Celebrações incluem um grande show a ser realizado em maio, um blog sobre a história do Projeto e uma nova marca
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, dá início às celebrações oficiais dos 30 anos do Minas ao Luar. A programação conta com um espetáculo musical grandioso e o lançamento, na última quinta-feira (20/03), de uma nova marca e de um blog que resgata a trajetória do Projeto e convida o público a compartilhar suas melhores memórias dos encontros, reafirmando o compromisso de proporcionar experiências musicais transformadoras.
“As comemorações buscam enaltecer a história do Minas ao Luar e reforçar seus valores de acolhimento ao público e estímulo à cena musical regional. Para registrar este momento, realizaremos um grande show em maio, com programação que será divulgada em breve. Além disso, a identidade visual atualizada reflete a evolução e o amadurecimento do Projeto ao longo dessas três décadas”, afirma o Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.
Nova marca
O redesign já está disponível nas redes sociais do Sesc em Minas (@sescmg) e é inspirado na regionalidade mineira, nas montanhas do estado e, principalmente, no propósito de conectar pessoas por meio da música.
Pluralidade e abrangência
O Minas ao Luar completa 30 anos como um dos principais projetos de circulação musical de Minas Gerais. A estreia aconteceu em 1994, em Diamantina. Criado para valorizar a seresta instrumental, expandiu-se para outros gêneros, percorreu centenas de cidades e reuniu um público superior a 3,5 milhões de pessoas em mais de 700 edições.
Além dos shows, o Projeto também gerou registros importantes. Em 1999, foram lançados o livro Minas ao Luar – Serestas, com cifras e letras de 280 músicas para violão, e um CD com clássicos das serenatas interpretados por Maria Concebida Viana “Dunga”, Waldir Silva e seu conjunto, Coral Voz e Vida, Marília Azevedo Nascimento e Hélio Bernardes Barbosa.
Em 2011, César Menotti & Fabiano gravaram o disco Minas ao Luar – Canções II, no Sesc Palladium. Três anos depois, o espaço recebeu o show comemorativo de 20 anos do Projeto, registrado em DVD com participação do cantor e violeiro Sérgio Reis.
Amadurecimento e evolução
O Minas ao Luar foi concebido como projeto itinerante, com apresentações quinzenais ao longo de seis meses do ano, formato que rapidamente se consolidou. Nos anos 2000, ganhou estrutura robusta, passando a exigir mais de 20 toneladas de equipamentos para garantir a qualidade técnica e artística dos espetáculos.
Desde então, passou a oferecer ao público uma programação diversificada, com apresentações gratuitas de artistas como Jair Rodrigues (2006), Toquinho (2015), Chitãozinho & Xororó (2015), Elza Soares (2016), Graveola (2018) e Pato Fu (2018).
Edições especiais também homenagearam os centenários de Juscelino Kubitschek, entre 2001 e 2002, incluindo um show em Brasília, e de Ary Barroso, em 2003. O Projeto integrou ainda eventos marcantes, como o Centenário de Belo Horizonte (1997), os 300 anos de Ouro Preto (1998), os 60 anos do Sesc em Minas (2006), os 40 anos da Globo Minas (2008), os 50 anos do Mineirão (2013) e os aniversários de programas da Rede Minas – 30 anos do Agenda e 20 anos do Alto-Falante (ambos em 2018).
Em 2004 e 2005, o Minas ao Luar – Especial de Carnaval animou a praça Duque de Caxias, no tradicional bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Nas duas edições, Waldir Silva e Conjunto Musical subiram ao palco, com participação da Corte Real Momesca do Carnaval Oficial da cidade. Em 2015 e 2016, o Minas ao Luar fez parte da Virada Cultural de BH.
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Federação é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.