Prova reuniu mais de 360 ciclistas em percurso desafiador na região da Lagoa dos Ingleses. Albert Morgen, Roberta Stopa, Sherman Trezza e Luana Beltrame estão entre os destaques da competição.
A primeira edição do Sertões MTB Nova Lima terminou neste domingo (7) após três dias de provas na região da CSul Lagoa dos Ingleses, em Minas Gerais. A competição reuniu mais de 360 atletas e integrou o calendário do Sertões MTB Cup 2025, sendo a segunda das três etapas previstas. Com o percurso de 43 km, combinando trechos lendários como Milk Shake e Véio Doido – marcados por subidas exigentes e descidas que testaram o controle dos atletas, a prova fez jus à sua primeira edição, gerando memórias marcantes e coroando os campeões em diversas categorias.
Na Elite E‑Bike Masculino, o fluminense Albert Guenter Morgen enfrentou um contratempo significativo: ficou sem o freio traseiro nos trechos finais. Ainda assim, sustentou a vantagem construída nos dias anteriores e venceu. “Fiquei sem o freio traseiro no terço final da prova, mas consegui concluir para confirmar a vitória. Procurei forçar nas subidas correndo com cabeça e administrando a vantagem. O Sertões está mais uma vez de parabéns”, relatou o piloto.
Já na categoria Elite Feminino E‑Bike, quem brilhou foi a mineira Roberta Kelly Stopa, que dominou a disputa com Isabella Ribeiro, também com E‑Bike. “Gastei a última reserva de energia que eu tinha. Consegui controlar bem no início da prova e mantive até o fim. Agora é o Ibitipoca”, comemorou. Na categoria Open – que permite troca de bateria – teve disputa de seis segundos: apesar de Robert Pereira Peres largar com a camisa de líder, uma falha no motor nos últimos 15 km o fez perder o título para Kléber Guedes. Na E‑Bike Nelore, Christian Wagner, gestor do Projeto Trilhas, celebrou a participação de toda a comunidade: “Esses três dias foram de celebração da cultura do Mountain Bike na sua essência. Toda a comunidade se juntou para realizar esse evento, que mostra para todo o Brasil a natureza maravilhosa da região e de Minas.”
No segmento das bicicletas convencionais, Sherman Trezza de Paiva, radicado em Nova Lima, venceu a Solo Masculino Elite depois de ultrapassar o catarinense Hugo Prado Neto. “Há muito tempo eu não fazia uma prova tão dura e técnica, parabéns a todos que concluíram, com certeza saem daqui como ciclistas mais completos”, reconheceu Sherman. Na Solo Feminino Elite, a gaúcha Luana Beltrame superou um pneu furado nos quilômetros finais e garantiu a vitória. “Fiz os últimos 15 quilômetros com pneu furado, na superação, e finalizei. Estou muito feliz. Foi uma prova bem difícil e incrível. Quero voltar ano que vem”, disse.
Nas demais categorias, Henrique Pires levou a taça no Masculino 30+, Rogério Chaves foi o melhor na Master 45+, e Eduardo José Souto Soares, competindo em casa, venceu a Grand Master 55+. A disputa por duplas ficou com Diego Martins e Leandro Carneiro (até 80 anos) e Guilherme Hoffmann e Thiago Sampaio (acima de 80 anos). A estreante Lilian Perrenoud, campeã na Solo Feminino (categoria específica), destacou a diversidade e exigência do percurso: “Minha primeira vez em Nova Lima, sensacional. Quando consegui ver as paisagens eram incríveis, foi preciso manter o foco nas trilhas, bem técnicas. Uma prova de bastante força. O cascalho mostrou a que veio; ele exige muita força, além de controle nas descidas. As pedras brotam pelo caminho.”
Os resultados completos e das demais categorias estão disponíveis no Link.