Centro de Referência do Queijo Artesanal promove edição Especial CasaCor
De 15 de agosto a 15 de setembro, o Centro de Referência do Queijo Artesanal promove uma série de atrações gratuitas na 2ª edição do Festival Queijo e Cultura – Especial CasaCor 2024. Os eventos combinam música, cultura e gastronomia e acontecem no Espaço 356, de quarta a sábado. Um dos destaques da programação é a Biblioteca Humana, atividade inédita em Belo Horizonte que reúne chefs mineiros renomados e produtores de queijo para compartilhar suas histórias de vida com o público. Além disso, o Festival promove ainda cooking shows, oficinas de maturação de queijos, shows de jazz com curadoria do maestro Marcelo Ramos e DJs convidados por Filipe Brasil, que agitam as noites de quintas e sábados.
Quem visitar os espaços da CasaCor poderá conhecer gratuitamente o Museu do Queijo, com a Exposição Permanente sobre o queijo artesanal mineiro, que apresenta objetos e fotos que contam a história do modo de fazer desse símbolo da gastronomia de Minas. Na loja colaborativa, o público pode adquirir produtos mineiros de excelência, como queijos premiados, vinhos e doces. O Museu do Queijo ampliou o horário de visitação e estará aberto ao público de quarta a sábado, das 14h às 21h.
Saiba mais sobre as atrações do Festival
Café-escola
Sob a comando do chef Jaime Solares, que também assina o cardápio com delícias mineiras, o Café-escola do INHAC será operado pelos alunos do Curso Técnico de Gastronomia, que atuarão como estagiários. “Ficamos muito felizes em proporcionar essa prática profissional para nossos alunos dentro da nossa casa em um evento tão importante para Belo Horizonte, como o Festival Queijo e Cultura. Eles passaram por todas as etapas da elaboração do Café, do plano de negócios à produção na cozinha, até o atendimento. Estamos muito orgulhosos do trabalho brilhante que estão fazendo”, destacou Sarah Rocha, diretora executiva e fundadora do INHAC. O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias é uma escola social de gastronomia coordenada pelo chef Leo Paixão. O Café-escola do INHAC abre de quarta a sexta, das 16h às 21h; e aos sábados, das 14h às 21h.
Biblioteca Humana
Realizada pela primeira vez em Belo Horizonte, a Biblioteca Humana convida os participantes para uma experiência inédita de troca de conhecimentos. Nesse espaço, os “livros” são pessoas que irão compartilhar suas histórias. Dentre os nomes confirmados estão os chefs Henrique Gilberto, Márcia Clementino, Guilherme Furtado, Gabi Magalhães e Leo Paixão. Ao lado deles, os produtores dos queijos Dona Iaiá, Casal Gastrô, GOA e Queijo do Ivair marcam presença com o olhar de quem produz essa joia da gastronomia mineira. Criada na Noruega, a atividade propõe “emprestar” essas histórias inspiradoras de vida em um espaço de partilha, de empatia e compaixão. A Biblioteca Humana acontece sempre às quartas-feiras, às 19h, com entrada gratuita. Ingressos no Sympla.
Queijo e Jazz
As noites de quinta-feira serão dedicadas ao jazz. Nomes como Saldanha, Xavier e Continentino; Liz Eulália & Dalton Palmieri; Felipe Continentino Trio e Adriano Campagnani Jazz Trio apresentam um setlist que mistura do jazz com blues, pop, rock e bossa nova. Um dos destaques da programação é o tributo aos Beatles, no show “All I need is love”, com Neto Fernandes Trio. A programação do Queijo e Jazz é gratuita, com retirada de ingressos no Sympla.
Oficinas Queijo e Cultura
Divididas em Cooking Show e Oficina de Maturação de Queijos, as oficinas Queijo e Cultura acontecem sempre às sextas-feiras, às 19h. Sob o comando do chef Paulo Turziani, o Cooking Show funciona como uma aula prática de gastronomia onde os participantes preparam e degustam os pratos. Será ministrado o minicurso “Educação para o Gosto”, seguido do jantar. Na Oficina de Maturação, o especialista em queijos artesanais mineiros, o prof. Elmer de Almeida, vai ensinar as técnicas e os segredos físicos e químicos do processo de maturação. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Noite de Música, Queijos e Drinks
E tem mais música e gastronomia na programação. Nas noites de sábado, a Noite de Música, Queijos e Drinks será assinada pelo mixologista e DJ Filipe Brasil, que estará ao lado de nomes de destaque na cena musical local, como DJ Robinho, Cláudio Calixto (Panthera) e Nedu Lopes. A programação será das 16h às 21h e traz uma seleção especial de drinks exclusivos. A entrada é gratuita, com ingressos no Sympla.
Referência em queijo e gastronomia mineira
O Centro de Referência do Queijo Artesanal – CRQA e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC formam um centro cultural inédito no Brasil, que atua na promoção da gastronomia mineira e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. Situado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG), o espaço multiuso é dedicado à valorização do binômio cultura e educação em Minas Gerais.
O Centro de Referência reúne a Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto português radicado no Brasil, José Lourenço, foi selecionado entre os 30 melhores projetos dos países de língua portuguesa, na categoria Arquitetura e Cultura, pela Revista Arch Daily. Recebe escolas públicas e privadas agendadas e visitantes que queiram aprender um pouco mais sobre a importância do queijo artesanal.
Escola de gastronomia de padrão internacional em Belo Horizonte, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC é resultado da soma de esforços em prol da qualificação dos jovens de Minas Gerais. O chef Léo Paixão assina a diretoria acadêmica do instituto, que deu início em 2024 à primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso é gratuito, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social com carga horária de 960 horas e 80 vagas anuais.
O Centro de Referência do Queijo Artesanal e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço
2º Festival Queijo e Cultura
De 15 de agosto a 15 de setembro de 2024
Biblioteca Humana, quartas-feiras, às 19h:
21/08 – Chef Henrique Gilberto (Cozinha Tupis); produtores de queijo Estela Mares e Rafael (Queijo Dona Iaiá).
28/08 – Chef Márcia Clementino; produtores de queijo Cláudio Ruas e Amana (Casal Gastrô).
04/09 – Chef Guilherme Furtado (Okinaki) e Gabi Magalhães; produtores de queijo Guilherme e Caroline (Queijo GOA).
11/09 – Chef Léo Paixão; produtores de queijo Ivair e Lúcia (Queijo do Ivair).
Queijo e Jazz, quintas-feiras, às 19h
15/08 – Pop Instrumental com Saldanha, Xavier e Continentino
22/08 – Bossa Nova com Liz Eulália & Dalton Palmieri
29/08 – Blues Night com Felipe Continentino Trio
05/09 – All You Need Is Love com Neto Fernandes Trio
12/09 – Clube da Esquina com Adriano Campagnani Jazz Trio
Oficinas Queijo e Cultura, sextas-feiras, às 19h
16/08 – Oficina de maturação de queijos, com o prof. Elmer de Almeida
23/08 – Cooking Show com o chef Paulo Turziani
30/08 – Cooking Show com o chef Paulo Turziani
06/09 – Oficina de maturação de queijos, com o prof. Elmer de Almeida
13/09 – Cooking Show com o chef Paulo Turziani
Noite de Música, Drinks e Queijos, sábados, a partir das 16h
17/08 – Filipe Brasil convida DJ Robinho
24/08 – Filipe Brasil convida DJ Cláudio Calixto (Panthera)
31/08 – Filipe Brasil convida DJ Robinho
14/09 – Filipe Brasil convida DJ Nedu Lopes
Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal – Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água).
Ingressos disponíveis no Sympla.
(Todas as atividades são gratuitas, exceto as Oficinas Queijo e Cultura).
Mais informações no Instagram: @queijoecultura