Salário em bares e restaurantes segue crescendo, mas contratação ainda é desafio

Crédito: Midjourney

A mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira (30) pelo IBGE, aponta que o setor de alimentação fora do lar registrou aumento salarial e avanço na taxa de ocupação em 12 meses, apesar de uma leve retração no trimestre encerrado em março deste ano.

A taxa de ocupação no setor ficou em 5,56 milhões de pessoas entre janeiro e março, número menor que o registrado no trimestre anterior (5,74 milhões), mas 1,3% superior ao mesmo período de 2024. Já o rendimento médio mensal alcançou R$ 2.227, uma alta de 2,8% na comparação anual. Trata-se de um recorde histórico para o segmento.

 

Contratar continua sendo obstáculo

Apesar do avanço nos salários, os empresários de bares e restaurantes continuam encontrando dificuldades para preencher vagas. Uma pesquisa recente da Abrasel revelou que 90% dos empresários do setor consideram difícil ou muito difícil contratar novos funcionários. O principal entrave está na falta de qualificação profissional (64%), seguida da ausência de interessados (61%).

“Mesmo com o aumento real dos salários, a contratação de profissionais segue sendo um desafio, especialmente nos cargos que exigem especialização, como sushiman, churrasqueiro e cozinheiro. Nosso levantamento mostrou que 88% dos empresários classificam como ‘alta’ ou ‘muito alta’ a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para funções como essas”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Para contornar o cenário, os empresários têm adotado diferentes estratégias. Entre elas, se destacam as premiações por desempenho (51%) e investimento em treinamentos internos (40%). A pesquisa também apontou que 92% contratam profissionais sem experiência prévia, optando por formar esses trabalhadores dentro do próprio negócio.

“É preciso valorizar quem está começando e criar caminhos de crescimento dentro do próprio negócio. A oferta de capacitação e benefícios tem sido uma forma de formar equipes mais engajadas e preparadas, mesmo diante da escassez de mão de obra pronta no mercado”, completa Solmucci.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Últimos ingressos para O Último Fantasma – In Concert no Teatro Gazeta em São Paulo

Após 35 anos em cartaz na Broadway, o grande clássico fechou suas cortinas. Mas o Fantasma nunca será esquecido! A Dos Clássicos Produções reunirá grandes artistas das montagens oficiais do Fantasma da Ópera Brasil em um In Concert muito especial, que acontecerá no dia 31 de maio, em única apresentação, ao vivo, no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista.