a sambista ADRIANA ARAÚJO, um dos nomes mais conhecidos da nova geração do samba em Belo Horizonte, que se destaca pela sua voz marcante e presença forte de palco. Com influências da cultura afro-brasileira, a cantora mantém viva a tradição do samba, reinventando o gênero com o seu estilo próprio. Com sua voz potente, Adriana encanta plateias, levando consigo a tradição do samba e a mensagem de resistência e esperança. Às 16h, o “Carnavaranda” recebe o talento multifacetado de Marcelo Veronez, que solta a sua voz com o “BAILE DO VERONEZ”, que promete um clima quente, plumas, paetês, animação lá em cima ao som de clássicos de Moraes Moreira, Alceu Valença, Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Novos Baianos, marchinha, frevo e rock’n roll, do jeito que a gente gosta!
A cantora e compositora MANU DIAS abre a programação na segunda, dia 3, às 9h, e promete entregar ao público sucessos do samba com a sua voz marcante, aveludada e singular. A força do samba segue a partir das 13h com o grupo “TREM DOS ONZE” revisitando clássicos de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Chico Buarque, e muitos outros, com a identidade única de suas interpretações.
A terça de Carnaval, dia 4, começa às 09h com “AUGUSTO CORDEIRO E BANDA”. O show de brasilidades do artista tira qualquer um do chão, com seu repertório dançante e contagiante do início ao fim, em um verdadeiro ode à música brasileira, que garante momentos de descontração para todos os públicos.  A banda “RAGA MOFE” assume a festa a partir das 13h, e promete mexer com a memória afetiva do público, com um repertório repleto de músicas que marcaram época.
PALCO CARIJÓS
A festa no “Palco Carijós” começa no sábado, dia 1º, às 8h, com apresentações do DJ Kriok e DJ Rafael Couto. Os artistas do “Circular”também irão levar a magia de suas intervenções circenses durante os quatro dias de folia.
A programação de shows no sábado tem início às 10h, com o “VIOLAS DE MINAS”, uma celebração da riqueza e diversidade da viola de Minas Gerais. Juntos, os cantores Bilora, Chico Lobo e Wilson Dias desfilam cantigas, de seus repertórios, que nos fazem viajar pelas folias, batuques, modas, cateretês, catiras e toadas. Às 16h, o grupo “CANDONGUÊRO” apresenta o seu repertório vibrante, misturando as tradições carnavalescas com novas influências musicais.
No domingo, dia 2, às 10h, quem abre a programação é “MARACATRUPE”, de Ouro Preto (MG). Desde a sua fundação, o grupo envolve a comunidade ouropretana e das cidades vizinhas à rica linguagem musical e estética do Maracatu e outras manifestações culturais populares. Às 16h, o “CLARÃO DA LUA” assume a festa com o seu samba de raiz e o pagode dos anos 90, reunindo um repertório cuidadosamente selecionado, que passeia por clássicos imortais da música brasileira. De Cartola à Grupo Revelação, a banda entrega apresentações cheias de energia, nostalgia e autenticidade
O “AFOXÉ BANDARERÊ” abre a festa na segunda, dia 3, às 10h30.  Com 11 anos de história, o grupo chega trazendo a força do tambor e o axé que faz todo mundo dançar. A cidade de Juiz de Fora também marca presença na programação do “Carnavaranda”, a partir das 16h, com a poesia do forró do “BAILE DO CAMBARÁ”.
Na terça, dia 4, a folia começa com o show “TIZUMBA + TAMBOR MINEIRO”, de Maurício Tizumba. Com cânticos do congado mineiro e música popular brasileira, os tambores, gungas e patangomes criam um ritmo que conecta o público às raízes ancestrais. O congado, com mais de quatro séculos de tradição, é uma expressão artística e cultural essencial para a identidade brasileira. Maurício Tizumba e o Bloco Tambor Mineiro se unem em uma apresentação que difunde a rica cultura afro-brasileira. A programação encerra às 16h com o “BLOCO DE PÍFANOS”, formado por flautas tipo (pífano, pife), percussão, sanfona, viola caipira, tuba, vozes e caretos (máscaras).
A programação pode ser alterada de acordo com a passagem dos blocos de rua.
SERVIÇO
“Carnavaranda” – Cine Theatro Brasil
1º a 4 de março (sábado a terça)
Gratuito
PROGRAMAÇÃO
Varanda Amazonas
Sábado | 01/03
09h – Samba da Januário + 3 convidadas
12h – Baile da Dri
Domingo | 02/03
12h – Adriana Araújo
16h – Baile do Veronez
Segunda | 03/03
09h – Trem dos Onze
13h – Manu Dias
Terça | 04/03
09h – Show do Augustim
13h – Raga Mofe
VARANDA CARIJÓS
Sábado | 01/03
10h – Chico Lobo + Wilson Dias + Billora
16h – Candonguêro (Ouro Preto)
Domingo | 02/03
10h – Maracatrupe (Ouro Preto)
14h30 – Clarão da Lua
Segunda | 03/03
10h30 – Afoxé Bandarerê
16h – Baile do Cambará (Juiz de Fora)
Terça | 04/03
09h – Tizumba + Tambor Mineiro
16h – Bloco de Pífanos
*a programação pode ser alterada de acordo com a passagem dos blocos de rua.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – CS Comunicação e Arte  
Cristina Sanches – (31) 98489 2098
cristinasanches@cscomunicacao.com
@cs.comunicacao.arte
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados