Na edição comemorativa dos 30 anos da CASACOR Minas, o restaurante oficial da mostra volta a ter assinatura de Agnes Farkasvölgyi. Figura essencial na história da gastronomia local e nome já tradicional na mostra — esta é sua oitava participação, com seis restaurantes e dois cafés no currículo —, a chef apresenta agora o MINÉRA: uma cozinha mineira criativa, com repertório e frescor, pensada para dialogar com o tempo presente.
No cardápio, Agnes propõe uma cozinha mineira autoral, sem folclore nem concessões fáceis. Os pratos partem da tradição para experimentar, com leveza, acidez e precisão técnica. Entre os destaques, estão o Stinco em Cocote, com carne de porco cozida lentamente em panela lacrada com massa de pizza; o Filé, Cana e Café, servido com molho de cachaça reduzida e café; e o Tortelli de queijo adocicado com dashi de cebola queimada e tomilho, uma receita que sintetiza a proposta do restaurante: partir da herança para criar algo absolutamente novo.
As sobremesas são assinadas por Sá Marina, convidada por Agnes para integrar o projeto. Com o menu As Belas-Artes de Minas em 5 sobremesas, a chef confeiteira apresenta doces-esculturas que conectam arte, sabor e narrativa. Cada criação homenageia uma expressão artística — pintura, poesia, música, escultura e arquitetura — e um artista mineiro. Entre elas, Avoa, inspirada por Milton Nascimento, e Tropeço, que evoca Carlos Drummond de Andrade, são exemplos de como a confeitaria também pode provocar e emocionar. “Em Minas, aprendi que o açúcar também pode ser barro, ouro ou oração”, conta Marina.
Ao lado de Agnes, estão também Fernanda Brugger, radicada em Berlim, responsável pela criação do conceito do restaurante e coautora do cardápio, e Shima, parceiro de longa data, que contribui com o projeto desde 2011. “É um prazer enorme seguir cercada de pessoas que acreditam no trabalho e me instigam a continuar criando com curiosidade e desejo”, afirma a chef.
O restaurante ocupa o térreo da Capela Verda Farrar, projeto modernista de Sylvio de Vasconcelos, com ambientação assinada pela Arca Arquitetura. A proposta valoriza as linhas originais do edifício e reverencia a paisagem mineira por meio de tons de terra, materiais naturais, vegetação nativa e texturas que evocam o território.
Aberto ao público durante todo o período da mostra, o MINÉRA é, antes de tudo, uma afirmação do gesto criativo de Agnes Farkasvölgyi: uma cozinheira que sabe olhar para sua terra sem medo de ir além dela.
Serviço
Minéra Casacor Minas 2025
15/08 a 05/10/2025
Rua da Bahia, 2020 – Lourdes
Terça a sexta de 17h30 às 22hs
Sábado de 12h às 22 hs
Domingo de 12h às 17h