Na última quarta-feira (27), o médico ultrassonografista intervencionista, especialista em biópsias e procedimentos minimamente invasivos guiados por imagem, Bruno Farnese, esteve presente no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).
A convite do professor Dr. Guilherme Santiago, Bruno apresentou uma aula sobre Biópsia do Pâncreas guiada por Ultrassom para a equipe de Gastroenterologia. O tema foi inspirado no caso de Edu Guedes, marido da Ana Hickmann, e do Tony Bellotto guitarrista dos Titãs. “Foi um encontro muito especial, em que pude compartilhar minha experiência e também aprender bastante com a visão clínica e prática dos colegas da gastro do Hospital”, conta.
Além disso, foram abordadas a relevância da biópsia em diferenciar os nódulos da pancreatite autoimune e as áreas de necrose em pancreatite crônica. Para o Dr. Bruno, o ponto mais importante foi reforçar como a biópsia é essencial para definir o tipo exato de tumor. “Discutimos casos clínicos reais de pacientes que estão em discussão sobre o momento e a indicação da Biópsia do Pâncreas. Foi um momento de muita troca e aprendizado e discussões enriquecedoras”, conclui.