A prática proporciona benefícios como: menor exposição hormonal e substituição natural de células mamárias ao final da amamentação, contribuindo para a prevenção de mutações prejudiciais
De acordo com a publicação científica britânica Lancet, a amamentação pode reduzir em 4,3% o risco de desenvolver câncer de mama a cada 12 meses de aleitamento. Essa proteção, segundo a pesquisa, independe da idade da mulher, do número de partos ou de fatores como menopausa e etnia. O estudo, além de sinalizar um incentivo ao aleitamento materno, reforça ainda que a prática pode prevenir quase 20 mil mortes por câncer de mama ao ano.
A Dra. Fabiana Makdissi, mastologista e oncologista do AC Camargo, explica que o aleitamento materno atua de forma eficaz em três frentes para a proteção contra o câncer de mama. “O primeiro mecanismo está relacionado à menor exposição hormonal que a mulher experimenta durante a amamentação. O segundo é a eliminação de células mamárias alteradas, que poderiam, no futuro, se transformar em células cancerígenas. O terceiro ponto é a substituição natural de células mamárias ao final da amamentação, que ajuda a prevenir mutações prejudiciais”, afirma a especialista.
Amamentação como ferramenta de prevenção ao câncer
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima em estudo que quase 74 mil novos casos devam ser registrados no país, em 2024. A prevenção por meio da amamentação tem se mostrado uma poderosa aliada. “Esse é um benefício de longo prazo que todas as mulheres devem conhecer. Amamentar traz impactos profundos para a saúde da mãe e não apenas para o bebê”, ressalta Dra. Fabiana.
Por isso, a conscientização sobre o aleitamento como uma prática protetora é fundamental, especialmente durante o Outubro Rosa, quando o foco está voltado para a prevenção do câncer de mama. Esse movimento não apenas ressalta a importância do diagnóstico precoce, mas também coloca em evidência medidas que as mulheres podem adotar para reduzir o risco da doença.
Amamente®: conforto e segurança para as mães
Nesse contexto, a marca Amamente® se destaca por oferecer produtos que proporcionam mais conforto e segurança às mães durante o período de amamentação. A linha de produtos da Amamente® foi desenvolvida para garantir bem-estar durante uma das fases mais importantes da vida da mulher.
“Nossa missão é dar às mães todo o suporte necessário para que a amamentação seja uma experiência tranquila e saudável. Ao promover o conforto e a segurança, contribuímos para que mais mulheres possam amamentar por mais tempo, beneficiando tanto elas quanto seus filhos”, destaca Geraldo Mattar, CEO da Semina, empresa responsável pela marca Amamente®.
Compromisso com a saúde da mulher
Além de oferecer soluções que tornam o aleitamento mais confortável, a Amamente® está comprometida em apoiar a saúde da mulher. Durante o Outubro Rosa, a marca reforça seu papel em conscientizar sobre os benefícios da amamentação como uma ferramenta de proteção ao câncer de mama, promovendo o bem-estar tanto das mães quanto dos bebês.
“É essencial que as mulheres tenham informação necessária sobre a amamentação e que também tenham todo o apoio necessário durante esta fase, já que muitas têm o desejo de amamentar e não o fazem por falta desse apoio. Além de ser um ato de amor, a amamentação pode ajudar na saúde desta mãe, já que ao amamentar pode ter seu risco para câncer de mama reduzido. Todos saem ganhando”, conclui Dra. Fabiana Makdissi.
Com isso, o Outubro Rosa deste ano ganha ainda mais força, destacando a importância do aleitamento materno não apenas como uma fonte de nutrição para o bebê, mas também como um ato de proteção e cuidado com a saúde da mãe.