Tirar os sapatos, pisar no chão frio e imaginar como seria não ter um calçado para proteger os pés. Algo tão simples, mas que faz toda a diferença na vida de quem enfrenta a dura realidade da vulnerabilidade social. Alunos, professores e colaboradores do Colégio Santo Agostinho aceitaram esse convite à empatia para participar da ação “Um Dia Sem Sapatos”. Na Unidade Contagem, a ação será no dia 9 de abril e, na Unidade Nova Lima, no dia 10.
Com o lema “Quem vive do essencial faz a esperança brotar da planta de seus pés”, a iniciativa é mais do que uma experiência social simbólica: ela mobiliza toda a comunidade escolar para arrecadar calçados e roupas, que serão destinados a instituições assistidas pelos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação.
Na unidade Contagem, as doações beneficiarão quatro instituições: o Projeto Pé no Chão, que atua no recolhimento e distribuição de calçados para comunidades do Vale do Jequitinhonha; o Projeto Ser Humano, que atende creches e instituições voltadas para crianças atípicas e migrantes; a Sociedade Evangélica Beneficente do Eldorado (SEBE), que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social; e a Escola Municipal Gino José de Souza, localizada em Betim, que atende mais de 700 estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Aparecida Debona Altoé, diretora da unidade Contagem, destaca a relevância da iniciativa. “O Colégio Santo Agostinho vai muito além do ensino acadêmico – é um espaço de formação humana. Nesta ação, os alunos não apenas doam roupas e calçados, mas vivenciam, na prática, valores como empatia, solidariedade e responsabilidade social. Eles percebem que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações no coletivo.”
Ação para além da doação
O ‘Um Dia Sem Sapatos’ do Colégio Santo Agostinho possui um histórico de arrecadações expressivas. Em 2024, foram recolhidas 3 toneladas de donativos, entre calçados, roupas e materiais de higiene pessoal e limpeza.
“A proposta está alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulando a consciência socioambiental, o respeito à diversidade, o senso crítico e a responsabilidade ética. Dessa forma, essa vivência contribui diretamente para a formação de cidadãos mais engajados com causas sociais e ambientais”, explica Cida.