TJMG participa do Seminário Setembro Verde, promovido pela Defensoria Pública de MG

Crédito: Agência i7
Desembargador Rogério Medeiros representou o presidente Corrêa Junior.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoveu, nesta sexta-feira (20/9), o seminário “Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, evento com o apoio do estádio Mineirão e que celebra o Setembro Verde, mês dedicado à defesa dos direitos da pessoa com deficiência (PcDs).

O encontro, realizado na Sala de Coletivas do Mineirão, na Pampulha, foi conduzido pela defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, e teve a participação do 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Rogério Medeiros, que representou o presidente Luiz Carlos Corrêa Junior. Também participou, pela Direção do TJMG, a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich.

A programação incluiu palestras e debates, além do ato simbólico de adesão à Rede de Proteção Inclusão Verde Mundo, da qual o TJMG já faz parte, do Tribunal de Contas mineiro (TCEMG) e do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).

O evento também teve as presenças da desembargadora federal Luciana Pinheiro Costa; do diretor vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores públicos, Rômulo Carvalho; da diretora da Associação Nacional das Escolas Católicas do Brasil, Zuleica Reis Ávila; e da procuradora do Ministério Público de Contas, Sara Meinberg, entre outras autoridades.

O desembargador Rogério Medeiros saudou os participantes do seminário e enalteceu a importância da atuação em rede de diversas instituições, integradas à sociedade civil, “para fazer garantir os direitos fundamentais das pessoas com deficiência”. Ele também disse que, nesse sentido, “ações efetivas tomadas em conjunto e bem planejadas previnem a judicialização, que seria muito mais demorada e muito mais onerosa para todos os envolvidos”.

Rede

A Rede de Inclusão Verde Mundo, criada em 2020, foi desenvolvida pela DPMG e é coordenada pelos defensores públicos Estevão Machado de Assis Carvalho e Luis Renato Braga Arêas Pinheiro.

O programa tem o objetivo de tornar a sociedade mais inclusiva e conta com a parceria da DPMG, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho, do TJMG, da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, da Procuradoria da Fazenda Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, do TCEMG e do TRF6.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Relacionados