Mostra reforça a valorização das artes cênicas nacionais, o protagonismo de profissionais locais e a democratização do acesso à arte
Com público de 16 mil pessoas e ocupando 20 espaços em Tiradentes e São João del Rei, a 12ª edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena reafirmou seu compromisso com o acesso à cultura, a valorização dos artistas brasileiros e a ocupação criativa dos espaços urbanos. Realizado de 21 a 25 de maio, o evento apresentou mais de 40 atrações dentre espetáculos de teatro, dança, circo e música, além de exposições, oficinas formativas, rodas de conversa e experiências gastronômicas, tudo sob o tema “Um palco de todos nós”.
À frente da curadoria e da idealização da Mostra, Aline Garcia celebrou os resultados desta edição e reforçou os princípios que sustentam o Tiradentes em Cena. “É emocionante ver como a Mostra cresceu ao longo desses 12 anos sem perder sua essência: ser um espaço vivo de encontro, afeto e criação coletiva. Esta edição foi especialmente potente, com uma programação que reafirma a força das artes cênicas brasileiras e a importância de ocuparmos nossos territórios com arte e diálogo. Tivemos homenagens emocionantes, atrações de todo o país e uma equipe incrível, em grande parte composta por profissionais locais, que fizeram esse festival acontecer com tanto cuidado e comprometimento “, diz.
A Mostra homenageou dois grandes nomes das artes cênicas brasileiras: o Grupo Primeiro Ato, referência na dança contemporânea há mais de 40 anos, e a atriz e cantora Simone Mazzer, cuja trajetória singular foi celebrada no palco. Com 35 espetáculos, 5 rodas de conversa, 3 oficinas formativas e 2 exposições, o evento promoveu encontros que extrapolaram os palcos. Ações como o Cena Encontro e a dinâmica Venda Seu Peixe conectaram quase 300 artistas, programadores, jornalistas e empresários culturais de diferentes regiões do Brasil, ampliando redes de trocas, conhecimento e oportunidades.
Nos bastidores, a Mostra Tiradentes em Cena movimentou diretamente 70 profissionais e gerou mais de 350 empregos indiretos, com atuação em pelo menos 10 áreas distintas: operacional, administrativo, produção, artístico, comunicação, costura, estrutura, som e luz, tradução em Libras, logística, além de eletricistas, encanadores, webdesigners, equipe de limpeza e recepção. A maioria desses postos foi ocupada por trabalhadores locais, em vagas formais ou temporárias.
A articulação com o setor de turismo também foi estratégica: 15 restaurantes e 30 pousadas integraram a rede de parceiros da edição. Nas redes sociais, o impacto digital foi expressivo, com 544,8 mil visualizações e 26,6 mil interações, consolidando o Tiradentes em Cena como um dos principais festivais de artes cênicas do Estado.