Rede Mater Dei otimiza detecção precoce de câncer de pulmão com Inteligência Artificial

Tecnologia que analisa tomografias e prontuários tem expandido a capacidade de identificação de tumores pulmonares e agilizado o início de tratamentos

São Paulo, 2 de setembro – O câncer de pulmão é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado de células nos tecidos pulmonares1, sendo a principal causa de mortalidade por câncer no Brasil. Além disso, a neoplasia é o segundo tipo de câncer de maior incidência em homens e o quarto tipo de câncer de maior incidência em mulheres no país.2 A condição é fortemente ligada ao tabagismo, com cerca de 85% dos casos diagnosticados da doença tendo associação ao consumo de derivados do tabaco3.

 

Visto que os sintomas iniciais da doença são inespecíficos, sua detecção precoce é um grande desafio. Para otimizar esse processo, a Rede Mater Dei de Saúde está utilizando inteligência artificial (IA) para identificar tumores de pulmão em estágios iniciais. A tecnologia Atlas Finder, desenvolvida pela empresa NeuralMed, analisa tomografias de tórax e extrai informações relevantes dos prontuários médicos dos pacientes da rede para identificar nódulos pulmonares com 6mm ou mais, possibilitando a detecção antecipada da doença. Os dados são organizados em uma plataforma dedicada, que serve como um apoio para o plano de cuidado do paciente, facilitando o acompanhamento médico.

 

Implementada a partir de agosto de 2023, a IA está em operação nos hospitais Mater Dei da região de Belo Horizonte e em Salvador, com previsão de expansão para outras unidades da rede e outras áreas de atuação. A mesma abordagem também é aplicada atualmente para o diagnóstico de câncer de mama.

 

Para identificar tumores no pulmão, somente em julho de 2025 foram analisados mais de 5700 laudos da rede. A partir disso, a IA identificou 270 pacientes com nódulos pulmonares maiores que 6mm. Destes, 58 foram considerados elegíveis para uma análise médica, por meio da qual 30 foram identificados como tendo potencial oncológico. Desses 30, 26 foram encaminhados para atendimento especializado com sucesso.

 

“A identificação antecipada permite que a equipe técnica composta por pneumologistas, cirurgiões torácicos e enfermagem defina linhas de tratamento mais eficazes e menos invasivas após atendimento médico, impactando em melhores desfechos clínicos para os pacientes. Já para a equipe assistencial, o uso da IA faz com que um mesmo time possa cuidar de mais pessoas, otimizando o fluxo de trabalho e o tempo dos profissionais”, aponta o Dr. Bruno Horta, Coordenador do serviço de Pneumologia na Rede Mater Dei de Saúde.

 

Foi por meio dessa tecnologia que a equipe de Mater Dei pôde identificar o tumor do Sr. João Antônio, de 80 anos, e iniciar seu tratamento com celeridade. Ele foi ao hospital para investigar uma dor no ombro, por suspeitar ter dormido de “mau jeito”, e por meio da realização de exames de imagem rotineiros, constatou-se o câncer. Após o tratamento para diminuição do nódulo e uma cirurgia robótica, o aposentado está se recuperando bem e destaca como métodos mais modernos fazem a diferença no diagnóstico e na recuperação de quem precisa. “Eu aprovo completamente a utilização de métodos mais modernos como esse, de aperfeiçoamento. Ajuda bastante”, conta o aposentado.

 

Primeiros Sinais e Prevenção

 

O câncer de pulmão geralmente não apresenta sintomas até que já esteja em estágio avançado, mas é possível que alguns sinais se manifestem em fases iniciais da doença. Alguns deles são tosse persistente, rouquidão, dor no peito, falta de ar, cansaço, assim como bronquite ou pneumonia recorrente. Nos fumantes, um indicativo são crises de tosse em horários incomuns e alteração no ritmo habitual da tosse.3
Caso algum desses sintomas se manifeste, é necessário buscar atendimento médico. Apesar dos principais fatores de risco serem o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco, a doença pode ocorrer em pessoas que nunca tiveram contato com a substância. Portanto, é recomendado adotar práticas de prevenção da doença, como não fumar, evitar o tabagismo passivo e a exposição a agentes químicos, e ter um estilo de vida saudável, realizando atividade física de forma habitual.3

 

Referências

1 – BUZAID, Antonio Carlos; MALUF, Fernando Cotait. Câncer de pulmão | O que é? Instituto Vencer o Câncer, 2024. Disponível em: https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao-o-que-e/. Acesso em: 27/08/2025.

2 – Araujo1 LH, 2 , a , Baldotto1 C, 2 , b , et al. Lung cancer in Brazil. J Bras Pneumol. 2018;44(1):55-64. Disponível em: https://jbp.org.br/details/2761/pt-BR/cancer-de-pulmao-no-brasil. Acesso em: 27/08/2025.

3 – Câncer de pulmão. Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao. Acesso em: 27/08/2025.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados