Presidente da ACMinas, Cledorvino Belini, foi o convidado da Associação para compartilhar experiências nacionais e internacionais no voluntariado
Em mais uma edição de seu tradicional almoço-palestra, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) realizou, na última segunda-feira (9/6), um encontro especial com a presença do renomado empresário Cledorvino Belini. Cercado de convidados e associados da ADCE-MG, o presidente da ACMinas esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), onde apresentou a palestra “Voluntariado dos empregados das empresas nas causas sociais”.
Como parte da programação temática, o público foi recebido com um discurso de abertura do presidente da ADCE-MG, Alexandre Figueiredo de Andrade Urbano, que saudou o convidado, ressaltando suas grandes realizações para Minas Gerais e para o Brasil. Bellini liderou o Grupo Fiat Chrysler para a América Latina por 12 anos, período em que também ocupou o cargo de vice-presidente mundial da montadora. Atualmente o empresário ocupa a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) para o biênio 2025-2026.
Alexandre destacou ainda o lançamento da marca de 60 anos da ADCE-MG, que é comemorada neste ano. O presidente, empossado oficialmente junto a nova diretoria na última quinta-feira (5/6), afirmou que a Associação está preparando uma agenda especial de atividades para marcar a celebração das seis décadas de trabalho em favor da humanização das empresas.
Durante a palestra, Cledorvino Belini deu destaque para a importância da implementação da cultura do voluntariado nas empresas, explicando sua importância para a sociedade como um todo. O empresário compartilhou com o público experiências pessoais, nacionais e internacionais. Entre os países onde Belini atuou com voluntariado estão Estados Unidos, África do Sul e Índia. “Foram locais onde eu abri meu coração. Às vezes o que a gente pode levar para as pessoas é a dignidade, e isso é um bem enorme”, afirmou o palestrante.
O presidente da ACMinas ressaltou que principalmente as lideranças das empresas precisam ter consciência sobre as possibilidades do voluntariado. Cledorvino relatou ainda sobre o Programa Árvore da Vida, em Betim, onde presenciou diversas histórias sendo transformadas. “O principal objetivo é reforçar essa mentalidade nas empresas. A união faz a força
e o exemplo está aqui mesmo na ADCE”, destacou Belini ao público. Atualmente, o empresário colabora em projetos voltados para Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) de Minas Gerais.
Por fim, o palestrante dividiu o palco com a Vice-Presidente da FIEMG, Ivana Serpa e com Alexandre Figueiredo para uma sessão de debate respondendo perguntas dos presentes no almoço. Reforçando os valores abordados por Cledorvino Belini, o debate seguiu analisando as nuances do voluntariado de empresas nas causas sociais. “A gente divide nosso tempo mas multiplica na vida do próximo”, completou Ivana Serpa.
Sobre a ADCE-MG
A ADCE-MG é uma entidade sem fins lucrativos que congrega empresários, dirigentes, profissionais liberais e pessoas com influências na empresa, na sociedade ou na comunidade. É uma associação de formação, de mudança cultural, que auxilia na criação de base para que o associado possa vivenciar e aplicar o ensinamento social cristão no seu dia a dia, contribuindo para que a vida das pessoas seja mais digna e feliz.
Com foco na responsabilidade social, a instituição se propõe a levar, ao maior número de empresários e dirigentes mineiros, o conceito da gestão empresarial baseada no pensamento social cristão, incluindo tópicos como ética, solidariedade, justiça, verdade e bem comum.
Os objetivos principais da associação são: aplicar ferramentas de diagnóstico e controle de práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE); permitir troca de informações e boas práticas; formar rede de empresários imbuídos nos valores da Doutrina Social Cristã e permitir maior inclusão social, por meio das práticas da RSE.