Amanhã e quinta (13 e 14/11) – Gratuito – Shows e palco aberto integram a programação do 3º Seminário de Práticas Musicais Criativas e Engajamento Social

Na Casa Outono, Palco Aberto Conectar convida músicos a mostrarem sua arte e, no Conservatório da UFMG, shows encerram o evento

Promovido pelo Projeto Conectar, a 3ª edição do Seminário de Práticas Musicais Criativas e Engajamento Social acontece até o dia 14 de novembro e conta com eventos abertos ao público e gratuitos. Na Casa Outono, músicos podem participar amanhã (13/11) do Palco Aberto Conectar, um espaço de criação coletiva, em que todos podem se apresentar de forma espontânea. O encerramento do evento (14/11), no Conservatório da UFMG, traz performances dos participantes do seminário e das lideranças do Projeto Conectar, são elas: a pianista Heloisa Feichas, o violonista/cavaquinista Estevão dos Santos e o violonista Bernardo Meireles, que ainda trazem o artista Kristoff Silva, como convidado especial.

As ações ainda contam com a participação de educadores musicais amplamente reconhecidos, que compõem a programação do Seminário: André de Quadros (Universidade de Boston), Maite van der Marel (Collecting Beats) e Sean Gregory (Guildhall School of Music and Drama). Eles trazem uma bagagem extensa de experiência e o objetivo comum de transformar realidades sociais por meio da música. Indiano radicado nos EUA, André de Quadros já trabalhou com refugiados, vítimas de violência, pessoas encarceradas, entre outros grupos em vulnerabilidade; Maite van der Marel, da Holanda, é reconhecida por seu trabalho em áreas de conflito no Oriente Médio; e Sean Gregory, do Reino Unido, disseminou a prática criativa-colaborativa pelo mundo.

O Projeto Conectar tem como objetivo renovar os processos de ensino musical. Partindo de atividades criativas e dinâmicas, o Seminário cria um espaço para que músicos e educadores musicais experimentem novas formas de criar, ensinar e aprender, de forma colaborativa e inclusiva, refletindo sobre o poder da educação musical na inclusão. Mais do que dar respostas, o evento convida à reflexão e cria momentos de trocas, que valorizam a autonomia e as singularidades de cada participante.

Bernardo Meireles, coordenador executivo do Conectar, comenta sobre como a experiência do Seminário pode transformar os participantes: “É uma oportunidade não só das pessoas estarem com profissionais muito experientes, que trabalharam no mundo inteiro, mas para de fato vivenciar algo novo. Quando a gente fala de ensino musical, os congressos e os seminários, hoje, são muito pautados pela cultura acadêmica, são apresentações de artigo científico, workshops, muitas vezes muito pouco práticos… O seminário é uma chance única das pessoas vivenciarem o que é uma renovação da educação musical. E a gente fala isso não é só no discurso, os participantes saem de lá transformados, no sentido de ‘algo novo é possível’. “

SOBRE OS FACILITADORES DAS OFICINAS

André de Quadros

Natural da Índia e radicado nos EUA, André de Quadros é professor de música na Universidade de Boston. Defende a música criativa como forma de transformação de realidades e o direito de todos à arte e cultura. Como artista, acadêmico e ativista de direitos humanos, ele trabalhou em mais de 40 países nos mais diversos cenários, incluindo projetos em prisões, de reabilitação psicossocial, com refugiados, vítimas de violência sexual, tortura e trauma, entre outros grupos socialmente vulneráveis. Trabalha com o canto coral em vários projetos ao redor do mundo, como Indonésia, Sri Lanka, Estados Unidos, Israel, no mundo árabe e na fronteira México-EUA. Em 2019, ele foi um Visitante Acadêmico Notável na Universidade de Cambridge.

Sean Gregory

Sean Gregory faz parte de uma geração que disseminou a música criativa colaborativa em várias partes do mundo. Vice-Diretor e Diretor de Inovação e Engajamento da Guildhall School of Music & Drama, desenvolveu uma vasta gama de programas colaborativos, engajados socialmente e de aprendizagem continuada na instituição, reconhecida pela inovação nos processos de ensino e aprendizagem musical. O professor, compositor, intérprete e produtor criativo foi líder do primeiro Seminário de Práticas Musicais Criativas e Engajamento Social, promovido pelo Conectar.

Maite van der Marel

A cantora, compositora e instrumentista Maite van der Marel é reconhecida, para além de sua música dinâmica, com reviravoltas surpreendentes, pela sua liderança em diferentes projetos musicais ao redor do mundo. Nascida e criada em Utrecht, na Holanda, tem Bacharelado em Educação Musical no Conservatório Codarts de Roterdã e Mestrado em Música no Conservatório de Utrecht. Em suas pesquisas e projetos, explora novas abordagens na educação musical, focada na criação criativa e colaborativa. De 2017 a 2021, atuou em áreas pós-conflituosas no Oriente Médio, na Sounds of Change.  Hoje, lidera a Collecting Beats, que trabalha em diferentes contextos ao redor do mundo com o objetivo de capacitar artistas a usarem sua arte para fortalecer comunidades locais.

SOBRE O CONECTAR

Projeto Conectar é uma iniciativa que busca contribuir com a renovação dos processos de ensino e aprendizagem de música. Visando a transformação social, sua atuação é centrada no ser humano e em sua criatividade, de forma horizontal, diversa, dialógica e sustentável. O projeto teve seu início na Escola de Música da UFMG e em instituições de ação social onde seus membros atuam ou costumavam atuar. Pensando na potência da música como ferramenta de superação da desigualdade social e nas lacunas existentes na formação tradicional do educador musical, a equipe do Conectar se apoia em valores como a autonomia, decolonialismo e a humanização.

Em seu trabalho, o Projeto Conectar se baseia na Aprendizagem Musical Criativa e Colaborativa, que interage com a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e que incorpora em suas práticas a valorização da aprendizagem informal e não formal, a visão humanista de educação, a reflexão e pensamento crítico, bem como as produções interartes. Estimular práticas baseadas na criatividade musical significa lançar um olhar progressista diante das pautas da contemporaneidade, compreendendo, dialogando e abraçando as questões atuais da sociedade como, por exemplo, a luta antirracista, movimentos anticolonialistas, diversidade sexual e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência e a tolerância religiosa.

Para que essa inovação pedagógica se concretize, é necessário que haja prática e pesquisa, e essa proposta constitui uma ação direta nesse sentido. Ainda sobre a visão do Conectar, é preciso preparar profissionais para que eles possam trabalhar com esse tipo de abordagem pedagógico-musical principalmente em escolas regulares e projetos sociais, tendo em vista a relevância dessas instituições na formação de crianças e jovens brasileiros.

SERVIÇO

3ª edição do Seminário de Práticas Musicais Criativas e Engajamento Social

Até 14 de novembro

Mais informações: https://www.instagram.com/projconectar/

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

Dia 13 de novembro

Palco Aberto Conectar

Horário: 19h30 às 22h

Local: Casa Outono

Dia 14 de novembro – Encerramento e performances finais

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Conservatório da UFMG

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados