Sábado a domingo (24 a 25/8) – Virada Cultural de BH traz feiras que valorizam empreendedorismos negro e indígena

Neste final de semana, a capital recebe a 9ª edição da Virada Cultural, com uma programação diversificada de linguagens artísticas e de valorização da economia criativa. Com este propósito, o afroempreendedorismo e o empreendedorismo indígena também ganham espaço no evento por meio de feiras que promovem a diversidade cultural da cidade, preservam tradições, fortalecem a economia local e geram renda para pequenos produtores.

 

Um dos destaques é a Feira Abya Yala, reconhecida como a primeira feira indígena e imigrante de Belo Horizonte, que ocupará a Praça Sete no domingo, 25/8, das 9h às 17h. A feira multicultural reúne artesãos indígenas e imigrantes que comercializam uma variedade de produtos que vão desde o artesanato tradicional até a gastronomia. Os visitantes poderão encontrar peças confeccionadas pelas tribos Kambiwá e Pataxó, e ainda, saborear comidas típicas da Bolívia e do Peru.

 

Afroempreendedorismo

 

Compreendido como uma estratégia de enfrentamento e empoderamento econômico da população negra, o afroempreendedorismo estará presente na programação da 9ª Virada Cultural de Belo Horizonte com a Feira Ébano, PeriFeira e Feira Mercado Negro que se juntaram para uma exposição coletiva especialmente para a Virada Cultural de Belo Horizonte. As feiras acontecem no domingo, de 11h às 17h, no Teatro Espanca (Rua Aarão Reis, 542 – Centro), e irão reunir 30 expositores.

 

A PeriFeira é uma iniciativa de economia solidária de construção coletiva que visa fortalecer os empreendimentos de jovens moradores da periferia que representam a potência e criatividade das juventudes em diferentes áreas culturais, como artes visuais, gastronomia, moda e artesanato.

 

Já a Feira Ébano divulga e comercializa o trabalho de afroempreendedores mineiros e de Belo Horizonte e Região Metropolitana especializados no universo afro, com bonecas Abayomi, trancistas e outras vertentes da diáspora negra. E o Mercado Negro é uma proposta que reúne expositores cujos produtos e serviços colocam em evidência arte, moda, cultura, beleza e culinária afro-brasileira.

 

A 9ª Virada Cultural de Belo Horizonte será realizada nos dias 24 e 25 de agosto, em diversos pontos distribuídos pelo hipercentro da capital. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

SERVIÇO | 9ª VIRADA CULTURAL | FEIRAS DE EMPREENDEDORISMO |

 

25/08 (domingo)

Praça Sete

Feira Abya Yala – Primeira Feira Indígena & Imigrante de BH

Horário: das 9h às 17h

 

Teatro Espanca!

Rua Aarão Reis, 542 – Centro

  • Feira Ébano

  • Perifeira

  • Mercado Negro

Horário: das 11h às 17h

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados