O filme de Ludmila Curi fecha, na próxima quarta (9.04), a mostra que integra a programação cinematográfica, versão cineclube, do Espaço Aberto Pierrot Lunar, com curtas e longas metragens com temas e linguagens pautadas na diversidade. Para essa série de exibições, a curadoria propõe ao público produções realizadas por mulheres,
seja na direção, atuação, produção ou pela temática tratada nos filmes.
O tradicional “CAFÉ COM CINEMA” – programação cinematográfica do Espaço Aberto Pierrot Lunar, versão cineclube – traz sempre a exibição de filmes nacionais, seguida de um bate-papo. Na próxima quarta, 09 de abril, acontece a última sessão da Mostra Mostra Mulheres no Cinema com exibição do filme “Marias” de Ludmila Curi. A mostra reúne produções audiovisuais criadas por mulheres ou com temática associada. As exibições aconteceram no mês de março e abril, sempre às quartas, às 19h30, com entrada gratuita e bate-papo ao final, mediado pela atriz Cláudia Assunção. Num ambiente aconchegante, o público assiste aos filmes acomodados nas arquibancadas do espaço, sofás ou em almofadas, com direito a pipoca e café, de graça, e ainda uma cervejinha, que estará à venda no local.
“Marias” é um road movie que percorre o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Campesina, nordestina, clandestina, Maria Prestes teve vários nomes. Foi, na verdade, muitas. Nessa trajetória, o filme atravessa as histórias de outras mulheres que também participaram ativamente de grandes momentos do último século. Entre elas, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias reconhece a importância das lutas cotidianas das mulheres para conciliar papéis e escolhas, como a maternidade, o trabalho e a luta por um mundo melhor. Direção e roteiro: Ludmila Curi. Realização: Plano 9 e Lumiá Filmes.
Ao final da sessão, tem bate-papo descontraído, comandado pela atriz Cláudia Assunção. Cláudia Assunção é atriz, mineira, bailarina profissional por vinte anos em cias e grupos de dança em Minas Gerais, com experiência em espetáculos musicais brasileiros. Sua estreia no cinema como protagonista aconteceu em 2009 no longa “O SOL DO MEIO” DIA, de Eliane Caffé. Atuou em diversas séries e novelas, dentre elas, Avenida Brasil e Órgãos da Terra. Possui vasta atuação em curtas e longas metragens pelo Brasil, com destaque para “NÃO DEVORE MEU CORAÇÃO” e “COMO NOSSOS PAIS”.
O Espaço Aberto Pierrot Lunar – Cinema Multi, nº 91149/2023, é um projeto realizado com os recursos do edital público Nº 03/2023 – BH Nas Telas – edição Paulo Gustavo, do município de Belo Horizonte e segue até meados de 2025 com mais “Café Com Cinema- cineclube”, “Café com Cinema – Curta Jovens Realizadores” e “Teatro na Tela”, além de outras pautas fílmicas solicitadas ao longo do ano de programação.
“CAFÉ COM CINEMA”
Desde a sua fundação em 2008, o Espaço Aberto Pierrot Lunar tornou-se referência em BH por receber diversos grupos e artistas, acolhendo seus processos criativos e pesquisas nas áreas da performance, teatro, dança, cinema e audiovisual. “Entendemos que esses cruzamentos entre as artes promove uma visão plural, inerente aos tempos atuais. Nesse contexto, o cinema e o audiovisual vem se ampliando de forma latente no Espaço e encontrando capilaridades em diversas possibilidades da criação e exibição para as telas”, comenta uma das gestoras do espaço, a atriz Neise Neves.
Desde 2011, o Espaço promove o tradicional Cineclube “Café com Cinema”, com exibições de filmes alternativos nacionais e internacionais, já fora do catálogo dos cinemas tradicionais, com entrada gratuita e com profissional convidado para um bate papo sobre o filme, contexto e temática.
Em 2015, ampliou-se para a realização da Curta Jovens Realizadores, uma mostra de curtas metragens universitários, de escolas livres e de cineastas em seu primeiro curta, para a qual é realizado um chamamento nacional e internacional. A exibição dos filmes selecionados é híbrida, sendo a primeira etapa pela internet e, depois, com os mais vistos e votados digitalmente, a exibição presencial no Espaço Aberto Pierrot Lunar, seguida de bate-papo, promovendo assim, um encontro potente entre os realizadores e o público. O curta mais votado ganha uma singela premiação, geralmente com um equipamento estabilizador de imagens para celular, em um incentivo a continuarem criando.
Já o “Teatro na Tela” surgiu no período pandêmico, realizado em 2021, trazendo a reflexão sobre as interseções entre a linguagem do teatro e o audiovisual. A ideia é realizar exibições híbridas nas quais público e artistas participam dos bastidores e podem assistir, simultaneamente, o resultado final (exibido apenas para o público da internet). Essa experiência já foi realizada em 2023, em projeto próprio do Espaço, o “4 por 1”, e que pretende ser ampliado para o “Teatro na Tela”.
O jeito descontraído de assistir aos filmes permanece, nas arquibancadas, sofás e almofadas ao chão, com café e pipoca, oferecidos gratuitamente ao público, com bar aberto.
PROGRAMAÇÃO – CINEMA MULTI
Mostra Mulheres no Cinema
até 09 de abril de 2025
Sempre às quartas, às 19h30, com café e pipoca de graça
Bebidas à venda no local:
Espaço Aberto Pierrot Lunar (Ipiranga, 137, na Floresta)
Evento com acesso gratuito | sujeito à lotação
Mais informações: @espacoabertopierrotlunar @ciapierrotlunar
DIA 19 MARÇO – QUA – 19h30
BARONESA
Longa | Drama Documentário | Híbrido | 70 min | 2017 | Brasil
Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva. Direção e Roteiro: Juliana Antunes. Atuação: Andreia Pereira de Sousa, Leid Ferreira e Felipe Rangel. Empresas Produtoras: VENTURA e Filmes de Plástico.
DIA 26 MARÇO – QUA – 19h30
A ESTAÇÃO
Longa | Ficção | 104 min | 2023 | Brasil | Uruguai
Quando Sofia, uma mulher misteriosa, chega caminhando à estação “Vila Clemência” na esperança de pegar um trem, não imaginava o curso que sua vida tomaria. Direção: Cristina Maure. Roteiro: Cristina Maure, Jimena Castiglioni e Joana Oliveira. Atuação: Jimena Castiglioni, Rodolfo Vaz, Eid Ribeiro, Bruna Chiaradia, Docy Moreira, Eliseu Custódio, Rafael Martini, Pedro Lanna, Katu Sanglard e Magdale Alves.
DIA 02 ABRIL – QUA – 19h30
A BATALHA DAS COLHERES
Curta | Ficção | 26 min | 2015 | Brasil
Após ser abandonado por Francisca, Salomão projeta contra ela uma vingança cruel e em seguida parte para um lugar distante onde pretende tocar sua vida impunemente, ao lado de outra mulher. Ele só não esperava que bem ali, naquele pequeno vilarejo, um “lugar sem lei”, poderia ser confrontado pelos seus atos. Direção, Produção Executiva e montagem: Fabiana Leite. Roteiro: Juliana Leite. Atuação: Juliana Leite, Renata Cabral, Léo Quintão, Rejane Faria, Alexandre De Sena, Mariana Bizzotto,Edu Costa, Gabriela Campos, Karina Marçal, Angela Maria e Juliene Lellis.
RIO DE MULHERES
Curta | Documentário | 21 min | 2009 | Brasil
Em uma região muito seca, onde a água é escassa, mulheres vivem somente entre crianças e outras mulheres. Direção: Cristina Maure e Joana Oliveira. Roteiro: Joana Oliveira. Produtora: Vaca Amarela Filmes.
DIA 09 ABRIL – QUA – 19h30
MARIAS
Longa | Documentário | 78 min | 2024 | Brasil
Marias é um road movie que percorre o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Campesina, nordestina, clandestina, Maria Prestes teve vários nomes. Foi, na verdade, muitas. Nessa trajetória, o filme atravessa as histórias de outras mulheres que também participaram ativamente de grandes momentos do último século. Entre elas, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias reconhece a importância das lutas cotidianas das mulheres para conciliar papéis e escolhas, como a maternidade, o trabalho e a luta por um mundo melhor. Direção e roteiro: Ludmila Curi. Realização: Plano 9 e Lumiá Filmes.