Os consumidores atribuíram o Prêmio Coffee Lovers’ Choice para a Nicarágua
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil vence o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, batizado em memória ao líder visionário e filho do fundador da illycaffè, que celebra o trabalho diário de mais de 30 anos da empresa ao lado dos produtores, para oferecer o melhor café sustentável. Localizada na região das Matas de Minas, a Fazenda Serra do Boné de Matheus Lopes Sanglard ganhou o cobiçado prêmio máximo Best of the Best, com um café produzido com a chamada técnica do despolpado, que maximiza a quantidade de açúcares e aromas.
A fazenda, que fornece grãos para a illy desde 2013, fica na cidade mineira de Araponga. Sua topografia montanhosa conta com áreas bastante íngremes, o que exige que a colheita seja manual ou semimecanizada. A altitude varia entre 1.000 e 1.400 metros, e essa diferença de declínio geralmente resulta em cafés com diferentes nuances e terroirs, o que também contribui para o enriquecimento da qualidade dos grãos.
“Nossas práticas agrícolas respeitam o meio ambiente. Conservamos as nascentes, protegemos as áreas de água e utilizamos o mínimo possível de agrotóxicos e adubos químicos, dando preferência a adubos orgânicos e retornando a palha de café para as lavouras. Fazemos o plantio do café de forma a minimizar o impacto ambiental, utilizando roçadas ou capinas no lugar de herbicidas sempre que possível e realizando pulverizações contra doenças e pragas apenas quando necessário, de forma pontual”, explica Matheus Sanglard.
O prêmio foi atribuído por um júri internacional independente de 9 especialistas que escolheram o melhor entre os vencedores das 9 origens únicas que compõem o blend exclusivo da illy: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.
O SMS Cluster ECOM da Nicarágua, por outro lado, ganhou o prêmio Coffee Lovers’ Choice, votado pelos consumidores que, nas semanas que antecederam o evento, provaram às cegas as mesmas amostras de cafés illy em todo o mundo.
“Pelo segundo ano consecutivo, uma fazenda brasileira que adota práticas regenerativas nos deu o melhor café no mundo. Na Fazenda Serra do Boné, a saúde do solo, a biodiversidade e as fontes de água são preservadas graças ao uso de fertilizantes orgânicos, ao controle biológico e à reutilização de subprodutos do processamento – explica Andrea Illy, presidente da illycaffè – Estamos mais uma vez notando sinais importantes que confirmam como a agricultura regenerativa é o caminho certo para uma produção mais resiliente, capaz de garantir produtividade e qualidade superior, da qual o café é o precursor com as maiores taxas de crescimento”.
O distinto painel de jurados que selecionou o Melhor dos Melhores incluiu Massimo Bottura, Chef Patrono da Osteria Francescana e fundador da Food for Soul; Viki Geunes, chef-proprietário do Zilte, com três estrelas Michelin, em Antuérpia; Felipe Rodrigues, Chef do Complexo Rosewood, em São Paulo; Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da Organização Internacional do Café; os provadores profissionais Q Grader, Felipe Isaza e Dessalegn Oljirra Gemeda; os jornalistas Vanessa Zocchetti (Madame Figaro), Sebastian Späth (Falstaff) e Josh Condon (Robb Report).
O júri descreveu o café premiado da Fazenda Serra do Boné como cremoso, doce e encorpado, com um equilíbrio elegante de aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim – um café maravilhosamente complexo que personifica perfeitamente sua origem brasileira.
A edição anterior do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy foi conquistada pela primeira vez pelo Brasil, com a fazenda mineira São Mateus Agropecuária. Esta conquista é particularmente significativa porque o café foi produzido utilizando práticas agrícolas regenerativas, que beneficiam o ambiente e a saúde, ao mesmo tempo que produz café de qualidade excepcionalmente elevada.
Além do reconhecimento, o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy promove discussões globais sobre a sustentabilidade do café. No mesmo dia do evento, na sede das Nações Unidas, em Nova York, representantes de toda a cadeia de fornecimento de café reuniram-se para uma mesa redonda intitulada “Aliança Global do Café: Mobilizando um Fundo Público-Privado para Combater as Mudanças Climáticas”. O evento contou com a participação do Presidente Andrea Illy, do Embaixador da Itália Maurizio Massari, de Vanúsia Nogueira, do Chef e Embaixador da Boa Vontade Massimo Bottura, da Gerente de Projetos da UNIDO Andrea De Marco, de Raina Lang (Diretora de Café Sustentável da Conservation International), e de Jamil Ahmad (Diretor do UNEP para o Escritório de Nova York), que exploraram iniciativas para promover a produção sustentável de café diante dos desafios climáticos.
O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy continua sendo uma referência de excelência em café sustentável, celebrando o talento, a dedicação e a arte que dão forma a cada xícara de café illy.
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.