Setembro Dourado: crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer na Santa Casa BH serão artistas por um dia

Ação lúdica chama a atenção da sociedade para os casos de câncer infantojuvenil
Nesta sexta-feira (12), a partir das 14h, o Espaço de Convivência da Santa Casa BH vai receber crianças e adolescentes em tratamento oncológico para explorar um mundo de cores e de infinitas possibilidades sobre uma tela fora dos corredores coloridos da oncopediatria.
Neste Setembro Dourado, por meio da campanha “Cada Traço Conta Uma História”, nossos pacientes-artistas vão participar de uma oficina de pintura para demonstrar toda a criatividade de quem está acostumado a demonstrar coragem. Ao final, as obras de arte dos pequenos artistas formarão um grande painel que ficará exposto no Instituto de Oncologia da Santa Casa BH.
Com o conhecimento acumulado de mais de 100 anos sendo a primeira instituição de Minas Gerais a tratar pacientes com câncer, o Instituto de Oncologia da Santa Casa BH mostra porque segue sendo uma referência no estado e reconhecido por oferecer um tratamento humanizado e acolhedor. “Todo ano, nós pensamos em formas de trazer mais leveza a quem encara o desafio de um tratamento de câncer, ao mesmo tempo em que queremos chamar a atenção de toda a população quanto a importância de buscar um diagnóstico precoce”, é o que afirma Sara Oliveira, gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH.
O pedido – e alerta – de Sara vem acompanhado de números que mostram um cenário desafiador. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a expectativa é que, em 2025, cerca de 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil sejam diagnosticados. O câncer é a segunda principal causa de morte entre crianças e adolescentes no país. Esse desafio também é encarado pelos pais, pela dificuldade em identificar sintomas que apontem a doença, o que pode impedir um diagnóstico precoce.