Convocatória para artistas que desejam integrar a programação ficará disponível online para inscrições, de 29 de janeiro a 28 de fevereiro
Pela primeira vez, Belo Horizonte vai receber o maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável, entre os dias 8 e 11 de maio. Em 2025, a cidade vai ganhar uma ocupação artística e cultural ligada aos temas da sustentabilidade, com programação 100% gratuita e ressignificando a forma como usamos nosso espaço público. A Virada Sustentável Belo Horizonte acontece via Lei Federal e Estadual de Incentivo à cultura com o patrocínio da Cemig
Reconhecido por integrar arte, cultura, educação e engajamento social na promoção do desenvolvimento sustentável, o evento já realizou 50 edições desde 2011 em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Porto Alegre e Manaus, entre outras. Em suas edições, a Virada tem mapeado e fomentado as diferentes redes de impacto socioambiental, fortalecendo a atuação de atores da sociedade civil, setor público e setor privado nos territórios por onde passa.
Realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a programação do festival inclui temas como mudanças climáticas, biodiversidade, economia circular, consumo e produção responsáveis, segurança alimentar, entre outros. Esses princípios norteiam as iniciativas do festival, conectando diferentes setores da sociedade para a construção de um futuro mais sustentável.
“O objetivo principal é apresentar esses temas para a população de maneira criativa, atraente e propositiva, mapeando e conectando atores e temas locais, resultando numa programação única em cada cidade por onde passa”, explica André Palhano, cofundador da Virada Sustentável.
Reconhecendo os desafios de longo prazo do desenvolvimento sustentável, o evento propõe uma jornada de integração e mobilização em Belo Horizonte. Esse percurso estratégico mapeia iniciativas, competências e projetos locais, reunindo coletivos, instituições e agentes transformadores para construir um futuro mais sustentável para a cidade.
As atividades são realizadas em espaços públicos, culturais e de educação. E a programação multilinguagem contempla artes cênicas, música, artes visuais, fóruns, debates, passeios ciclísticos, feira de produtos sustentáveis e diversas articulações com atores locais. Cada uma dessas atividades promove um espaço de encontro e reflexão, no qual a sustentabilidade é o fio condutor das discussões e ações.
“A CEMIG nasceu há mais de 70 anos já sob o signo da sustentabilidade e mantém hoje um parque gerador 100% limpo e renovável. Além disso, somos a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais. Nada mais natural que apoiarmos uma iniciativa que une essas duas vertentes tão importantes para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, afirma Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da CEMIG.
Convocatória de artistas
A Virada Sustentável Belo Horizonte anuncia também a abertura de uma chamada para artistas e proponentes interessados em integrar a programação oficial do evento. As inscrições estarão abertas do dia 29 de janeiro ao dia 28 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente online, por meio de formulário
Serão selecionados, no mínimo, 8 projetos que receberão apoio com cachês de até R$ 5.000 (cinco mil reais) cada. Serão consideradas todas as iniciativas submetidas para compor a programação, incluindo espetáculos, apresentações artísticas, performances, intervenções culturais, exposições, oficinas, workshops, palestras, debates, projetos educativos, atividades de bem-estar e outras ações alinhadas aos valores e objetivos da Virada Sustentável.
As propostas serão avaliadas com base na adequação ao conteúdo proposto, relevância e alinhamento com os objetivos da Virada Sustentável; no alinhamento com um ou mais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); na viabilidade técnica, considerando a capacidade de realização das atividades dentro do formato do festival; e no histórico de realizações, abrangendo a experiência e trajetória do proponente e dos demais integrantes das propostas.
Proponentes Elegíveis:
Pessoas físicas com idade mínima de 18 anos completos até o último dia da inscrição.
Pessoas jurídicas e entidades, incluindo MEIs, ONGs, organizações da sociedade civil, associações, escolas, fundações, universidades e espaços culturais.
Grupos, coletivos, redes e movimentos representados por uma pessoa jurídica ou pessoa física com idade mínima de 18 anos completos até o último dia da inscrição. Cada grupo ou entidade deve ser representado por apenas uma pessoa, que será responsável pela atividade e pela comunicação com a organização do festival.
Cada proponente pode inscrever individualmente uma ou mais propostas, e o resultado será divulgado no site da Virada Sustentável até o dia 14 de março.
SERVIÇO
Virada Sustentável – Edição Belo Horizonte
8 a 11 de maio de 2025
Programação gratuita (em breve).
Belo Horizonte – Minas Gerais.
Convocatória de artistas
29 de janeiro a 28 de fevereiro
Inscrições online: https://www.viradasustentavel.org.br/cidade/belo-horizonte