A iniciativa é viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Turismo de Minas Gerais (Secult – MG) e teve adesão em peso dos espaços culturais do complexo; confira programação
Agosto das Artes
Data: até o fim de agosto
Horário: variável
Local: espaços integrantes do Circuito Liberdade
Classificação indicativa: variável
Os espaços culturais que integram o Circuito Liberdade inscreveram uma vasta gama de atrações no “Agosto das Artes”, ação promovida pelo Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Cultura de Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Inserido no calendário oficial do “Ano Mineiro das Artes – AMA 2025”, o projeto propõe uma programação diversa e gratuita, com mais de 200 eventos realizados em 120 municípios de Minas Gerais. Só no Circuito Liberdade, o público confere mais de 50 atividades culturais, entre oficinas, exposições, visitas mediadas, palestras e espetáculos. A programação vai até o final de agosto.
O fortalecimento de festivais tradicionais e festas populares ao redor do estado é um dos motes do Agosto das Artes. Na capital, o projeto responde a uma demanda antiga. “Depois das férias escolares, as visitas aos espaços do Circuito Liberdade tendem a cair, com a retomada do cotidiano atribulado do público. Se durante as férias há mais tempo livre para acompanhar as atrações culturais da cidade, com o Agosto das Artes, os olhos se voltam de novo para a cultura, repleta de atrações gratuitas, que acabam ganhando espaço na agenda das pessoas”, afirma Lucas Amorim, coordenador executivo do Circuito Liberdade.
O ponto alto do “Agosto das Artes” será a tradicional Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que chega à sua 12ª edição.O evento acontecerá no dia 12, Dia Nacional das Artes e, como de costume, expande o horário de funcionamento dos museus e bibliotecas de todo o estado, que estarão de portas abertas até às 22h. Com essa atração, a região dentro do perímetro da Avenida do Contorno, território que abrange o Circuito Liberdade, ganha arte e cultura, até mais tarde.
CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade conta com dezenas de equipamentos integrados, reunindo diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos espaços do Circuito buscam o desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades. O Circuito Liberdade tem gestão da Fundação Clóvis Salgado, uma autarquia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).