Unimed-BH atinge 2 milhões de consultas on-line em meio a alta demanda da sazonalidade respiratória

Modalidade de atendimento médico tem apoiado em momentos de grande pressão sobre o sistema de saúde, como a epidemia de dengue e, mais recentemente, o aumento de casos de doenças respiratórias.

Quase 600 mil clientes atendidos e mais de 2 milhões de consultas on-line realizadas. Os números representam a consolidação do serviço de consultas on-line da Unimed-BH, reforçando seu importante papel na ampliação de acesso à assistência médica na capital mineira e região metropolitana. Criado em março de 2020, o serviço evoluiu de uma resposta emergencial à pandemia para um modelo robusto de cuidado, que alia conveniência, resolutividade e qualidade no atendimento à distância.

Em meio à atual alta demanda em razão do período de sazonalidade respiratória, com destaque para o número de casos de gripe, pneumonia, asma e infecções pelo vírus sincicial respiratório, e a busca crescente por atendimento nas unidades de saúde, a teleconsulta tem se destacado como um serviço importante no cuidado aos clientes. Segundo dados da Cooperativa, apenas em maio, foram realizados 53.966 atendimentos à distância, 20.540 (38,06%) relacionados a CID Respiratório, um crescimento de 110% em relação a abril. (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

“Mesmo em cenários de alta demanda, temos conseguido manter o atendimento ágil e resolutivo. Mais de 93% dos casos leves são resolvidos na teleconsulta, evitando deslocamentos e superlotação nos prontos atendimentos”, afirma Eudes Magalhães, diretor de Gestão Assistencial da Unimed-BH.

Telemonitoramento: cuidado que continua após a consulta

Além do atendimento médico direto, o cuidado digital da Unimed-BH inclui o serviço de Telemonitoramento, que permite o acompanhamento remoto de pacientes após alta hospitalardiagnóstico de doenças crônicas ou condições específicas, como asma e bronquiolite infantil.

De abril a junho, foram realizados cerca de 850 telemonitoramentos pediátricos. Nos casos de menor risco, o acompanhamento é feito por mensagens automatizadas (robôs) que orientam pais e responsáveis sobre o tratamento, sinais de alerta e adesão ao cuidado.

Agilidade, conveniência e resolutividade

O serviço de Saúde Digital da Unimed-BH está disponível para todos os clientes da Cooperativa, e entre as opções de atendimento estão: consulta médica 24h para adultos e crianças, consultas on-line com foco em gestantes e serviço de renovação de receitas de medicamentos de uso contínuo.

“A teleconsulta simboliza nosso compromisso contínuo com inovação, eficiência e cuidado centrado no cliente. A Saúde Digital se tornou um canal estratégico e indispensável para ampliar o acesso à assistência médica com qualidade e tem auxiliado fortemente neste período de alta demanda por atendimentos eletivos e de urgência”, comenta Eudes.

Como acessar

As consultas on-line estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser agendadas via site (unimedbh.com.br) ou aplicativo da Unimed-BH (Google Play e App Store). Após o agendamento, o cliente recebe um link para acesso à consulta. No caso de crianças, é necessário o acompanhamento de um responsável.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados