A partir dessa quinta-feira, dia 19 de setembro, a programação da 4ªSemana de Cinema Negro será realizada no cine Santa Tereza.
A partir dessa quinta-feira, dia 19 de setembro, a programação da 4ª Semana de Cinema Negro será realizada no Cine Santa Tereza, que fica localizado na rua Estrela do Sul, 89, no bairro que dá nome á sala de exibição. O festival, acontece em formato híbrido, com exibições presenciais e online, começou na semana passada e conta com mostras de filmes nacionais, internacionais, debates e atividades formativas. Além de sessões com filmes contemporâneos de cineastas brasileiros, homenagens, cinemas africanos e caribenhos.
A programação do Cine Santa Tereza prioriza a Mostra Especial Pioneiros dos Cinemas Africanos. Na quinta-feira, dia 19 de setembro, ás 4ª Semana de Cinema Negro exibe o filme Afrique Sur Seine (África no Sena, 1955), considerado o abre alas dos filmes africanos.
Além deste, a 4ª Semana de Cinema Negro exibirá Lamb – La Lutte (Lamb, a Luta), documentário de 1963 em que Vieyra apresenta as dinâmicas da luta-livre tradicional do Senegal. Em 1964, Lamb participou da seleção oficial do Festival de Cannes, sendo a primeira vez que um filme da África subsaariana foi selecionado. Tanto Afrique Sur Seine quanto Lamb – La Lutte serão exibidos em cópias restauradas.
A programação apresenta “Sobre a duna da solidão” (1964) Timité Bassori, seu primeiro curta-metragem, trabalho de conclusão do curso de cinema. O filme traz uma pitada de realismo fantástico ao explorar a lenda de Mami Wata. E também o eletrizante thriller “A mulher com a faca”, no qual Bassori explora os conflitos psicológicos dos africanos que retornam ao continente depois de terem emigrado para Europa. Essa sessão estará na programação do Cine Santa Tereza.
A sessão de encerramento contará com a cópia restaurada do filme De Cierta Manera (De Certa Maneira), de Sara Gómez, de Cuba, 1977. A restauração recente deste clássico reavivou o interesse de pesquisadores e do público em geral pela obra dessa que é uma das cineastas mais importantes da história do cinema. Sara Gomez foi a primeira cineasta formada no Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), logo nos anos subsequentes à Revolução de 1959. Essa sessão será comentada pela curadora Janaína Oliveira
Mais informações sobre a programação:
Instagram: https://www.instagram.com/semana.cinemanegrobh/
Site: www.semanadecinemanegro.com.br
Sobre a Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte
A Semana de Cinema Negro é um espaço de formação tanto profissional para as pessoas que constroem o festival, quanto para o nosso público que acessa aos filmes que raramente são exibidos no Brasil. O festival apresenta e discute as semelhanças que pessoas negras do mundo todo compartilham. Ainda há muito a ser descoberto do cinema africano, diaspórico e brasileiro, portanto, a Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte, se propõe a contribuir nessa descoberta. O festival promove um encontro de Minas Gerais, um dos maiores polos do cinema realizado por pessoas negras, com filmes do continente africano, da diáspora e de pessoas negras brasileiras. Na primeira edição, a Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte evidenciou festivais que existem e resistem como por exemplo a mostra principal Cinemas Africanos em revista: as origens do FESPACO que homenageou os 50 anos do Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou que acontece em Burkina Faso.
A 4ª Semana de Cinema Negro Esse projeto é produzido pela Quiabo Produções e Carapiá Filmes, realização SECULT – Lei Paulo Gustavo, ID 259384.
APOIO:
Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes, Instituto Cervantes Belo Horizonte, Embaixada da França no Brasil/ Cinemateca da Embaixada da França, Cine Humberto Mauro, Cine Santa Tereza
FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro, Projeto Paradiso, Ubuplay, Gira da Quebrada
Hotel Royal
Serviço: 4ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte
Data: Até 20 de setembro
Local: Cine Santa Tereza, (Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza)
Evento presencial e gratuito