Levantamento da Circana destaca crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2023
O mercado de brinquedos brasileiro apresentou ótima performance durante a Black Friday de 2024, registrando um aumento significativo nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, durante a semana da Black Friday, que considera o período entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, foi registrado um faturamento aproximado de R$ 108 milhões, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2023, quando o faturamento foi de R$ 97 milhões.
O destaque desse ano foi o canal físico, que se consolidou como o grande protagonista, com um crescimento de 15% e representando 72% do total de vendas. Enquanto isso, o canal online apresentou um crescimento de 1%. A diferença de preço entre os canais também chamou a atenção: no ponto de venda físico, o preço médio foi de R$ 58,00, aproximadamente R$ 30 a menos que no e-commerce, que praticou um preço médio de R$ 88,00. “No mercado de brinquedos, é comum que o preço médio das lojas físicas seja mais barato do que nas lojas online, já que este é um canal onde o consumidor busca conveniência. Já no online, é mais comum a comparação pelas melhores ofertas, em busca de itens de preço médio mais alto”, analisa Ana Weber, diretora da Circana.
As categorias de brinquedos que mais se destacaram durante a Black Friday 2024 foram blocos de montar, com um impressionante crescimento de 51% nas vendas, seguido por veículos registrando um aumento de 30% e pelúcias com um incremento de 23%. “Essas categorias seguiram a tendência de alta no mercado, com consumidores cada vez mais em busca de opções criativas e educativas para presentear”, explica Ana Weber.
Entre os grandes destaques do período, alguns lançamentos e produtos marcaram presença no top 10 de vendas, como, por exemplo, os brinquedos LEGO, que alavancaram suas vendas com o lançamento do McLaren MP4 Ayrton Senna, um grande sucesso entre os consumidores. A Copag também se sobressaiu com sua linha de cartas Pokémon como um dos itens mais procurados. A Mattel, com as bonecas Barbie Dreamhouse e Barbie Fashion Doll, juntamente com os carros Hot Wheels, também conquistaram os consumidores.
Top 10 Produtos Mais Vendidos:
- Barbie Dreamhouse
- Hot Wheels Singles
- Hot Wheels Pack com 5 Carrinhos
- Barbie Fashion Doll
- Lego Icons McLaren MP4 Ayrton Senna
- Lego Caixa Clássica Criativa Média
- Boneco Vingadores Marvel
- Hot Wheels Color Shifters Color Splash Science Lab Playset
- Hot Wheels Pista Robô Tubarão
- Barbie Color Reveal
Para Ana Weber, o crescimento expressivo registrado durante a Black Friday de 2024, eleva as expectativas do setor de brinquedos no Brasil para o final do ano, especialmente com a proximidade do Natal. “A tendência de alta nos canais físicos, junto com a crescente popularidade de categorias como blocos de montar, veículos e pelúcias, devem continuar a movimentar o mercado, consolidando a relevância do Brasil no cenário global”, analisa.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.