Artista mineiro do selo Aporta Records descreve um relacionamento volátil,
com arranjos dinâmicos do pop-rock, na nova música
Brincando com as linguagens do pop-rock, “Besteira” é o mais novo single do cantor e compositor de Belo Horizonte Tuzin. Com lançamento no dia 26 de setembro, quinta-feira, pelo selo Aporta Records, a música anuncia a vinda do primeiro EP do artista, previsto para outubro deste ano. Os refrães marcantes e as melodias que ficam na cabeça, presente nos seus singles anteriores, continuam, mas em “Besteira” atingem o ápice da dinâmica. Tuzin já tocou ao lado de grupos como Hotelo, e é figura carimbada de casas de show em BH, como a Major Lock.
“Uma montanha-russa de emoções” – é assim que Dan Oliveira, sócio e produtor musical dos selos Aporta Records e Música aos Montes, define o trabalho: “É uma música que tem muitas fases, muitos sentimentos diferentes. Ela fica cheia, com um rock n’ roll bem pesado; depois fica vazia, só com o violão; também tem partes só com a voz em destaque… Então é uma montanha-russa de emoções, o que sintetiza muito bem a letra”.
Nas curvas da montanha-russa, a versatilidade da voz de Tuzin, que vai da suavidade ao grito rasgado, também se destaca. A sonoridade realmente acompanha certa confusão de sentimentos dos versos, que descrevem um relacionamento cercado de dúvidas e indefinições. O arranjo cresce em peso com a chegada do refrão, momento em que o eu-lírico, como um grande basta, declara o fim das ansiedades que o atravessam.
“É uma composição que tá engavetada há um tempinho. Das minhas músicas compostas até hoje, na roda dos amigos mais próximos que conhecem todas elas, essa é uma das que o pessoal mais gosta, mais se identifica. Então é uma música que, além de gostar, eu aposto também”, comenta Tuzin.
Violão e guitarras foram gravados no Besouro Estúdio, de Juliano Rosa, e todos os outros instrumentos no Aporta Records, selo do qual Tuzin faz parte. O Aporta é mais uma iniciativa de Dan Oliveira e Carol Figueiredo, que segue com o princípio do selo irmão (Música aos Montes) de oferecer assistência nas diversas etapas de um lançamento musical. Assim, foi onde Tuzin encontrou lugar para lapidar as composições que já tinha e para criar novas, ao lado do produtor musical Dan Oliveira.
“A gente funcionou muito bem, o Tuzin é muito criativo e a gente logo de cara já começou a compor muita coisa junto. Ele também é um cara muito atencioso, então isso melhora até o meu trabalho. Quando você tem uma pessoa minuciosa ali, ela não deixa passar nada do que você pode ter errado, né. Então é um artista que sabe o que quer e que também dá abertura para eu colocar a minha visão em cima da obra dele, para essa obra se tornar conjunta”, finaliza Dan Oliveira.
No momento, Tuzin está nas últimas etapas da preparação para o lançamento do seu novo EP. O artista comenta sobre o que vem por aí: “Esse é o trabalho mais importante que eu já fiz na minha carreira. Além de ser o mais profissional, com maior estrutura, é o que eu consegui assumir muito da minha identidade e me descobrir durante o processo, sabe? Eu trouxe timbres do rock, que eram coisas que eu sempre quis fazer e que estavam presas dentro de mim… Sem me preocupar tanto em criar uma sonoridade popular e mais em criar uma sonoridade que me agradasse e que fosse fiel ao que eu acredito mesmo. É o primeiro trabalho que eu escuto com muito prazer, que hoje eu vendo pronto eu olho e falo ‘muito foda, tô muito feliz, tô muito realizado'”.
SOBRE TUZIN
Tuzin lançou-se na cena autoral de Belo Horizonte em 2023, com o single “Aquela Canção”, mas já é reconhecido pelas apresentações vibrantes em diversas casas de shows da capital mineira: Major Lock, Night Market, Mercado Distrital, Mercado Novo, Jângal e Amadoria. Devido à vasta experiência em palcos, Tuzin acumula encontros com outros artistas. Um dos mais importantes da sua carreira foi sua participação no show da banda paulistana Hotelo, em BH, à convite do próprio grupo, na estrada há mais de dez anos.
O artista atravessa diversos gêneros, por isso costuma dizer que não gosta de rotular seu estilo. Mas algumas coisas são fato: Tuzin coleciona referências no rock, pop, rap e samba, entre elas, a banda Charlie Brown Jr. é uma de suas principais influências.
Nas redes: YouTube | Instagram
SERVIÇO
Lançamento “Besteira”
Dia 26 de setembro
Horário: 21h
Em todas as plataformas digitais