• A primeira edição da Wine Expo BH vai reunir expositores para comercialização e negócios com vinhos e apresentar palestras que abordam temas como o enoturismo em Minas Gerais, as oportunidades de negócios em Hong Kong; cenário atual para importadores e distribuidores de vinho no Brasil; cases de sucesso internacionais, com a presença de especialistas do Chile, Uruguai, Itália e Portugal; a sustentabilidade e futuro e o ecossistema global do vinho
Impulsionado por vocação agrícola, tecnologia e inovação, Minas Gerais se consolida como referência emergente no enoturismo e na produção e comercialização de vinhos de alta qualidade no Brasil, acompanhando o amadurecimento do consumidor brasileiro, que posiciona o país atualmente como o 14º maior mercado mundial no segmento. Para se ter uma ideia o mercado brasileiro de vinhos mostrou em 2024 um crescimento robusto, com movimentação financeira de R$ 19,36 bilhões e consumo total de 607,8 milhões de litros, conforme levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). E MG acompanha essa tendência de expansão, dobrando em cinco anos o número de produtores, que passou de 50 para cerca de 100, e movimentando hoje aproximadamente R$ 120 milhões por ano.
Nesse cenário promissor de produção e comercialização no estado, Belo Horizonte sediará, nos dias 5 e 6 de agosto de 2025, a primeira edição da Wine Expo BH, evento 100% focado em negócios B2B no setor vitivinícola, reunindo cerca de 50 expositores e aproximadamente 2 mil participantes qualificados, entre vinícolas, importadoras, distribuidoras, supermercados, restaurantes, hotéis e bares, além dos wine lovers interessados nas novidades e tendências do mercado.
Organizado pela Nexfair – Expo & Business, a Wine Expo BH acontecerá no BeFly Minascentro, um dos espaços tradicionais para eventos em Belo Horizonte, reunindo expositores de diversas regiões produtoras — Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Sul do país — e com ampla programação dedicada a negócios, conteúdo e conexões. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.
A feira oferecerá um ciclo de eventos de alta relevância para o setor, o Summit Wine Expo, que contará com palestras, painéis e masterclasses com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Minas Gerais (ABS-MG). Os temas abrangem enoturismo, sustentabilidade, futuro da vitivinicultura, ecossistema global do vinho, desafios como substituição tributária e oportunidades de expansão internacional. Os corredores do Minascentro exibirão a diversidade da produção nacional, com vinícolas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e do Sul do país, além de abrir espaço para outros tesouros da gastronomia mineira, como cafés especiais, cachaças e queijos artesanais.
Dennis Carvalho, organizador da Wine Expo BH, destaca: “Percebemos que, quando se fala em vinhos, os negócios ainda se concentram em São Paulo e no Sul do país, mesmo que Minas Gerais avance fortemente na produção e consumo.Nosso objetivo é criar um ambiente propício para que pequenas, médias e grandes vinícolas, importadoras e distribuidoras possam expor, gerar conteúdo, trocar experiências e realizar conexões. A feira está pautada nesses três pilares: negócios, conteúdo e conexão”.
Potencial para exportação de vinhos para Hong Kong
Um diferencial estratégico da Wine Expo BH será a aproximação com o mercado asiático, especialmente Hong Kong. Segundo Renato Oliveira, gerente do Hong Kong Trade Development Council no Brasil, Hong Kong é um mercado crucial para exportação de vinhos porque oferece isenção de impostos, o que reduz custos e simplifica o acesso dos produtos brasileiros. Apesar do Brasil ser o maior importador de vinhos na América Latina — respondendo por 42% das compras regionais —, sua posição como exportador é modesta, ocupando a 6ª colocação na América do Sul e 42ª no mundo, com exportações ao redor de US$ 105 milhões para destinos como Paraguai, Uruguai, China, Estados Unidos e Reino Unido, conforme dados de 2023. A entrada no mercado de Hong Kong, um dos maiores hubs comerciais asiáticos para o vinho, pode acelerar a internacionalização da produção nacional.
Renato Oliveira comenta: “Exportar vinho para a Ásia pode ser menos complexo do que parece, e a Wine Expo BH será uma grande oportunidade para demonstrar como o mercado de Hong Kong — com sua isenção fiscal e participação em feiras estratégicas — pode impulsionar as vendas da produção brasileira no exterior”.
Para a Belotur, a Expo Wine contribui para a promoção turística da cidade
A Wine Expo BH conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, Água Mineral Ingá, Rádio Itatiaia e com o apoio institucional de entidades como a CAA OAB-MGque terá uma fala institucional na abertura no evento, participação de um painel de discussão envolvendo o setor jurídico e irá participar de uma agenda de reunião recebendo em sua sala as principais lideranças de associações e entidades ligadas ao setor vitivinicula para dar auxílio aos projetos selecionados dentro da expertise jurídica da entidade. O SINDVINHO MG, FIEMG, EMATER-MG, UVA-MG, ABS-MG, ABRASEL, FUNCEX, ACMinas, ABIH MG, Câmara de Comércio Italiana e Câmara de Comércio Portuguesa também apoiam institucionalmente o evento.
Para a Belotur, a Wine Expo se firma como um evento de grande relevância no calendário da capital mineira, impulsionando a economia local e fomentando o turismo. A Belotur, peça fundamental na promoção turística da cidade, atua com a visão de posicionar Belo Horizonte como um polo turístico atrativo tanto para o mercado nacional quanto internacional. Essa é uma de suas principais estratégias, concretizada por meio do apoio a eventos de diversos formatos. “A Wine Expo vai fomentar negócios para a cidade e esta iniciativa conjunta estimula toda a cadeia produtiva do setor turístico e de entretenimento de Belo Horizonte, gerando um impacto positivo direto na economia local e atraindo novos visitantes”, finaliza Dennis.
Segundo o organizador da Wine Expo BH, Dennis Carvalho, a iniciativa nasceu da observação do amadurecimento do setor no estado e da necessidade de criar um ambiente de negócios local. “Percebemos que quando se fala em vinhos, as pessoas saem de Minas Gerais e vão para São Paulo e para o Sul do país realizar os negócios. Por isso, o objetivo da Wine Expo BH é criar um ambiente propício para as pequenas, médias e grandes vinícolas, importadoras e distribuidoras exporem”. Somente na área de exposição, cerca de 40 marcas do setor devem levar rótulos, tecnologias e demais produtos dessa cadeia produtiva.
Carvalho enfatiza que o propósito do evento transcende a simples exposição de produtos. “O ambiente também é propício para gerar conteúdo e informação, onde, além da pessoa expor, ela também vai trocar experiência e criar conexões. Então, a feira está muito pautada nisso: negócios, conteúdo e conexão”, detalha o organizador, delineando os três pilares que sustentam a feira e que visam fortalecer todo o ecossistema do vinho em Minas Gerais.
Summit Wine Expo
Um dos grandes atrativos será a Summit Wine Expo, um ciclo de encontros exclusivos para profissionais que contará com palestras e painéis com especialistas renomados, produtores e líderes do setor. Para um grupo seleto de convidados, o evento oferecerá as masterclasses, sessões de capacitação com a curadoria da prestigiada Associação Brasileira de Sommeliers Seção Minas Gerais (ABS-MG). Estas aulas aprofundadas visam refinar o conhecimento dos profissionais sobre vinhos e harmonizações, uma ferramenta estratégica para encantar clientes e, consequentemente, impulsionar as vendas nos estabelecimentos comerciais, agregando valor ao serviço prestado.
A ambição da Wine Expo BH é clara e de longo prazo, como conclui Dennis Carvalho. “Nós queremos criar um protagonismo, fechar uma lacuna e unir o setor do vinho. Nosso objetivo é fortalecer o setor através de eventos. Nosso plano é que a Wine Expo BH aconteça uma vez ao ano. Além disso, queremos realizar vários micro eventos ao longo do ano discutindo pautas de interesse do setor”, ressalta ele, projetando um futuro onde Minas Gerais não é apenas um produtor, mas um centro nevrálgico para o mercado de vinhos no Brasil.
Com inscrições para visitantes sendo realizadas pelo site www.wineexpo.com.br.
Agenda Summit Wine Expo
05/08
14h
Palestra: “Exporte vinhos para a Ásia via Hong Kong: O Paraíso do Vinho Sem Impostos
HKTDC Hong Kong Trade Development Council no Brasil
05/08
14h30
Painel Mercado Internacional: Chile x Portugal x Itália – “Experiências Bem-sucedidas Mundo à Fora
ProChile, Câmara Portuguesa, Câmara Italiana
05/08
15h30
Painel Negócios: O vinho mineiro no cenário global. “Desafios legais e oportunidades do setor”.
OAB CAA MG, UVA – Assoc dos produtores de uva e vinho de MG e HKTD Hong Kong Trade Development Council no Brasil
05/08
16h
Palestra de Mercado: Vinhos da Nova Zelândia: “A Revolução dos Vinhos do Novo Mundo e sua Ascensão no Brasil
Importadora Premium Wines
06/08
14h20
Palestra “A expansão do enoturismo em MG
ABS MG – Ass. Brasileira de Sommeliers de MG
6/08
15h40
Painel Vinícolas Mineiras: O Vinho de Inverno e a Expansão do Enoturismo em Minas – “Projetos e Perspectivas Futuras
Vinícolas Mil Vidas, Alma Rios e Sindvinhos
Serviço
Evento: Wine Expo BH
Data: 5 e 6 de agosto de 2025, terça e quarta-feiras.
Local: BeFly Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte – MG
Contatos: wineexpo@nexfair.com.br (31) 98289-8425
Inscrições para participar e adquirir estandes: www.wineexpo.com.br