A movimentação no comércio na capital mineira para o Dia das Mães será marcada por compras de última hora. Segundo uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 73,4% dos consumidores afirmam que irão adquirir os presentes na semana que antecede a data. Dentre os motivos apresentados pelos consumidores entrevistados para essa atitude estão a falta de tempo, devido às rotinas atarefadas, e também o hábito de comprar às vésperas, algo comum no comportamento de compra do brasileiro.
“Além desses fatores, outro ponto importante é a disponibilidade financeira que tem influência direta na decisão de compra. Como muitos consumidores esperam o pagamento do salário ou outras fontes de renda para adquirir o presente, é comum que eles deixem para realizar as compras após ter esse dinheiro”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Com uma expectativa de que seis em cada dez consumidores (64%) comprem presentes para a data, a tendência é que as lojas físicas fiquem bastante movimentadas nas duas primeiras semanas de maio, já que a maioria dos entrevistados (85,2%) afirma que irá aos estabelecimentos comerciais para comprar os presentes para as homenageadas. Os pontos de venda mais citados são: lojas de bairro (34,4%), lojas do Hipercentro (17,2%), shopping center (30,3%), pequenos comércios autônomos (4,9%), lojas de serviços essenciais (2,5%) e feiras livres (0,8%). As compras pela internet foram citadas por 18,9% e 9% não souberam ou não responderam.
Principais presentes
Os itens mais citados pelos consumidores entrevistados para presentear no Dia das Mães são roupas (25%), cosméticos (18,8%), calçados (6,3%), flores (6,3%), eletrônicos (5,5%), bolsas/mochilas/malas (3,9%) e eletrodomésticos (3,9%).
“Assim como nos últimos anos, os itens de moda e beleza se destacam como os principais presentes, o que mostra que os lojistas desses segmentos têm boas oportunidades com a data e devem aproveitá-las para alavancar as vendas”, avalia o presidente da CDL/BH.
Para comprar esses itens, os consumidores pretendem investir até R$ 353,10, considerando a aquisição de dois produtos e um tíquete médio de R$ 176,55. Em comparação ao último ano, o valor médio por presente permaneceu estável, sendo registrado R$ 176,11. “Em contrapartida, houve um aumento no número de presentes, o que sugere maior disposição do consumidor para a compra este ano”, explica Souza e Silva.
Pagamento à vista para fugir do endividamento
A maioria dos consumidores pretende realizar o pagamento à vista como forma de evitar o endividamento. Os formatos mais utilizados serão dinheiro (24,2%), cartão de débito (22,7%), PIX (18,8%) e à vista no crédito (7,8%). O parcelamento no crédito foi citado por 22,7% (com uma média de quatro parcelas) e o PIX parcelado por 1,6%.
Comemoração
Além dos presentes, os tradicionais almoços em casa para comemoração ao Dia das Mães serão realizados por 44% dos consumidores. O almoço e jantar em restaurantes foi citado por 3,5%. Já experiências como viagem e café da manhã serão oferecidas por 2,5%.
Entre os que pretendem realizar algo especial na data (57%), 78% estimam um gasto médio de R$ 285,26. Quanto à divisão dos custos, 52,6% afirmam que vão ratear as despesas das comemorações.