Dermatologista orienta para os cuidados em dias frios
Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e a umidade do ar também diminui, deixando o clima mais seco. Essas mudanças impactam o corpo todo, mas a pele é uma das mais afetadas, tornando-se mais seca, áspera e sensível por conta da perda de hidratação.
“O tempo seco provoca uma sensação de pele repuxando e até descamando. Isso indica que a barreira de proteção da pele está enfraquecida, o que a deixa mais exposta aos agentes externos”, explica o Dr. Raul Cartagena Rossi, médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin®.
O especialista também faz um alerta sobre as possíveis consequências do ressecamento: “Quando a pele está ressecada, é comum surgirem coceiras e irritações. Além disso, ela fica mais vulnerável a infecções, já que a entrada de alguns microrganismos se torna mais fácil, devido a disfunção de barreira cutânea”, destaca.
Outro fator que agrava o problema, segundo o Dr. Raul, são alguns hábitos típicos do inverno, como tomar banhos muito quentes: “A água em alta temperatura remove a oleosidade da pele, removendo o manto lipídico que ajuda a manter a hidratação natural. O ideal é optar por banhos mais rápidos e mornos, e substituir o sabonete em barra pelo líquido”.
Para manter a pele saudável e bem hidratada, o dermatologista reforça a importância de bons hábitos no dia a dia: “Ingerir bastante água ao longo do dia é essencial para o bom funcionamento do corpo como um todo e, no caso da pele, contribui diretamente para sua renovação”, afirma.
O uso diário de hidratantes também é indispensável nessa época do ano. De acordo com o médico, “aplicar cremes ou loções todos os dias, especialmente no inverno, ajuda a proteger a pele do ressecamento e a conservar sua umidade natural”. E ele ainda dá uma dica extra: “sempre que possível, use o hidratante logo após o banho, pois a pele fica mais apta para receber e absorver melhor o produto”, orienta.
Para manter uma rotina de hidratação da pele durante o inverno, a linha Klaviê Clinical® será a melhor aliada. Começando pelos cuidados durante o banho, o Klaviê Clinical® Sabonete Líquido, contém agentes limpadores suaves, que higienizam a pele de forma adequada, prevenindo a irritação. Com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, preserva a hidratação e a proteção natural da pele.
Já Klaviê Clinical® Loção Hidratante foi feita para uso diário, com ação imediata e duradoura. Desenvolvida para peles muito ressecadas, sensíveis e sensibilizadas, tem ação anti-inflamatória que promove o alívio das coceiras e descamações, mantendo o pH fisiológico.
Por fim, O Klaviê Clinical® Creme Hidratante restaura a camada externa da pele com ação imediata e prolongada, mantendo a hidratação por até 24 horas, sendo indicado para peles seca, extrasseca, sensível, sensibilizada e irritada de adultos, crianças e bebês. A aplicação diária gera diversos benefícios, como pele protegida, macia e com alta luminosidade, removendo o incômodo gerado pelo ressecamento.
¹Dr. Raul Cartagena Rossi (CRM/SP: 224.016), Médico Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Farmacêutico Especialista em Farmacologia.