Projeto valoriza a cultura e a diversidade de Venda Nova por meio da fotografia, promovendo inclusão social
Na próxima sexta-feira, dia 04 de julho, o Centro Cultural Venda Nova recebe a primeira exposição da ” . O evento marca o encerramento de um programa que envolveu alunos em aulas teórico-práticas, nas quais tiveram a oportunidade de registrar o cotidiano da região de forma criativa e reflexiva. A iniciativa é realizada com recursos provenientes da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Multilinguagens – Fundo Municipal de Cultura / 2024.
A “Foto & Tal” tem como objetivo principal valorizar a cultura e a diversidade de cada regional onde é realizada, promovendo uma abordagem inclusiva e representativa. Localizado no Jardim Comerciários, o Centro Cultural Venda Nova tem se consolidado como um espaço importante para a difusão cultural na região. Segundo a coordenadora geral do programa, Mônica Veiga, “o bairro e o entorno de Venda Nova vêm sendo palco de crescentes iniciativas culturais. A oficina chega como uma resposta à invisibilização desses territórios na mídia tradicional, transformando celulares em ferramentas de resistência poética e expressão artística”.
Durante o curso, 100% gratuito, os participantes tiveram acesso a aulas presenciais, que combinaram teoria e prática, estimulando a criatividade e o olhar crítico. “A fotografia de periferia é arte, é reflexão, é celebração. As fotos levam o público a perceber o que muitas vezes passa despercebido: as histórias comuns que constroem a alma de uma cidade”, destaca Dalila Pires, proponente e produtora do programa.
A aluna Ana Luiza da Silva afirma que “a oficina é uma experiência incrível, não só de prática fotográfica, mas uma troca de vivências e discussão de territórios e identidade”. Para o aluno Paulo Ricardo Custódio a troca de experiências, associando a história de cada um durante a oficina foi uma vivência marcante. “Estou mais interessado e mais ciente do que é esse universo da fotografia”. Tatiana Salomé conta que a oficina foi surpreendente. “Estou aprendendo muito mais do que imaginava, inclusive sobre a gente mesmo. É uma narrativa da nossa história”, ressalta.
A oficina será realizada também no bairro Barreiro em julho e outras duas edições estão previstas para o segundo semestre, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa. “Nossa ideia é mostrar o simples com olhar cultural. A fotografia tem o poder de transformar o cotidiano em momentos únicos e carregados de significado”, ressalta Mônica.
Podem participar da oficina maiores de 18 anos, com prioridade para moradores de periferias ou favelas, pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência (PcD), incluindo diferentes espectros de deficiência física. Ao final do curso, será realizada uma exposição fotográfica com as obras produzidas pelos participantes, e cada um receberá um certificado de participação.
Serviço:
Abertura da exposição “Que história meu bairro conta?”
Oficina “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”
Data: 04 de julho, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários, BH)
Instagram: @fotoetalartevisual